Descubra em Kautokeino como é a cultura Sami no norte da Noruega

Pin
Send
Share
Send

Experiência Sami em Kautokeino, no norte da Noruega

Um dos aspectos que mais me interessou no meu primeiro viagem à Lapônianorte de Noruega e Finlândia, há muitos anos, foi descobrir o Pessoas Sami e sua atividade como pastores de renas.

É realmente surpreendente ver que no território norte da europa Existe uma comunidade que, devido ao seu modo de vida e vestuário tradicional, de certa forma nos lembra Os índios da América do Norte.

Agora no meu mais recente viagem ao norte da Noruega Tive a oportunidade de conhecer o Cultura Sami durante uma atividade de inverno desenvolvida em Kautokeino, não muito longe da cidade de Altana região de Finnmark.

Kautokeino no norte da Noruega

As viagens de inverno para a região ártica da Noruega são caracterizadas pelas várias atividades turísticas das quais você participará, passeios de snowmobile ou para ver luzes do nortepara cima trenós puxados por cães.

A este respeito, aqui estão as informações sobre Ofertas para ver Aurora Boreal na Noruega.

Mas você deve saber que por aí Kautokeino Você pode participar de uma atividade cujo objetivo, além do entretenimento, é aprofundar o conhecimento dos itens acima mencionados. Cultura populacional da Lapônia.

Na cidade não distante de Karasjok Você tem a possibilidade de visitar o prédio chamado Sami Parliament, local onde ocorre a atividade política dessa comunidade.

Manada de renas na Lapônia no norte da Noruega

Mas é na pequena cidade de Kautokeino, com menos de 3.000 habitantes, onde o maior Atividade cultural Sami.

Kautokeino Está localizado no meio de duas rotas tradicionais de migração samis, cuja primeira comunidade foi estabelecida nessa área no século XVI.

Naquele lugar, houve em 1852 uma revolta sangrenta de samis contra colonos noruegueses, o que levou o governo norueguês a intensificar a integração do Pessoas Sami na sociedade norueguesa.

Atualmente, 90% da população de Kautokeino Sua língua materna é Sami, e nesta cidade estão as sedes de várias instituições culturais Sami, do Teatro Nacional Sami a organismos relacionados à criação de renas.

Durante a nossa visita, também pudemos ver uma interessante Loja de artesanato Sami que destacou os produtos tradicionais de joias Sami.

Transferência de trenó de neve para o acampamento Sami em Kautokeino

Experiência Sami em Kautokeino

Mas certamente o momento chave foi a atividade conhecida como Experiência Sami.

Depois de andar de trenó arrastado por motos de neve, seguimos para um Acampamento Sami localizado nos arredores de Kautokeino, local onde uma fazenda de renas está localizada.

Depois de ser recebido por alguns samis que acompanhavam suas impressionantes roupas cerimoniais nas quais a cor azul predomina, pudemos fazer algumas corridas com trenós de renas, além de praticar o lançamento de gravatas.

Já dentro de um loja tradicional Sami pudemos provar algumas das elaborações de sua cozinha, enquanto ouvimos algumas Canções tradicionais Sami.

Loja tradicional de samis em Kautokeino, no norte da Noruega

Como é a cultura Sami

Mas, acima de tudo, tivemos a oportunidade de conhecer muitas curiosidades da Cultura e tradição Sami.

Onde e como o Samis mora?

Assim, descobrimos que o Comunidade Sami Estende-se ao norte dos países nórdicos, à Suécia, Finlândia e Noruega, bem como à península de Kola na Rússia.

Eles têm seu próprio idioma, com três variantes diferentes, dependendo da área geográfica em que residem.

Samis ou Lapps

Também chamadolapones, na realidade, essa denominação tem um significado pejorativo; portanto, essa comunidade é atualmente conhecida como samis.

Experiência Sami em Kautokeino, no norte da Noruega

Samis, pastores de renas

Enquanto até poucas décadas atrás o Samis eram nômades e moravam em lojas semelhantes às de índios americanos, agora a maioria dos samis vive nas cidades e vilas da região em casas de madeira.

Atualmente, apenas 10% da populaçãoSami é um nômade e eles são dedicados a gado de renas.

É por isso que eles passam o dia pastando rebanhos de renas, o que no inverno eles fazem com motos de neve.

Entre dois ou três Famílias Sami Eles costumam ter cerca de 6.000 renas, que no verão se deslocam para a costa para evitar mosquitos.

Como pastores, eles devem ter um cuidado especial para que as renas não sejam atacadas por carcaças ou glutões, um carnívoro semelhante a um pequeno urso que habita as regiões boreais e está olhando para comer a cabeça.

Parlamento Sami em Karasjok, no norte da Noruega

Outros animais que perseguem as renas são os linces, as águias e os ursos, e também sofrem carros e ultrajes nos trens.

Parlamento Sami em Karasjok

Ele Sami Parliament foi criado em 1989 em Karasjok com o objetivo de preservar os aspectos culturais, linguísticos e legais dos sami, para que eles atualmente mantenham certos direitos históricos.

Mas sua organização política tem seu antecedente na criação em 1956 de Conselho Nórdico dos Lapps, organismo fundado para se relacionar com samis da Finlândia, Noruega e Suécia, a que mais tarde se juntaram os da Rússia.

Pin
Send
Share
Send