Os melhores lugares para visitar na monumental Baeza em Jaén

Pin
Send
Share
Send

Catedral e fonte de Santa María em Baeza em Jaén

Eu estava querendo há muito tempo visite a província de Jaén, porque é a terra dos meus antepassados ​​e devido a diversas circunstâncias, eu não a conhecia.

Eu decidi começar a viagem sabendo Baeza e junto com Úbeda, que também visitei, acabou sendo uma surpresa maravilhosa.

Baeza Está localizado no centro geográfico da província, a 48 km de Jaen, cercado por um mar verde de oliveiras no região da colina.

Canto de Baeza em Jaén

Curiosamente, você não encontrará a típica cidade andaluza de casas brancas.

Baeza Leva você de volta ao tempo na era medieval, e suas silenciosas ruas de pedra dourada, seus numerosos palácios e suas belas praças farão você passar um tempo inesquecível caminhando por ela e conhecendo sua longa história.

Desde 2003, foi declarado, juntamente com Úbeda, Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

História da Baeza

As origens de Baeza remontam ao Idade do Bronze e através dele passaram culturas como ibérica, romana, visigótica e muçulmana.

Canto de Baeza em Jaén

Durante a era muçulmana, foi a capital de um extenso território que passou de Guadalquivir para Sierra Morena, tornando-se a cidade mais importante da província de Jaén, depois da capital.

Tinha uma intensa atividade comercial, com numerosos souks e bazares, até que em 1227 foi conquistada por Fernando III, o Santo.

Sua intervenção foi decisiva ao longo da reconquista de Ao andaluz, razão pela qual ficou conhecido como Gavilanes Nest.

Se na era muçulmana era importante, quando realmente adquire seu maior esplendor, é nos séculos XVI e XVII, tanto em sua atividade na agricultura, pecuária e indústria, quanto culturalmente.

Neste momento, o Universidade Baezana e a maioria dos monumentos civis e religiosos da cidade.

Catedral de Baeza em Jaén

San Juan da Cruz ou San Juan de Ávila foram alguns dos muitos personagens ilustres que passaram Baeza.

Desde o século XVI, o centro nervoso da cidade é o grande praça arcada, onde os nomes dos antigos sindicatos ainda são preservados e onde as celebrações da cidade foram celebradas.

Como curiosidade, posso dizer que muitos filmes históricos foram gravados aqui, incluindo o Capitão Alatriste, cenários que você imagina andando perfeitamente pelas ruas.

Que lugares ver em Baeza

Quando pensei em fazer essa viagem, decidi que era melhor me inscrever em uma excursão para visitar Baeza, cujo guia foi super amigável e nos fez um passeio muito agradável.

Catedral de Baeza em Jaén

Em algumas horas, você se posiciona perfeitamente na cidade e, por conta própria, dediquei-me a apreciar seus cantos e a mergulhar no que mais me interessava.

Aqui eu indico quais são os lugares mais interessantes para ver e visitar em Baeza, onde, depois de conhecê-los, já aviso que você ficará com o desejo de retornar.

Catedral de Baeza

Esta província andaluza tem duas catedraisum em Capital Jaén e outro em Baeza, e o bispo passa seis meses em cada um deles.

Este magnífico catedral Está localizado no local onde a antiga mesquita foi localizada.

Com a entrada de Alfonso VII na cidade no século XII, a conquista de Baeza e uma pequena igreja começa a ser construída no mesmo local onde a mesquita se estabeleceu.

Catedral de Baeza em Jaén

Fui com Fernando III, o Santo No século XIII, quando a cidade já é cristianizada, a construção da catedral começa e é consagrada como um templo cristão.

Andrés de Vandelvira, o mais prestigiado arquiteto renascentista da época, foi responsável por sua subsequente reconstrução.

O que você verá no catedral é um puro renascimento, embora com restos de outros estilos que foram preservados.

Estes restos podem ser vistos em abóbadas ou na roseta gótica do século XIV, localizada na fachada oeste do catedral, em cima de lá Portão da Lua, através do qual você acessará o interior e o claustro da catedral.

Na parede sul, você encontrará o Portão do Perdão, também em estilo gótico, e na fachada principal, o Natividade Cover.

O templo é dividido em três navios cobertos com abóbadas vazias; os rendilhados são apenas os do cruzeiro e os da cabeça.

Catedral de Baeza em Jaén

Embora tenha muitas capelas e todas tenham interesse, as de São José e a Capela Dourada desenhado por Andrés de Vandelvira.

Ao entrar, você verá uma bela cerca de relevos duplos, com muita decoração iconográfica e, no topo, a imagem do Virgem com o Menino.

Este portão encerrava o antigo coral que foi suprimido no século XX.

O Custódia Processional, é declarado Poço de Interesse Cultural e é uma das peças mais importantes da catedral.

Catedral de Baeza em Jaén

Com uma altura de 2,20 metros, e um significado muito especial para Baezanos, é uma jóia fina de arte barroca cinzelada em prata com algumas áreas de cobre.

O retábulo também é barroco e consiste em dois corpos e três ruas separadas por colunas de Salomão; na parte superior do corpo você tem a figura de San Andrés como patrono da cidade.

A sacristia foi construída no local onde havia três outras capelas e possui uma porta de acesso muito agradável ao estilo plateresco, a Portão de San Andrés.

O Catedral de Baeza Possui um claustro de piso retangular e um corpo alto, que você pode ver de dentro.

Do claustro você pode visitar o Museu da Catedral, com salas diferentes onde é possível ver objetos de grande valor tanto em móveis quanto em roupas ou pinturas religiosas.

Torre da catedral de Baeza em Jaén

O torre da catedral Era originalmente o minarete da mesquita; de planta quadrada, nas bordas possui hastes de granito.

Do lado de fora da torre da catedral, você pode ver em cada canto três dessas quatro colunas de granito que ela possui.

A lenda diz que as pessoas com idade para se casar precisam passar as mãos nas noites de lua cheia por uma delas, a que você verá mais perfurada, e dentro de um ano seu desejo será cumprido.

Prefeituras Municipais em Baeza

Este edifício histórico fica ao lado da catedral, anexado a ela como se fosse parte dela.

Era a mansão de o Cabrera, foi produzido para Conselho de Baeza no início do século 16, e depois se tornou Câmaras Municipais, um dos edifícios mais bonitos e tradicionais da cidade.

Câmara Municipal de Baeza em Jaén

Na fachada oeste, mostra a porta de entrada gótica e duas janelas góticas, entre as quais os escudos reais de Juana, a Louca e Filipe, o Belo.

Na fachada norte, você verá uma bela varanda e, ao lado dela, o escudo imperial de Carlos V.

Atualmente, o edifício é usado pelo Conservatório de Música.

PASSEIOS E EXCURSÕES EM BAEZA E UBEDA

- Visita guiada em Baeza
- Visita guiada em Ubeda
- Ubeda e Baeza na íntegra
- Passeio noturno em Baeza
- Tour privado em Baeza e Ubeda

Fonte de Santa Maria em Baeza

Você encontrará esta grande fonte assim que entrar no Praça de Santa Maria, em um local privilegiado entre o catedral, as Prefeitura de alta e ele Seminário de San Felipe Neri.

Foi construído em meados do século XVI pelo mestre e arquiteto Baezano Ginés Martínez e dizem que é uma das fontes mais bonitas da Andaluzia.

Fonte de Santa Maria em Baeza em Jaén

Você verá uma construção de tipo renascimento com a parte inferior do corpo em forma de arco triunfal romano, com três aberturas, e uma estrutura de coluna com duas frentes e oito cariátides nas pilastras.

A parte superior termina com um frontão clássico, onde você pode ver o escudo de Filipe II e a da cidade protegida por dois atlantes.

A água da fonte veio do Mina de Celadilla, que escapou no Planalto das planícies localizado a noroeste da cidade.

Quando a água chegou à cidade, acumulou-se em um grande tanque, também chamado Arca da Água, e de lá, por meio de tubos pressurizados, levaram a água para as diferentes fontes públicas que Baeza.

Torre dos Aliatares em Baeza

Também é conhecido como Torre do Relógio e está localizado no centro histórico de Baeza.

Torre Aliatares em Baeza em Jaén

Se você não olhar de perto, é possível que essa torre passe despercebida, porque seus lados têm construções mais recentes, e você pode ficar embaixo dela e não perceber.

É uma torre árabe que faz parte da antiga muralha muçulmana do século XII e dela defendia os desaparecidos Portão Cañuelo e o próximo Barbican.

Retangular e 25 metros de altura, foi restaurada várias vezes.

Na fachada, você verá um relógio que foi colocado no século 19, bem como as ameias do século passado, imitando as do Villalar Arch.

Esta torre foi uma prisão para nobres, um centro de recrutamento e até um loft.

Fonte dos Leões em Baeza em Jaén

Plaza del Populo ou Los Leones em Baeza

É uma das praças mais charmosas que tem Baeza.

A praça presideFonte dos Leões, um monumento arqueológico que vem da cidade romana de Cástulo.

A figura feminina que coroa a fonte é a princesa ibérica Imilce, que era a esposa de Hannibal, que é protegida por quatro leões aos seus pés.

Para a cidade de Baeza Esta fonte simbolizava o orgulho de ter se tornado um lugar onde a nobreza e o clero vieram.

Aqui os edifícios mais altos da época estavam concentrados, como o açougue antigo e a Audiência Civil e Editais qual é a corrente escritório de Turismo.

Notários Públicos em Baeza em Jaén

Antigo açougue em Baeza

O açougue antigo Ele teve muitos usos ao longo da história, pois era um secador de couro, arquivo histórico e museu, bem como a sede da Conselho de Juventude e Esportese atualmente é a sede da Tribunais.

A fachada é formada por dois corpos muito diferentes.

No primeiro, você verá uma porta com uma janela e três janelas com barras, e no segundo, um mirante com pilares quadrados e, no centro, um grande escudo imperial.

Audiência Civil e Notários Públicos em Baeza

A construção do Audiência Civil e Editais foi em seu dia chamado Casa do Pópulo já que em uma de suas varandas a imagem do Virgem do Pópulo.

Canto de Baeza em Jaén

Hoje a imagem não existe, mas a lenda diz que quando os guerreiros Baezan estavam lutando contra os muçulmanos, eles pararam para se prostrar diante dela.

É de estilo plateresco e foi construído quebrando o muro muçulmano que estava logo atrás.

É composto por dois andares, e na parte inferior do corpo você verá seis cavidades adintelado entre colunas em socalcos com sete leões e seis escudos da cidade.

Na parte superior do corpo existem escudos imperiais e do corredor, bem como janelas com colunas de balaustrada.

Arco de Villalar e portão de Jaén em Baeza

Um canto que certamente chamará sua atenção quando você entrar no Praça do Pópuloéo Villalar Arch e o portão de Jaén.

Arco de Villalar e portão de Jaén em Baeza

Estes são dois degraus contíguos que se abriram na parede, o arco sendo construído para comemorar o Batalha de Villalar em que as tropas de Carlos I eles derrotaram os aldeões de Castilla.

Palácio Jabalquinto

Este belo edifício declarado monumento histórico-artístico tem uma fachada de estilo bonito Elisabetano gótico, que é o que irá atrair sua atenção e que o lembrará da casa das torres de Úbeda por sua decoração.

Fica ao lado do Seminário de San Felipe Neri e atualmente faz parte da sede da Universidade Internacional Antonio Machado da Andaluzia.

Foi mandado construir na segunda metade do século XV por um primo de Fernando, o católico, Juan Alfonso de Benavides Manriquesenhor de Jabalquinto.

Palácio Jabalquinto em Baeza em Jaén

Como curiosidade, digo que a filha do poeta Jorge Manrique ele se casou com o filho de Marquês de Jabalquinto.

O prédio teve muitos usos, era uma residência estudantil e oficina de reabilitação escolar Baeza Heritage.

Na fachada, enfatizam a grande quantidade de pináculos que possui e os escudos heráldicos dos fundadores.

Dentro, você encontrará um pátio renascentista de arco duplo, com colunas de mármore e escudos nos enjutas, menos os de ângulo em que você verá casais de crianças, e uma impressionante escada barroca do tipo imperial com muita decoração e abóbada meia laranja .

Seminário de San Felipe Neri em Baeza

Você encontrará o prédio do antigo seminário bem em frente ao Catedral de Baeza e desde 1969 é a sede da Universidade Internacional Antonio Machado da Andaluzia.

Seminário de San Felipe Neri em Baeza em Jaén

Foi fundada em 1660 pelo bispo Fernando de Andrade e Castro.

Como todos esses edifícios, passou por muitas reformas, sendo a mais importante a realizada em 1990 para transformá-la em universidade.

Por fora, com vista para o Praça de Santa Maria, você pode ver uma fachada muito sóbria, quase sem decoração e nas paredes críticas sociais da época aparecem nas inscrições feitas pelos próprios alunos.

Nesta fachada está a porta principal de meio ponto emoldurada por pilastras e um frontão dividido no topo.

A porta da outra fachada está fechada e, em cima, você pode ver a figura de pedra de San Felipe Neri.

O interior é distribuído em torno de três pátios com colunas, dois deles com galerias. 

Universidade Velha de Baeza em Jaén

Universidade Velha de Baeza

No final do século XVI, muito antes da fundação das universidades de Jaén ou Úbeda, o espírito intelectual e acadêmico dos Baezanos os levou a criar sua própria universidade.

É um dos fabulosos edifícios de arquitetura civil de Baeza e um dos poucos estilo maneirista da cidade.

A estrutura é típica de Palácios renascentistas, com uma arcada de arco duplo e uma escada coberta.

No pátio é o Parainfo ou Salão da Assembléia, o que surpreende pela impressionante acústica.

As primeiras graduações datam de 1549, e esses alunos se tornam professores da Universidade, sendo por muito tempo o melhor da Andaluzia.

Monumento a Antonio Machado em Baeza em Jaén

Com o tempo e pelo caráter paroquial da Universidade de Baeza, houve um fenômeno de exaltação entre os alunos que ficou conhecido como "as luzes".

Como conseqüência, o Tribunal da Inquisição e prendeu os professores mais importantes.

Atualmente é uma escola secundária, onde Antonio Machado Ele ensinou gramática francesa por sete anos.

É muito curioso ver esta sala de aula através da qual o tempo não passou e é preservado como era quando ele era professor.

Em Baeza Ele escreveu alguns de seus famosos poemas como "os olivais cinzentos"Ou"os campos felizes de Baeza”.

Igreja de Santa Cruz em Baeza em Jaén

Igreja de Santa Cruz em Baeza

Frente a Palácio Jabalquinto você encontrará esta igreja de Estilo românico, que foi preservado em perfeitas condições.

É a partir do final do século XIII e o motivo de sua construção foi a conquista de Baeza por Fernando III, o Santo.

A fachada principal era coberta por estruturas neoclássicas e é vista na decoração das capitéis das colunas.

Dentro desta pequena igreja, o teto mudéjar foi mudado para o que atualmente apresenta, pois estava muito danificado.

Palácio Jabalquinto em Baeza em Jaén

É dividido em três naves, com tetos de caixotões de madeira apoiados em colunas de pedra.

A nave central termina em uma abóbada de barril e uma abside semicircular coberta com pinturas a fresco que datam do início do século XVI.

As paredes e a abside são feitas de alvenaria e também possuem um arco visigótico, preservado de edifícios anteriores.

Prefeitura de Baeza

O prédio que atualmente abriga o Prefeitura de Baeza é um Palácio de estilo plateresco que foi usado como prisão e Casa da Justiça de Baeza.

É declarado monumento nacional e é um dos edifícios mais originais e valiosos do plateresco andaluz.

Prefeitura de Baeza em Jaén

Na parte inferior do corpo, duas portas se abrem, a da esquerda dava acesso à antiga prisão, e a da direita, da Casa da Justiça.

Na parte superior, há quatro varandas com escudos diferentes entre elas. Na borda, você pode ver figuras de crianças, esfinges, águias e folhas de acanto.

Dentro da prefeitura, olhe para o reboco renascentista no saguão, bem como para o teto renascentista da Salão Plenário.

Em frente à prefeitura é a casa onde ele morava Antonio Machado durante os sete anos em que residiu Baeza, como indicado em um prato.

Andando pela cidade, você encontrará muitos palácios que hoje são hotéis ou centros dedicados a várias atividades. 

Universidade Velha de Baeza em Jaén

Museu da Cultura da Oliveira em Baeza

Estar em Baeza você não pode parar de saber tudo relacionado ao cultura de óleo, pelo que você pode fazer a visita deMuseu da Cultura da Oliveira.

E, claro, você também pode se inscrever para um visita guiada a um moinho de petróleo, onde você pode ver como o óleo é produzido e provar suas diferentes variedades.

Você não vai se arrepender dessas visitas, além de se tornar um especialista.

O que comer típico em Baeza

Na grande praça com pórtico de Baeza, você encontrará muitos restaurantes onde poderá saborear as deliciosas Gastronomia Baeza, sempre temperado com azeite virgem extra.

Ele Bacalhau Baezanao lombo de orzao pipirranao Ajíli-mojíli Eles são alguns dos pratos típicos, além deochios que você pode comprar em padarias e confeitarias, tanto na versão salgada com páprica quanto doce com açúcar.

Não podemos esquecer odoce típico de Baeza, o Virolo, uma massa folhada coberta de açúcar e cuja receita é um segredo familiar bem guardado.

Como chegar a Baeza

Pin
Send
Share
Send