Um passeio pela antiga catedral gótica Seu Vella em Lleida

Pin
Send
Share
Send

Catedral velha Seu Vella de Lleida

Há muito que me interesso visite a catedral de Lleida, que ele vira à distância nas muitas viagens feitas entre Madri e Barcelona.

Tanto da rodovia quanto da rota da Bird o que acontece perto Lleida dito majestoso edifício pode ser distinguido claramente, culminando na colina que sobe acima desta cidade Catalunha.

Agora, tive recentemente a oportunidade de viajar para Lleida e visite o Seu Vella, como é chamada a antiga catedral da cidade.

Porta dos Apóstolos no Seu Vella de Lleida

E a primeira coisa que descobri (não sabia) é que é um edifício que deixou de ser uma catedral há menos de três séculos atrás.

Este enorme edifício está localizado no conhecido como Seu Vella Hill (Turó de la Vella em catalão), onde é possível ver os restos de um complexo monumental que, além da antiga catedral, incluía um palácio real e paredes.

História de Seu Vella

Devemos lembrar que na época dos ibéricos e romanos, o enclave onde fica a cidade da atual cidade de Lleida já estava povoado.

Foi também uma cidade muçulmana por 400 anos com a denominação de Larida, e foi em 1203 quando a catedral começou a ser construída no lugar que se pensava ser ocupado pela Grande Mesquita.

Claustro gótico no Seu Vella de Lleida

As obras se estenderam até o século XIV, quando terminou o imponente claustro central, e quando começaram os trabalhos na torre sineira, que só terminaram em 1431.

Durante esse período, essa colina era a sede da população mais nobre da cidade, porque, como eu disse, também era conhecida como Castelo do rei (ou The Suda).

Mas um momento decisivo na história do enclave foi quando, em 1749, durante uma guerra, o edifício deixou de cumprir a função de uma catedral de se mudar para abrigar um quartel militar.

Desde então, o Seu Vella Hill, por ser um local estratégico naquela área que era uma terra de fronteiras, sofreu numerosos ataques; portanto, a construção da antiga catedral sofreu muita deterioração.

Não foi até 1948, já após o Guerra civil, quando Seu Vella Ele parou de servir como quartel militar.

Desde então, um longo processo de recuperação foi realizado no prédio, que ainda está sendo realizado.

Claustro gótico no Seu Vella de Lleida

O que ver na visita do Seu Vella

Quando você sobe a colina para visite a antiga catedral Você encontrará um amplo estacionamento onde pode deixar seu carro sem problemas.

Antes de entrar no interior do edifício, vale a pena dar uma volta completa durante o qual você pode desfrutar do melhores vistas panorâmicas de Lleida.

Na fachada leste do edifício, você verá cinco de suas sete portas, começando pela conhecida como Portão dos deuses ou o Porta da Anunciaçãotodos eles são construídos no estilo românico tardio da chamada Lleida School.

Na fachada oeste, você pode ver a monumentalPortão dos Apóstolos que dá ao grande claustro da catedral, de estilo gótico e terminado no século XV, onde localizou a escultura do Virgem do Blau.

Nave central do Seu Vella de Lleida

Agora, para a visita, você acessará a estadia dos antigos Canônicoonde estava o Pio de Almoina, uma instituição de caridade que alimentava os pobres e os peregrinos.

As pinturas que decoravam suas paredes podem ser vistas no Museu Lleida.

A igreja tem uma planta de Cruz latina com três navios, e está atualmente completamente vazio.

Isso nos permite ver as âncoras do prédio de dois andares que estava dentro há séculos para abrigar as diferentes salas do quartel militar.

Com estrutura de estilo gótico e com alguns cantos que preservam o estilo românico, no vácuo interior do Seu Vella Deve-se notar um canto onde uma tela de pinturas de parede, amostra daqueles que cobriram toda a igreja no século XIV.

Pinturas de parede no Seu Vella de Lleida

Apontar também um sepulcro do século XV.

Sem dúvida, o canto mais proeminente do Seu Vella é sua imposição claustro, parece que o mais alto estilo gótico preservado na Europa.

Retangular, o claustro tem grandes janelas que se abrem para o pátio central e para o exterior.

Como subir a torre do Seu Vella

Do claustro você pode suba na torre sineira do Seu Vella.

Torre sineira do Seu Vella de Lleida

Prevejo que não é uma promoção fácil e nem um pouco adequada para todos os públicos.

Com 60 metros de altura, seus 238 degraus têm uma altura incomum entre eles, e também o último trecho da subida é realmente estreito; portanto, escalar implica um esforço físico muito exigente.

Nesta última seção, você passará pelos grandes Silvestra bell, que continua tocando para informar a hora de Lleida.

A partir do século XV, esta imponente campanha pesa 4.600 quilos.

No final de subida à torre do Seu Vella no telhado superior, você terá o prêmio de desfrutar de espetacular vistas panorâmicas de Lleida.

Vistas da torre sineira do Seu Vella de Lleida

Em suma, uma visita que vale muito a pena.

Horários Seu Vella de Lleida

O horário de visita do Seu Vella de Lleida são, de maio a setembro, de terça a sábado, das 10h às 19h30 e aos domingos e feriados, das 10h às 15h.

No inverno, de outubro a abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 13h30 e das 15h às 17h50; aos sábados, das 10h às 17h30 e aos domingos, das 10 às 15 horas.

O Preços dos ingressos para visitar o Seu Vella São geralmente 6 euros, e você pode acessar o Seu Vella e o recinto do castelo do rei.

O preço do bilhete reduzido é de 5 euros, dos quais beneficiam +65 idosos, pensionistas e jovens de 7 a 18 anos, com entrada gratuita para crianças menores de 7 anos, deficientes e desempregados, entre outros grupos.

Todos podemos visite o Seu Vella gratuitamente a primeira terça-feira de cada mês. bem como em festas locais.

Pin
Send
Share
Send