As melhores vinícolas da Milha de Ouro de Ribera del Duero

Pin
Send
Share
Send

Propriedade de Villacreces na Ribera del Duero em Valladolid

Se houver um região vinícola da Espanha que nas últimas décadas alcançou um prestígio semelhante ao dos tradicionais Rioja, esse é definitivamente o Ribera del Duero.

É um dos cinco denominações de origem da província de Valladolidem Castela e Leão, e em Ribera del Duero Algumas das vinícolas mais famosas da Espanha estão concentradas.

Portanto, esta área vinícola que é menos de duas horas de Madrid torna-se um dos objetivos de uma fuga do turismo do vinho.

Vinícola Protos na Ribera del Duero em Valladolid

Em nossas últimas viagens pelo província de Valladolido enoturismo Ele sempre teve seu quinhão de destaque com a visita de algumas das vinícolas mais destacadas da região.

Do ponto de vista histórico, deve-se notar que a produção de vinhos nesta área da Espanha data de mais de 20 séculos atrás, na época dos romanos.

Mas foi no século passado que os mais modernos sistemas de elaboração foram aprendidos.

Assim, em comparação com a produção anterior de vinhos de mesa, atualmente Ribera del Duero É sinônimo de vinhos de alta qualidade.

O que ver e fazer em Ribera del Duero

De fato, por alguns anos há a Rota do vinho Ribera del Duero, que serve como o eixo da atividades de enoturismo Eles são oferecidos nesta área.

Castelo de Peñafiel na Ribera del Duero em Valladolid

Ao visitar as vinícolas para conhecer as características de seus vinhos e prová-los, a melhor maneira de começar uma Escapadinha por Ribera del Duero é ir para a cidade de Peñafiel.

Além de visitar lugares interessantes como o famoso Praça Coso, que abriga celebrações de touradas desde o século XV, você deve subir para o majestoso castelo em forma de barco, onde você pode visitar o interessante Museu do Vinho Peñafiel.

Lá você encontra uma exposição onde é analisada o mundo do vinho em todas as suas fases, desde as vinhas, sua elaboração e degustação.

Mas já focado no objetivo de visitar algumas das vinícolas mais destacadas, vou lhe dizer que existem mais de 50 vinícolas em Ribera del Duero O que você pode visitar?

Mas, nesse sentido, quero destacar aqueles que se concentram no que é conhecido como Milha de Ouro da Ribera del Duero.

Você deve saber que a denominação de origem se estende por cerca de 115 quilômetros em ambas as margens do Rio Douro, cobrindo as províncias de Valladolid, Burgos, Soria e até uma pequena área de Segóvia.

Museu do Vinho no Castelo Peñafiel em Valladolid

A variedade de uva totalmente prioritária é a Tempranillo. embora o conselho regulador permita o uso de outras variedades, comoCabernet-Sauvignon, Merlot, Malbec e Grenache Inke com a exclusividade do Tornozelo Para vinhos brancos.

Que vinícolas para ver na Golden Mile

Mas é conhecido como o Golden Mile para o trecho de apenas 15 quilômetros que percorre entre Peñafiel e Tudela de Duero, na província de Valladolid.

É um território de Las Vegas e colinas que se caracteriza por verões curtos, mas muito quentes e invernos longos com frio e chuva.

A conseqüência são as plantações com trepadeiras de tamanho bastante pequeno, além de uvas pequenas, mas muito concentradas.

Lá estão concentradas as vinícolas mais emblemáticas, entre as quaiscarro-chefe como éVega Sicilia, que adianto que não está aberto aos visitantes.

Sala de barril em uma vinícola em Ribera del Duero em Valladolid

Mas no Golden Mile você encontra outras ótimas vinícolas que conferem prestígio ao DO Ribera del Duerocomo Carraovejas pagamento, Domínio Pingus, Protos, Pesca, Emilio MoroArzuaga, Matarromera ou Hacienda Monasterio.

Para ter uma idéia do que você encontrará em sua viagem a essa área, falarei sobre três vinícolas que tive a oportunidade de visitar na região. Milha de Ouro da Ribera de Duero em recentes viagens à província de Valladolid.

Dehesa dos Cânones

Na íntegra Golden Mile você encontra Dehesa dos Cânones, local onde você poderá se surpreender ao encontrar uma fazenda basca. e que, há muito tempo, era uma fazenda onde viviam 22 cânones, daí sua denominação.

Este edifício data de 1842, quando uma família basca comprou a fazenda para se dedicar à agricultura, e o atual proprietário da família desde 1931 se dedicava à venda de uvas para as proximidades. Vega Sicilia.

Foi na última década dos anos 80 que eles decidiram criar sua própria marca e a primeira safra foi lançada em 1989.

Quinta de Dehesa de los Canónigos em Ribera del Duero

Dehesa dos Cânones Estende-se por mais de 600 hectares perto da cidade de Pesquera del Duero, mas apenas 70 deles são dedicados a vinhedos.

Com uma produção de 200-250.000 em que a qualidade prevalece. as visitas de enoturismo Eles duram uma hora e meia ou duas horas, são adaptados a cada visitante, e durante estes um passeio pelas vinhas está incluído.

Finca Villacreces

Quando você chegar a Finca Villacreces você descobre um tipo de construção castelo francês cercado por vinhedos e florestas de pinheiros.

Os atuais proprietários, um estabelecimento de restauração da Rioja Alavesa que já possuíam vinhedos, adquiriram a fazenda em 2003 e os primeiros vinhos foram lançados em 2007.

Propriedade de Villacreces na Ribera del Duero em Valladolid

As origens da fazenda agrícola remontam ao século XIV, quando foi fundada por um monge franciscano que plantou vinhedos nela.

Em 1836, tornou-se uma fazenda de caça e recreação, e a última família proprietária ainda mantém uma casa de lazer.

Com uma produção de cerca de 750.000 garrafas por ano, os vinhos são fabricados em aço inoxidável, cubas de concreto e barris de carvalho francês.

Observe que em Finca Villacreces eles não apresentam os vinhos com as categorias habituais de envelhecimento ou reserva, mas com seus próprios nomes.

Para destacar o seu vinho Pruno 90 recentemente premiado como o melhor vinho em relação qualidade / preço (10,90 € por garrafa), feito com 90% de uvas Tempranillo e 10% de Cabernet.

Propriedade de Villacreces na Ribera del Duero em Valladolid

A partir da safra de 2017, eles já produzem vinho orgânico, caracterizado pelo tratamento natural das plantações, que tem uma produção menor por hectare.

Nas visitas de enoturismoAlém de conhecer o processo de vinificação, você passeará pelas vinhas e ainda terá a opção de piquenique em um passeio de bicicleta elétrica.

Para destacar o Dia de Pruno com caminhões de alimentos na vinícola, evento especial que este ano acontece em 30 de junho.

Abadia de Retuerta

Também no Golden Mile, mas não pertencendo ao DO Ribera del Duero, vale ressaltar a vinícolaAbadia de Retuerta, ligado ao muito luxuoso e exclusivo hotel Abadía Retuerta LeDomaine localizado em um edifício de uma abadia que remonta a 1146.

Abadia de Retuerta na Ribera del Duero em Valladolid

É uma propriedade de cerca de 700 hectares onde o vinho já era produzido na época com a presença dos monges e onde os atuais proprietários plantaram videiras na última década dos anos 90, distribuídos em 54 pagamentos.

Este hotel está entre os mais exclusivos da Espanha, um bom exemplo disso é que cada um de seus 21 quartos conta com serviço de mordomo.

Os clientes podem fazer vários tipos de passeios particulares pela vinícola e suas vinhas.

Na seção de alojamento Para sua escapada à Ribera del Duero, quero destacar o Pesquera AF Hotela hotel boutique Inaugurado em 2011, em um antigo prédio industrial renovado, com 36 quartos e instalações de ponta.

Situado em Peñafiel, no sopé do castelo, este hotel pertence à vinícola Alejandro Fernández Tinto Pesquera, é um local muito adequado para completar sua experiência em enoturismo, com áreas de fitness e spa incluído

Hotel Pesquera AF em Peñafiel em Valladolid

Por fim, aqui você pode conferir as várias atividades e experiências de enoturismo você pode para fazer na Rota do vinho Ribera del Duero.

Como chegar a Ribera del Duero

Para visite as vinícolas do Golden Mile de Ribera del Duero Você deve ir para Peñafiel, uma cidade que fica a 190 quilômetros ao norte de Madri e a 55 quilômetros a sudeste da cidade de Valladolid.

De lá, você deve ir a Tudela de Duero e, nesse passeio, encontrará todas as vinícolas e suas vinhas.

Pin
Send
Share
Send