Rota do vinho Valladolid - Cigales, dos rosés à catedral do vinho

Pin
Send
Share
Send

Vinícola Finca Museum em Cigales em Valladolid

A ascensão que o enoturismo está tendo nos últimos tempos, especialmente na Espanha, uma ênfase maior nas regiões onde há uma longa história de tradição do vinho.

Esse é o caso de Valladolidonde esta cinco denominações de origem, a província com o maior número na Espanha.

O chamado rotas de vinho com a melhor expressão de enoturismo Eles combinam uma oferta turística em que o vinho tem o papel principal.

Adega tradicional em Cigales em Valladolid

Mas isso é complementado pela possibilidade de conhecer as tradições que a rodeiam e o patrimônio cultural existente nas áreas vinícolas.

Esse é o caso do Rota do vinho de Cigales, terras conhecidas principalmente por vinhos rosé e clarete. onde fizemos recentemente uma fuga para descobrir sua essência e sua herança mais marcante.

História do vinho de Cigales

O Denominação de Origem (DO) de Cigales data de 1991 e abrange um território que inclui 13 municípios e cujo centro é a cidade de Cigales, que se estende às margens do Rio Pisuerga na província de Valladolid e também na província de Palencia.

Do ponto de vista histórico, sabe-se que já no século 10 o vinho era produzido neste território e que Vinhos de Cigales eles eram famosos durante o período de estabelecimento de o Tribunal de Filipe III em Valladolid em 1603.

Após um período de declínio, foi em meados do século XIX que as extensões de vinhedos aumentaram.

Adega Hiriart em Cigales em Valladolid

O principal motivo foi a compra de uvas por vinicultores franceses que sofriam as consequências da filoxera.

Atualmente o enoturismo está promovendo um novo boom no desenvolvimento de vinícolas no DO Cigales.

Como é o vinho Cigales

Precisamente a ascensão de enoturismo Seu principal objetivo é conhecer como eles são e como os vinhos são feitose que tipos de vinho Existe em cada território.

Em relação a Vinho Cigales, essa denominação é conhecida principalmente por sua vinhos rosé e clarete, embora exista também uma produção importante de vinhos tintos.

De fato, metade da produção é de vinhos rosé e clarete e o restante de tintos e brancos, embora estes últimos sejam amplamente exportados.

Quanto às uvas utilizadas, a principal é tempranillo plantadas em pisos característicos de calhau, embora garnacha e albillo também sejam usados.

Vinho Cigales em Valladolid

Atualmente para o Produção de vinho de Cigales Existem também novas variedades de uvas, como cabernet sauvignon, Merlot e syrah.

Desde tempos muito recentes, foram produzidos vinhos brancos, espumantes e doces usando várias variedades de uvas brancas, como Verdejo, Albillo Mayor, Viura e Sauvignon blanc.

Diferença entre vinho rosé e clarete

Um dos aspectos que estávamos interessados ​​em conhecer, aproveitando a fuga para essa terra, conhecida sobretudo por sua vinhos rosés era saber qual é a diferença com vinho claret.

No nível técnico, a diferença entre um vinho rosé e um clarete é explicada pela maneira como é feita, uma vez que o processo é terminado como se fosse vinho branco.

Ou seja, o mosto é muito poucas horas de contato com o peles, que é o que chama de pele e grão de uva, que preserva pigmentos, aromas e taninos.

Em seguida, separa e o que realmente fermenta é o que já deve estar limpo peles.

Adega de Cigales em Valladolid

Um clarete, que era como o vinho era produzido nessa área no passado, principalmente por causa do tipo de prensa usado no processo, tem uma produção mais semelhante à de um vinho tinto.

Durante vários dias os mostos estão em contato com o pele para continuar fermentando.

E quanto às uvas utilizadas, depende de cada área, mas pode haver claret e rosé com o mesmo tipo de uva, como tempranillo.

É muito comum que em algumas áreas do DO os vinhos sejam monovarietal, feita com um único tipo de uva, como broca apertada, mas no próprio Cigales É comum misturar uvas.

Isso se deve ao fato de que diferentes variedades de uvas foram plantadas em uma parcela na época, que chegam misturadas às vinícolas.

O que ver na Rota dos Vinhos de Cigales

Sua fuga para o Rota do vinho de Cigales Seu eixo central será a visita a uma vinícola, juntamente com outras visitas culturais e a possibilidade de se inscrever para uma atividade.

Adega de Cigales em Valladolid

Por exemplo, em Cigales, você pode encontrar complexos de enoturismo, como Transferir Pagamento na pequena cidade de Cubillas de Santa Marta, onde você pode combinar uma visita a uma vinícola com acomodação em um hotel rural.

Vinícola tradicional em Cigales

Mas, nesse sentido, aconselho que você comece com o visita a uma vinícola tradicional o que ainda mostra como historicamente o vinho era produzido nesse território.

Você deve saber que no território da DO de Cigales Existem mais de 1.200 vinícolas subterrâneas localizadas em mais de 20 bairros, com 14 vinícolas visitáveis.

Para saber como é esse tipo de vinícola, na cidade de Cigales você pode se inscrever escritório de Turismo a visita guiada a uma adega tradicional em uma caverna.

Você visitará uma das 250 vinícolas antigas que permanecem nos dois bairros subterrâneos da adega que permanecem no centro de Cigales.

Adega tradicional em Cigales em Valladolid

Na visita, você descerá a nove metros de profundidade até chegar a uma vinícola espetacular montada com uma enorme viga de madeira de 15 metros de comprimento e uma tonelada de peso da época romana.

Nesta vinícola, o vinho foi feito à mão de 1580 até muito recentemente, em 2006.

Nesta vinícola, até 14.000 quilos de uvas podem ser prensados, dos quais foram extraídos cerca de 4.000 litros de mosto, o que significa um uso muito pequeno.

Adega do Museu Finca em Cigales

Por contras nesta rota, você também pode visitar um dos vinícolas mais modernas de Cigalese o que, de longe, tem a maior produção de vinho hoje, com um milhão de garrafas por ano.

É sobre o adega Museu Finca, resultado da expansão fora de Rioja del Grupo Barão de Ley, produtor de marcas como Preservar.

Vinícola Finca Museum em Cigales em Valladolid

Quando você a visita perto de Cigales você encontrará um tipo de vinícola castelo Franceses, cercados pelas vinhas de Pagamento em Miraflores., em cuja entrada você será atingido pela escultura da deusa grega Vinea, nome que marca alguns de seus vinhos.

Com 200 hectares de propriedade, as vinhas foram plantadas em 2001 e o primeiro vinho foi lançado em 2004.

Ao contrário do mais comum na área de Cigales, Museu Finca É uma das quatro vinícolas da região que produz vinhos tintos, neste caso o envelhecimento Vinea e a reserva e grande reserva Museu.

Catedral do vinho de Cigales

Do ponto de vista patrimonial, o canto mais proeminente do Rota do vinho de Cigales É conhecido como Catedral do vinho de Cigales.

É sobre o igreja de Santiago Apostol que começou a ser construído em 1535, que foi um dos introdutores da Renascimento na Espanha, o professor Rodrigo Gil de Hontañón.

Catedral do vinho de Cigales em Valladolid

Na sua fachada lateral, você pode ver um grande pórtico de estilo clássico, combinando romano e grego.

Sua construção foi realizada em duas fases, porque em 1627 as obras sofreram uma interrupção, e não foi até 1768 quando o projeto de conclusão desta grande igreja foi retomado.

Para isso, ele recebeu apoio financeiro de Fray Antonio Mayor, um dominicano de origem Cigaleño que era Bispo de Guadalajara e Yucatán no México.

No interior, destaca seu retábulo do século XVI.

Apicultura em Valoria la Buena

Quanto às atividades às quais você pode participar vinculadas a este rota do turismo do vinho, poderíamos aproveitar a dia da apicultura que a empresa realiza Mel Montes de Valvení.

Apicultura em Valoria la Buena na Rota dos Vinhos Cigales

Esta empresa possui até 600 colmeias distribuídas por toda a região da Cerratoe no atividade turística onde você pode participar, irá a uma de suas colméias, localizada ao lado de uma antiga cabana de pastor de ovelhas.

Movendo-se em um 4x4, depois de vestir as roupas de segurança apropriadas, você verá como as colmeias se abrem e certamente verá algumas abelhas rainhas.

A atividade de três horas (preço, 12 euros) permitirá conhecer muitas curiosidades sobre o mundo das abelhas e da produção de mele termina participando de um degustação de mel.

Comer no Conselho Hospedería

A gastronomia também faz parte da experiência de enoturismo em Cigales, e uma referência na área é Conselho Hospedería,

Trata-se de uma pousada de quatro estrelas com restaurante localizado no prédio de um antiga estalagem real em Valorize o bem. que foi declarado Melhor acomodação de enoturismo 2016 pela Associação Espanhola de Cidades do Vinho.

As origens deste edifício são do século X e, após muitos anos de reabilitação, abriu suas portas em 2010.

Agora, como pudemos provar em nossa viagem, você pode comer produtos locais, entre os quais o cordeiro, cogumelos ou queijo Valoria, além de provar o vinho da própria vinícola da família.

Paisagens na Rota do Vinho Cigales em Valladolid

Pin
Send
Share
Send