Vinícolas e vilas medievais em uma viagem de enoturismo por Rioja Alavesa

Pin
Send
Share
Send

Vinícola em Laguardia em Rioja Alavesa

Falar de Rioja é sinônimo de falar sobre vinhos e enoturismo.

Mas você pode não saber que Riojaodenominação de origem do vinho talvez com mais prestígio na Espanha e além de nossas fronteiras, não é sinônimo de La Rioja Como uma comunidade autônoma.

Muito pelo contrário, a referida denominação de origem abrange as terras da Rioja Alta, Rioja Baja e Rioja Alavesa.

Ou seja, se estende principalmente pela comunidade autônoma acima mencionada, mas também por áreas de Navarra, Álava e até mesmo um pequeno enclave na província de Burgos.

Destas terras, há algum tempo, tive a oportunidade de visitarHaro, cidade histórica considerada como capital de Rioja.

Mas recentemente também tive a oportunidade de visitar o Regiao de Rioja Alavesa, que possui uma idiossincrasia especial como parte de País Basco, mas também esteja intimamente ligado a La Rioja.

É um pequeno território localizado entre o Sierra de Cantabria e ele Rio Ebro que se estende por 320 quilômetros quadrados, com 15 municípios e apenas 12.000 habitantes.

O que é considerada a capital histórica da região é a vila medieval de Laguardia,

Obviamente, não se trata da cidade que tem a maior população, onde Oyón ocupa, onde está localizada uma propriedade industrial e é considerada a capital econômica da região de Rioja Alavesa.

Vinícolas Ysios em Rioja Alavesa

O que ver em Rioja Alavesa

Um viagem de enoturismo para esta região de Rioja Alavesa Envolve ver paisagens de vinhedos e visitar vinícolas com características muito diferentes.

Mas também passeie por pequenas aldeias medievais sentado nas colinas e com paredes e casas estampadas.

Do meu ponto de vista, sem dúvida, o melhor momento para apreciar essas paisagens é o outono.

Se, por exemplo, tivermos claramente a imagem do Jerte Valley emExtremadura para as paisagens brancas do flores de cerejeira durante a primavera em Rioja Alavesa você verá incrível paisagens de outono avermelhadas voando grandes bandos de estorninhos.

Hotel de Bodegas Marqués de Riscal em Elciego em Rioja Alavesa

Como as vinhas ocupam cerca de 13.000 hectares, essa cor avermelhada se torna totalmente predominante nesses locais.

Tinto das vinhas vermelhas dos tintos, com algumas pinceladas de amarelo das uvas brancas das brancas, vinhos muito pequenos na produção de Rioja.

As características especiais do solo e o clima condicionado pelo Sierra de Cantabria propicia a Vinho Rioja Alavesa Tenha sua própria personalidade.

Vinícolas em Rioja Alavesa

As vinícolas se tornam os principais protagonistas do seu viagem de enoturismo por Rioja Alavesa.

Na região, existem cerca de 400 vinícolas, das quais 56 atualmente têm atividades de enoturismo, no âmbito do promotor Rota do Vinho Rioja Alavesa.

Pórtico policromado da igreja Laguardia em Rioja Alavesa

A grande maioria das vinícolas é familiar e praticamente todos os edifícios que você pode ver no campo são uma vinícola.

Mas você encontrará dois mundos muito diferentes.

Por um lado, existem os grandes vinícolas das marcas mais conhecidas de Rioja Alavesa, em que o arquitetura de seus edifícios adquire um grande destaque.

Em alguns casos, essas vinícolas incorporam um estabelecimento hoteleiro projetado para acomodar visitantes de negócios e aqueles que aproveite o enoturismo.

É o caso do famoso hotel projetado em O cego pelo prestigiado arquiteto canadense Frank Gehry para as Vinícolas de Marqués de Riscal, a mais antiga de Rioja, com seu teto de titânio e aço em formas voluptuosas.

Vinícola Jilabá em Rioja Alavesa

Ou o edifício espetacular do Vinícolas de Ysios, de madeira de cedro e tampa de alumínio.

A visita dessas ótimas vinícolas oferece uma grande diversidade de atrações.

Assim, por exemplo, você pode ver as belas vistas panorâmicas das paisagens de vinhedos no hotel da Vinícolas Eguren Ugarte, ou os impressionantes túneis perfurados na montanha de Vinícolas Viña Real, do grupo Berço.

Mas, por outro lado, você também pode visitar pequenas vinícolas da família em Rioja Alavesa.

Esse seria o caso deVinícolas de Jilabá. com instalações com uma decoração encantadora típica de um tipo de casacastelo Francês, onde você ficará surpreso ao ver uma capela entre os barris de vinho.

Vinícolas Casa Primicia em Laguardia em Rioja Alavesa

E você também pode entrar em um mundo diferente visitando o adegas históricas em cavernas,

Essas cavernas são chamadas openwork, e neles ainda não apenas o vinho envelhece, mas, em alguns casos, também é produzido.

Esse é o caso de Vinícolas Primicia e Vinícolas El Fabulista, em Laguardia, ou Vinícolas González Teso em Labastida.

Aldeias medievais em Rioja Alavesa

Agora um viagem à região de Rioja Alavesa Também deve ter um aspecto cultural.

Lembro que é uma área de fronteira daqueles que estavam reinos de Navarra e Castelae a melhor amostra que você encontra na cidade deGuarda.

Vista panorâmica das vinhas do hotel Bodegas Eguren Ugarte

É uma pequena cidade medieval cercada por um muro, onde você passará por ruas de pedestres onde os carros nunca circularam.

O motivo é que nessas ruas existem mais de 300 cavernas construídas na Idade Média, a fim de proteger os habitantes dos frequentes ataques.

Então essas cavernas começaram a abrigar vinícolas, dadas as boas condições para o envelhecimento do vinho.

Além do casas senhoriais com fachadas estampadas que você pode ver em sua caminhada pela cidade, o Pórtico da igreja de Laguardia, Santa Maria dos Reis, É uma verdadeira jóia escondida, com sua espetacular pedra policromada do século XVII.

Igreja de San Andrés em Elciego em Rioja Alavesa

Outras cidades medievais que você também deve visitar são: O cego, com seu Praça principal típico das aldeias bascas e do retábulo barroco do Igreja de Santo André.

Ou o Labastida, a cidade que eles dizem ter mais fachadas estampadas na área e em cujas igreja da suposição Você também pode ver outro imponente retábulo barroco.

TOURS DO VINHO A RIOJA com RIOJA em ESTILO

Para organizar sua viagem de enoturismo a Rioja, você pode entrar em contato diretamente com RIOJA em ESTILO, e Maria Eugenia proporá uma rota adaptada aos seus gostos e preferências. Aqui nós dizemos como foi nossa muito boa experiência.
Não se esqueça de dizer que você escreve em nome dos Guias de Viagem!

Outros cantos marcantes da região são os dolmens megalíticos que você pode ver perto de Elvillar e Leza, ou o castro de la Idade do Ferro perto de Navaridas.

E, finalmente, se você quiser fazer sua visita de uma maneira especial, pode se inscrever para umPasseio Enobus, que permitirá fazer uma visita guiada a uma das aldeias medievais da região e a uma de suas vinícolas.

Câmara Municipal de Labastida em Rioja Alavesa

Pin
Send
Share
Send