Euskadi - Memorial do Cinturão de Ferro em Berango e a história do Capitão Goicoechea

Pin
Send
Share
Send

Trincheira e metralhadora ninho do cinturão de ferro em Berango

Possivelmente você saberá que durante este ano de 2014 em vários países europeus a 50º aniversário do começo do Primeira Guerra Mundial.

A verdade é que as grandes guerras fazem parte do nosso património histórico e cultural, e isso explica que muitos sites que foram cenários de batalha ou grandes cemitérios se tornaram locais de interesse turístico.

Muito perto de Bilbau, na população de Berango da Região de Uribe você pode conhecer a história de um dos principais momentos do Guerra civil Espanhola.

Aitor em um ninho de metralhadora do Cinturão de Ferro em Berango

Especificamente, a história da fortificação que foi instalada em torno da cidade de Bilbau, chamada Cinto de ferro.

A paixão das pessoas agrupadas no Associação Sancho de Beurko É o motor que levou à recuperação deste momento da Guerra Civil, que levou à criação na população acima mencionada do Região de Uribe de Memorial do Cinto de Ferro.

História do cinto de ferro

Aitor, um dos promotores desta associação e vereador de Berango, conta-nos a história do cinturão de ferro durante a visita de centro de interpretação.

Memorial do Cinturão de Ferro em Berango em Uribe

Se você não tiver conhecimento, como foi o meu caso, eu lhe direi que, para saber a origem de Cinto de Ferro de Bilbau Temos de mudar o momento inicial do concurso, quando as tropas de Franco não conseguiram ocupar Madri.

Isso levou Franco a tentar ocupar a zona republicana isolada no norte da Espanha, especificamente em parte de Biscaia e Guipúzcoa, Cantábria e Astúrias.

Memorial do Cinturão de Ferro em Berango em Uribe

Em outubro de 1936, José Antônio Aguirre, então presidente da autonomia basca e representante em Euskadi, do estado republicano, decidiu construir uma grande linha defensiva com um rede de trincheiras e ninhos de metralhadoras em torno da cidade de Bilbau, que ficou conhecida como Cinto de ferro.

Após sua construção, finalmente, em 12 de junho de 1937, as tropas de Franco fizeram um ataque concentrando suas forças em um ponto específico da linha defensiva e, após dois dias de luta, o Cinturão de Ferro foi ultrapassado, o prelúdio para a rendição da cidade de Bilbau.

Memorial do Cinto de Ferro

Agora, no visitas guiadas quem organiza o Câmara Municipal de Berango, que começam na sede da Memorial do Cinto de Ferro, através de várias mostras temáticas e painéis de informações, Aitor Ele lhe contará em detalhes esta história.

Memorial do Cinturão de Ferro em Berango em Uribe

Além disso, você pode ver muitos objetos relacionados a ele, como uniformes, armas, armas, jornais de época, etc.

Depois de terminar esta visita, assistindo a um pequeno documentário feito pelos membros da associação, uma recriação histórica do ambiente vivido nas trincheiras, chega o momento, sem dúvida, mais interessante: escalar uma montanha próxima para explorar as antigas trincheiras e Veja os restos de ninhos de metralhadoras.

Cinto de ferro em Berango em Uribe

Aitor avisa que você deve imaginar uma paisagem muito diferente, porque agora na montanha você precisa entrar em uma exuberante floresta de eucalipto, quando na era da Cinto de Ferro a paisagem mostrava as colinas desmatadas, o que em teoria favoreceria sua defesa.

Além de visitar os restos mortais de trincheiras, você verá e entrará no antigo ninho de metralhadora Mendibi-Areneburu, o único na área foi preservado quase perfeito e um dos melhores preservados na região cinto de ferro histórico.

Aitor em um ninho de metralhadora do Cinturão de Ferro em Berango

Vou lhe dizer que este ninho foi salvo in extremis de ser demolido no trabalho de limpeza para a construção da rodovia que atravessa o vale próximo, o que não aconteceu com outros ninhos na mesma área. No final, neste caso, os argumentos para proteger o patrimônio histórico foram impostos.

Você também conhecerá o curiosa história de capitão Goicoechea, que, lutando com o exército republicano, passou para o lado franquista, ao qual forneceu as informações necessárias para atacar o Linha defensiva de Bilbau.

O referido capitão, no período pós-guerra, foi trabalhar em uma empresa que, na ausência de ferro na Espanha, se dedicava à recuperação das barras de ferro usadas na construção de ninhos de metralhadoras.

Trincheira no cinturão de ferro de Berango

E o mais curioso, disse que o capitão era o famoso engenheiroAlejandro Goicoechea, inventor do trem pendularTalgo.

Você é visitas guiadas, incluindo caminhadas pelas montanhas para ver as trincheiras e os restos de ninhos de metralhadoras, duram cerca de quatro horas e são gratuitas.

Obviamente, você deve ligar com antecedência pelo telefone (94 668 21 43) para garantir que o grupo mínimo seja formado para realizá-lo.

Pin
Send
Share
Send