10 dicas essenciais para viajar para Roma

Pin
Send
Share
Send

Este guia de dicas para viajar para Roma É perfeito se você está pensando em passar alguns dias em uma das cidades mais impressionantes do mundo, o que temos certeza de que irá surpreendê-lo assim que você pisar em suas ruas.
Vá para a era do esplendor máximo do Império Romano quando você vê edifícios como o Coliseu, o Fórum ou o Panteão, faz passeios românticos pelo bairro de Trastevere ou pelas margens do rio Tibre, visita o pequeno estado do Vaticano para ver a Capela Sistina ou Experimente sua deliciosa cozinha, além de pizza e macarrão, são algumas das melhores experiências oferecidas pela Cidade Eterna e que você pode desfrutar durante toda a sua estadia.

Depois de várias vezes na Cidade Eterna, a última de uma viagem em que ficamos um mês em Trastevere e de onde escrevemos este guia de viagem a Roma passo a passo, fizemos essa lista de dicas essenciais para viajar para Roma Eles ajudarão você a conhecer melhor a cidade.

1. Qual é o melhor horário?

Embora qualquer hora é boa para uma viagem a Roma, considerando as altas temperaturas que geralmente acompanham os meses de junho, julho e agosto, acreditamos que o melhor seria na primavera e no outono.
Durante essas duas estações, o clima é agradável, há poucas chances de chuva, os preços das acomodações são mais acessíveis e não há tanta aglomeração de turistas quanto no verão.
O pior momento para nós é o verão, com temperaturas de até 40 graus, filas intermináveis ​​para entrar nos mais pontos turísticos, como o Coliseu ou os Museus do Vaticano, e também, os preços dos hotéis estão nas nuvens.
O inverno também é um bom momento para visitar os locais com menos pessoas e poder passear pela cidade de maneira mais descontraída, apesar do frio e da maior probabilidade de chuva.


2. Requisitos de entrada (seguro de viagem)

Os cidadãos da União Europeia precisam apenas levar seu documento de identidade ou passaporte para viajar para Roma, sem a necessidade de qualquer tipo de visto. Se o seu país não pertencer à UE, recomendamos que você ligue ou consulte a página da Embaixada da Itália no seu país ou no Ministério das Relações Exteriores para conhecer os documentos obrigatórios.

Outro requisito que não é obrigatório, mas altamente recomendado, é levar o Cartão Europeu de Saúde, que será um procedimento e reembolso muito mais fáceis, em caso de acidente médico, em qualquer hospital público italiano. Se você não possui esse cartão ou deseja obter mais cobertura, como repatriação, é muito recomendável contratar o melhor seguro de viagem possível para a Europa.

Sempre viajamos com a Mondo, com quem seguramos um seguro totalmente adequado às necessidades que teremos na viagem. Contratar seu seguro aqui com a Mondo, apenas por ser um leitor de viajantes de rua, você tem um desconto de 5%.

3. Como ir do aeroporto de Roma ao centro da cidade?

Roma possui dois aeroportos internacionais: Fiumicino e Ciampino, que permitem chegar com vôos diretos das cidades mais importantes da Europa e do mundo.
Ambos os aeroportos têm boa comunicação com o centro da cidade, graças a todas essas opções de transporte:

  • Ônibus: o ônibus Terravision o levará de Fiumicino à Estação Termini em menos de meia hora por cerca de 5 euros. Ciampino também tem o serviço Terravision que faz a viagem a Termini em 40 minutos pelo preço de 4 euros. Existem outras empresas de ônibus que executam o mesmo serviço por um preço semelhante, como: SITBusShuttle, Schiaffini, TAM Bus, Flixbus e Atral.
  • Trem: O Leonardo Express leva você de Fiumicino a Termini em meia hora por 14 euros. Para usar o trem em Ciampino, primeiro você deve pegar um ônibus e depois o trem regional que o levará a Termini. O percurso total, sem contar as esperas dos dois transportes, é de meia hora e sai por cerca de 3 euros.
  • Transferência direta: Ao reservar esta transferência particular, um motorista o levará do aeroporto até a porta do hotel, sem paradas intermediárias. Além de ser a opção mais confortável, pode ser rentável se você for várias pessoas.
  • Táxi: Tem um preço fixo de 48 euros de Fiumicino e 30 euros de Ciampino.

Neste post, você pode encontrar informações detalhadas sobre como ir do aeroporto de Fiumicino para Roma e, neste, sobre como ir do aeroporto de Ciampino para Roma.

Trem, uma das opções para viajar para Roma a partir dos dois aeroportos

4. onde dormir?

Outra das perguntas mais recorrentes para viajar para Roma É sobre a escolha do hotel e a melhor área para ficar.
A primeira dica, se você planeja viajar na alta temporada, incluindo primavera e outono, é reservar o alojamento o mais cedo possível, para poder escolher o hotel que melhor se adapte às suas necessidades por um preço melhor, sem encontrar muitas opções já está reservado.
A melhor área para ficar, que fica perto da maioria dos pontos de interesse da cidade, é o centro histórico, a parte entre a Piazza Navona e a Fonte de Trevi, embora você deva levar em conta que a maioria das acomodações encontra aqui eles excederão 100 e 200 euros / noite em quarto duplo.
Outro bom lugar para procurar um hotel no centro histórico é em torno da Piazza de Spagna, que oferece uma grande oferta de restauração e fica perto de todas as atrações turísticas da cidade, incluindo o Vaticano.
Se você tem um orçamento mais apertado e deseja ter uma boa comunicação com o aeroporto, recomendamos a área Termini. Ficamos várias vezes no UNA Hotel Roma, localizado em frente à estação ferroviária Termini e a experiência não poderia ser melhor.
Outro de nossos bairros favoritos para ficar é o Trastevere, o mais bonito da cidade e com os melhores restaurantes. Neste bairro, recomendamos a Residenza San Calisto, localizada a poucos metros da Piazza Santa Maria em Trastevere e com uma das melhores relações qualidade / preço da cidade.
Por fim, também recomendamos procurar um hotel no elegante bairro de Monti, onde além de ter vários locais encantadores, você estará perto do Coliseu e do Fórum Romano.
Para mais informações sobre acomodações, você pode consultar este post sobre os melhores bairros e hotéis para ficar em Roma.

Para encontrar o melhor hotel pelo melhor preço, você pode usar este popular mecanismo de busca.

Trastevere

5. Transporte em Roma

A melhor maneira de contornar as ruas estreitas e para pedestres do centro histórico de Roma é a pé.
Passear de transporte público por essa área é mais complicado e só recomendamos que você o use para chegar aos pontos mais distantes da cidade, como as Catacumbas ou o Vaticano.
Caso você não goste de caminhar ou tenha problemas de mobilidade, saiba que Roma possui metrô, ônibus e bonde, que formam uma boa rede de transportes públicos confortáveis ​​e baratos.
O metrô tem apenas três linhas e é o caminho mais rápido para chegar a lugares como Villa Borghese, Plaza de España, Vaticano, Coliseu e Fonte de Trevi, saindo na parada de Barberini.
Para chegar a outros pontos da cidade e se deslocar à noite, a melhor opção é o ônibus com mais de 350 linhas e o bonde com seis linhas.
O preço de um bilhete em todos esses meios de transporte público é de 1,50 euros em cada sentido, enquanto o bilhete diário custa 6 euros. Você também pode comprar o bilhete turístico de 3 dias, com um preço de 16,50 euros ou o de uma semana que sai por 24 euros.
Lembre-se de que você pode comprar o ingresso na maioria das tabacarias e quiosques da cidade.
Caso tenha adquirido o OMNIA Vatican & Rome Card, você deverá incluir o transporte na cidade.

Eléctrico em Roma

6. Pontos de interesse ao viajar para Roma

Outro dos melhores dicas para viajar para Roma e não perder nada importante é completar esta lista de 20 lugares essenciais para visitar em Roma, seguir esta seleção das melhores coisas para fazer em Roma, entrar em uma das melhores catacumbas romanas e se apaixonar pelos 10 lugares para ver em Trastevere, Nosso bairro favorito na cidade.
Antes de iniciar a visita a todas essas atrações turísticas, é muito recomendável verificar se você acha rentável reservar o OMNIA Vatican & Rome Card, um cartão com o qual você terá acesso gratuito aos seguintes pontos de interesse:

  • Museus do Vaticano
  • Capela Sistina
  • Basílica de São Pedro
  • Basílica de São João de Latrão
  • Prisão de San Pedro
  • Ônibus de turismo em Roma (72 horas)

Além dos locais mencionados acima, você pode acessar gratuitamente dois dos seguintes locais turísticos em Roma:

  • Fórum Romano e Palatino do Coliseu
  • Museus Capitolinos
  • Castelo de Sant Angelo
  • Galeria Borghese

O cartão também oferece descontos para mais de 30 monumentos de Roma e, acima de tudo, permite acesso rápido, evitando filas em todas essas atrações.
Lembre-se de que em lugares como o Coliseu, os Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro, filas de mais de 3 horas podem ser formadas.
Você pode encontrar todas as informações sobre os cartões turísticos de Roma nas seguintes mensagens:

7. Rotas pela cidade

Antes de viajar para Roma ou saindo do hotel, é aconselhável examinar cuidadosamente as rotas a pé ou de transporte público que você fará pela cidade, para aproveitar ao máximo o tempo.
Dependendo dos dias que você tiver, recomendamos entre 4 e 6 dias, se for sua primeira viagem, você pode ter uma boa visão e visitar os principais monumentos desta cidade sem fim.
Com base em nossa experiência no tempo que passamos na cidade, otimizamos essas rotas de acordo com os dias que você tem:

Nestas rotas, pode ser muito interessante incluir gratuitamente alguns desses passeios gratuitos em Roma, que permitirão conhecer a grande história da cidade graças à companhia de um guia especializado em espanhol.
Também é muito interessante fazer as seguintes visitas guiadas que permitem ter uma visão mais ampla e não ter que fazer fila nos lugares mais famosos de Roma:

Panteão de Agripa

8. Onde comer em Roma?

Uma das melhores razões para viajar para Roma é experimentar sua deliciosa cozinha, localizada entre as melhores do mundo.
Alguns dos pratos mais típicos da cidade são:

  • Spaghetti alla carbonara: massas acompanhadas de molho à base de ovo, pancetta ou guanciale, bacon, pimenta do reino e, acima de tudo, sem natas.
  • Cacio e pepe: macarrão acompanhado de pimenta do reino e o delicioso queijo Pecorino Romano. Nosso favorito com carbonara!
  • Penne all'arrabbiata: Macarrão com tomate, alho e pimenta vermelha quente
  • Saltimbocca: prato típico de Roma feito com vitela, presunto e sálvia.
  • Carciofi alla giudia: alcachofra muito frita.
  • Supplì alla romana: croquetes de arroz recheados com queijo.
  • Bucatini all'amatriciana: macarrão com molho tradicional feito de tomate, bacon, cebola, queijo pecorino, pimenta e azeite.
  • Gnocchi alla romana: massas em forma de disco cozidas com leite e gratinado.
  • Trippa alla romana: tripas com molho de tomate, legumes salteados e queijo pecorino.
  • Gnocchi alla romana: massas em forma de disco cozidas com leite e gratinado.
  • Tiramisu: Sobremesa caseira à base de café, pão de ló e queijo mascarpone.

É comum, depois de comer em um restaurante em Roma, tomar uma dose de limoncello, um licor com sabor de limão.

Todos esses pratos típicos e outros, você pode comê-los em nossos restaurantes favoritos da cidade que incluímos neste post sobre lugares para comer em Roma e neste sobre onde comer em Trastevere.

Massa Romana

9. Passeios e excursões

Se você estiver viajando para Roma mais dias do que o normal, isso permitirá que você tenha tempo para fazer uma viagem a um dos lugares mais incríveis da Itália, como: Florença, Nápoles e Pompéia e Villa Adriana e Villa del Este .

A primeira recomendação seria a excursão a Florença de Roma em um dia. Esta cidade, localizada a pouco mais de uma hora de trem, é um autêntico museu ao ar livre, cheio de museus, praças, edifícios e monumentos feitos pelos grandes mestres do Renascimento.
Você pode encontrar mais informações neste post sobre como ir de Roma a Florença.
Outra das melhores viagens de Roma é a cidade de Nápoles e as impressionantes ruínas de Pompéia. Depois de um passeio por essa cidade com personalidade e experimentar as melhores pizzas do mundo, você pode pegar um trem para visitar Pompéia, a cidade mais bem preservada do antigo Império Romano.
Você pode expandir as informações sobre a transferência lendo este post sobre como ir de Roma a Pompéia e sobre como ir de Roma a Nápoles.
A última sugestão é visitar Villa Adriana e Villa del Este de Roma, dois Patrimônios da Humanidade, localizados a apenas 30 quilômetros de distância. Villa Adriana é um dos complexos mais bem preservados do Império Romano e Villa del Este é um belo palácio que impressiona com seus jardins italiano e renascentista.

A opção mais confortável para chegar a todos esses lugares, se você não quiser alugar um carro ou usar o transporte público, é reservar algumas das melhores excursões de Roma com um guia em espanhol:

Mais passeios e excursões em Roma aqui

Florença

10. Mais dicas para viajar para Roma

Outro dos melhores dicas para viajar para Roma eles são:

  • Verifique os preços dos cartões, bebidas e "coperto" antes de sentar em qualquer restaurante localizado em uma área turística.
  • Lembre-se de que, para não pagar comissões e sempre ter a alteração atual, recomendamos que você use o cartão N26 para pagar e os cartões Bnext e Revolut para obter dinheiro nos caixas eletrônicos. Eles são os que usamos, Eles são gratuitos e economizarão muito.
  • Em Roma, se você usa um telefone celular espanhol e tem uma empresa como a Vodafone, o roaming está incluído, para que você possa conversar e navegar com a mesma taxa que na Espanha.
  • Chegue de madrugada a lugares famosos como o Coliseu ou a Fonte de Trevi, se quiser tirar fotos sem pessoas.
  • Desfrute à tarde o aperitivo italiano, que consiste em uma bebida com álcool, como o Spritz, acompanhado por um pequeno buffet que o restaurante ou bar oferece gratuitamente.
  • A corrente é de 230V / 50Hz e os plugues do tipo F / L, o mesmo plugue da Espanha.
  • Aprenda algumas palavras em italiano como Buon giorno (olá formal), ciao (olá e informal adeus), prego (de nada), por favor (por favor), bene (bom), grazie (obrigado), não lo ( Eu não sei), scusa (desculpe) e non capisco (eu não entendo).
  • O prefixo para ligar para Roma é 9 e para Itália +39.

Se você planeja visitar outras áreas do país, recomendamos que você leia esta lista de dicas essenciais para viajar para a Itália.

Aperitivo

Você quer viajar para Roma?
Obtenha aqui:

As melhores ofertas de Voos para Roma aqui

Os melhores hotéis aos melhores preços de Roma aqui

Reserve aqui as melhores excursões e passeios em Roma em espanhol

Reserve aqui o seu transfer Aeroporto⇆Roma

Reserve aqui seu seguro de viagem com 5% de desconto

Alugue seu carro em Itália ao melhor preço aqui

Se você quiser ajudar-nos a completar a lista de 10 dicas para viajar para Roma essencial, adicione o seu nos comentários.

Pin
Send
Share
Send

Vídeo: Dicas essenciais antes de fazer a sua mala para viajar para Itália? (Pode 2024).