Visite Edzná em Campeche

Pin
Send
Share
Send

Dia 22: Visite Edzná em Campeche

Hoje nós vamos visite Edzná em Campeche, uma visita que tivemos que fazer, pois, como tínhamos planejado a viagem ao México em 45 dias, deveríamos ter feito amanhã, a caminho de Calakmul.
E como eles dizem que não há viagem sem surpresa ou mudança de planos, visitar Edzna hoje será nossa surpresa particular do dia.
A rota inicial nos levaria a visitar os pontos turísticos de Campeche, mas depois de tomar café da manhã no Francis Drake Hotel, nosso alojamento em Campeche hoje em dia, fomos à recepção para explicar um pouco e ter mais certeza da rota que planejamos chegar amanhã a Calakmul, visitando Edzná e Balamku antes e já está aqui quando é hora de mudar de plano ...

Planejamento inicial da rota de Campeche a Calakmul

Hoje à tarde, planejamos pegar o carro alugado no México no aeroporto de Campeche, para que você tenha em conta que já teremos transporte particular.


- A idéia era sair amanhã, por volta das 7 da manhã, de Campeche a Edzná, chegar lá quando abrissem às 8 da manhã (a jornada é de 45 a 60 minutos)
- Visite Edzná em Campeche 2 horas
- Após a visita, faça a viagem de Edzná a Calakmul
- Visite Balamku e durma no hotel Puerta Calakmul
- No dia seguinte, a idéia era visitar Calakmul a partir das 8 da manhã, em cerca de 4-5 horas
- Após a visita, continuação da rota para chegar a Bacalar à noite

A rota de Campeche a Calakmul e Laguna Bacalar que tínhamos planejado tinha sido traçada com o Google Maps, sem levar em conta o estado das estradas, portanto, de acordo com nossas informações na época, era totalmente seguro fazer essa rota nas estradas marcadas, que, em princípio, também era o caminho mais rápido.

Rota final de Campeche a Calakmul e Laguna Bacalar depois de falar com a recepção

Depois de conversar com a recepção e corroborar o que já tínhamos lido, que o caminho para Calakmul não é bom, eles nos dizem algo que não levamos em consideração e que é o caminho mais rápido e interno em que traçamos o caminho, Além de estar em péssimas condições, houve alguns assaltos, por isso decidimos seguir os conselhos deles e fazer algumas mudanças nos próximos dois dias, com os quais podemos tornar os caminhos muito mais calmos, além de ser muito mais seguros.

O principal problema, se fizermos o caminho que tínhamos planejado, para chegar a Calakmul visitando Edzná primeiro, é que, para pegar a estrada que eles nos recomendam, tivemos que voltar a Campeche para pegar a estrada para Escárcega e daí para Calakmul.
Fazer a visita a Edzná, além de Balamku e chegar ao hotel Puerta Calakmul nos fez chegar ao hotel quase às 20h, sendo as últimas horas de condução à noite, algo que não sentimos e que também nos destacaram, não é recomendável.
Portanto, após as recomendações, escolhemos fazer essa alteração na rota e deixá-la assim:
- Hoje pela manhã, visite Edzná em Campeche, com transporte privativo por 350 pesos por pessoa.
- Pegue o carro alugado no aeroporto quando voltarmos de Edzná, estacione no hotel e passe a tarde em Campeche.
- Amanhã, vá direto daqui para Calakmul, saindo logo pela manhã.
- Chegue a Calakmul ao meio-dia e faça a visita à tarde em Calakmul.
- Durma no Hotel Puerta Calakmul
- No dia seguinte, visite Balamkú e adicione ao nosso itinerário as visitas a Chicanná, Becán e Xpuhil (que adicionamos após ter ganho meio dia na viagem), a caminho de Laguna Bacalar.

Atualização após a viagem: Temos que dizer que, uma vez que a viagem foi feita, nossa primeira opção de rota, mudar a estrada de acesso a Calakmul a partir de Campeche, era completamente viável em alguns momentos, embora seja verdade que havíamos chegado ao hotel Portão de Calakmul no meio da tarde.
Da mesma forma, queremos destacar que, com essa mudança, ganhamos muito, tanto em termos de tempo quanto de segurança, além da possibilidade de visitar Chicanná, Becán e Xpuhil, três dos locais mais incríveis da viagem ao México de graça.

E assim, com o planejamento dos dias seguintes um pouco modificado, além de alguns sítios arqueológicos adicionados à rota, seguimos para Edzná às 9h, com um motorista particular, que nos esperará durante a visita e depois Ele nos levará ao aeroporto para pegar o carro alugado no México.

Como ir de Campeche a Edzná

- Transporte público: chegar a Edzná com transporte público não é impossível, mas não é fácil. Existem pequenas combinações que são tiradas na rua Chihuahua e passam a cada 30 minutos, mas pelo que elas nos dizem, elas não deixam você na porta do sítio arqueológico de Edzná e não têm um horário fixo.
- Transporte particular: contratamos você diretamente com a agência ao lado do Francis Drake Hotel, por 350 pesos por pessoa e inclui transporte de ida e volta mais 2 horas de espera (tempo negociável) pela visita. No nosso caso, ter que pegar o carro no aeroporto, a 6 km de Campeche, nos deixará diretamente lá.
- Tour com agência: todas as agências da cidade fazem esse passeio para visitar Edzná em Campeche. Pelo que pudemos ver, os preços estão em torno de 850 pesos por pessoa e incluem transporte e guia no local.
- Aluguel de carro: a maneira que teríamos escolhido se já tivéssemos o carro. Embora pudéssemos ter adiantado o horário de saída para esta manhã, isso significaria chegar a Edzná mais tarde, quando houver mais pessoas e perder a possibilidade de passar a tarde inteira em Campeche, por isso preferimos fazê-lo da maneira que discutimos acima.

Depois de um passeio tranquilo, rodeado de verde, conversando com o motorista sobre a rota planejada, além de receber ótimos conselhos para a região, chegamos a Edzná quando são 10 da manhã, hora perfeita para começar visite Edzná em Campeche, indo direto para as bilheterias onde pagamos 55 pesos por pessoa

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao México

- 10 lugares essenciais para visitar no México
- 10 dicas essenciais para viajar para o México
- Melhor seguro de viagem para o México
- Segurança no México

Dicas para visitar Edzná em Campeche

- O horário de visita a Edzná é das 8 às 17 horas e a taxa de entrada é de 55 pesos por pessoa.
- Depois de passar na bilheteria, você tem alguns banheiros nos quais há uma pequena máquina. Lá você pode comprar lanches e água, embora normalmente pelo que eles nos dizem, por problemas elétricos não funcionar, por isso aconselhamos que traga água, pois no sítio arqueológico não há muitos lugares com sombra.
- Alguns metros depois da bilheteria, você encontrará um painel de informações com dois sinais. Um que vira à esquerda e coloca complexo arqueológico e outro caminho à direita, o que leva diretamente a A Feiticeira. O último é um monte de terra, sob o qual existe uma estrutura piramidal, vista da estrada de acesso a Edzná, mas que não é explorada, de modo que apenas uma montanha de areia é vista. Recomendamos que você vá diretamente ao complexo arqueológico para começar a visitar Edzná.
- Embora possa parecer pouco tempo, você pode visite Edzná em Campeche em cerca de 2 horas, com tranquilidade, fazendo paradas e fotografias.
- Se você está procurando a melhor perspectiva de Edzná, não esqueça de escalar as estruturas da Grande Acrópole. É a partir daí que você tem as melhores vistas de todo o sítio arqueológico.

Visite Edzná em Campeche

O que ver em Edzná

50 quilômetros a sudeste de Campeche é Edzná, o sítio arqueológico mais importante nessa área e outro ponto essencial para visitar no México.
Embora inicialmente em extensão possa parecer maior, a área que pode ser visitada é muito pequena, recomendando começar pela Grande Acrópole.

Visite Edzná de Campeche

Grande Acrópole


A praça principal ou a Grande Acrópole, que é a área mais interessante e impressionante, com 100 metros de largura e 160 metros de comprimento, em torno da qual estão localizados os principais edifícios do local.

Praça Principal de Edzná

Grande Acrópole Visite Edzná de Campeche

Nohochná

Essa enorme estrutura é a primeira vista quando você chega à Grande Acrópole de Edzná e acredita-se que ela tenha cumprido funções administrativas.
Segundo os estudos, diz-se que os bancos que podem ser vistos serviram para observar a partir daí as diferentes representações realizadas na Grande Acrópole.

Nohochná

Nohochná

Edifício de cinco andares

Sem dúvida, o edifício de cinco andares provavelmente será a principal razão para visite Edzná em Campeche, uma vez que é uma das estruturas mais impressionantes que você pode ver, não apenas nesta área do país, mas em todo o México.

Edifício de cinco andares

Com pouco mais de 30 metros de altura, essa é a estrutura mais alta do local, visível em muitos de seus pontos.
Uma escada alta, com 65 degraus, que atualmente não pode ser escalada, leva você pelos cinco níveis até o topo do edifício.

Edifício de cinco andares

As melhores vistas do edifício de cinco andares com estruturas quadradas e adjacentes.

Edifício de cinco andares

Pequena Acrópole


Na parte de trás, ao sul da Grande Acrópole, encontra-se a Pequena Acrópole, outra área menos restaurada que a anterior, na qual você pode ver várias estruturas interessantes.

Pequena Acrópole

Templo das máscaras

A estrutura mais interessante é o Templo das Máscaras, hoje coberto por uma espécie de palapa que a protege, na qual é possível ver várias gravuras incrivelmente esculpidas.

Templo das máscaras

Detalhes Templo das máscaras

Jogo de bola

Outro ponto interessante da Pequena Acrópole é o jogo de bola restaurado, localizado nesta área do site.

Jogo de bola

São 12 horas quando terminamos o visita a Edzná, indo diretamente para o aeroporto de Campeche, pois lá pegaremos nosso carro alugado no México, com o qual viajaremos a partir de agora em Campeche, Quintana Roo e Yucatán.
Chegamos ao aeroporto às 13h, fazendo um procedimento rápido e, especialmente, verificando muito bem o carro. Em 30 minutos, seguiremos para Campeche, para o Francis Drake Hotel, onde chegamos em 15 minutos e para onde deixamos o carro, que começará Seja nosso transporte a partir de amanhã.

Dicas para alugar um carro no México

Como já dissemos em várias ocasiões, alugar um carro para passear pelas cidades coloniais, que foi a primeira parte de nossa viagem ao México de graça, não é necessário nem recomendado.
Dado que as distâncias entre as cidades são bastante grandes e é muito mais confortável fazer essas transferências por transporte público, como fizemos na Cidade do México, San Miguel de Allende, Guanajuato, Zacatecas e Guadalajara, acreditamos que a melhor opção Nesse caso, é optar pelo ônibus.
Para percorrer a área de Campeche, Quintana Roo e Yucatan, as coisas mudam um pouco, pois o transporte público não atinge muitos dos pontos de interesse da Rota Maia, ou quando o fazem, os horários não são muito amplos. É por isso que recomendamos que você alugue um carro no México para esta área.

- Verifique bem o carro no momento da coleta. É melhor saber que você não carrega nada de estranho por dentro ou que tem algum golpe não marcado no formulário que mais tarde lhe surpreenderá.
- Tire fotos do estado do carro no momento da coleta e entrega. Estes são essenciais para qualquer reclamação.
- Já lemos que no México é muito comum “alugadoSeu carro pela agência se alguém oferecer mais dinheiro. Dessa forma, quando você chega à agência, ela não tem carro ou é de categoria inferior.
Embora possa parecer impossível ou reportável, isso acontece. Reservamos com a Europcar e, pelo que vimos, eram as únicas 5 agências que respeitavam as reservas no aeroporto de Campeche. Tivemos muita sorte! Vimos vários casais que ficaram sem carros sem poder fazer nada ...
- Antes de sair para a estrada, tente ser claro sobre o percurso e verifique com antecedência como são as estradas. Você pode fazer isso diretamente nas acomodações, é algo rápido que permitirá que você fique mais silencioso e viaje pelas estradas mais adequadas.
- Em algumas rotas, como a de Campeche a Calakmul, não há gás ou serviços de fornecimento, por isso vale a pena levar algo no porta-malas, por precaução.
- Compramos principalmente nos supermercados Oxxo, que você pode encontrar na maioria das aldeias, e a verdade é que eles têm tudo a preços super apertados.
Além disso, existem muitos que funcionam 24 horas e, no total, você pode encontrar café por 20 pesos.

Primeiras compras na Oxxo

- No México, os badenes são muito comuns, muitos deles sem sinalização, por isso é melhor ir silenciosamente e respeitar as regras de trânsito.
- Existem até estradas onde há muitas rachaduras e motoristas que sabem que estão fazendo "eses"na estrada para evitá-los. Também é algo a ter em mente para evitar choques quando você vê que um carro parece circular na sua faixa na direção oposta, quando você está apenas evitando um pedaço de estrada em mau estado.
- A maioria das estradas que você percorrer está em muito bom estado, não se preocupe. Obviamente, a maioria é de estradas retas, portanto muitas vezes a atenção é perdida. Não diga adeus.
- Em muitas seções, os postos de gasolina não brilham por sua presença, lembre-se disso e tente levar o tanque cheio nessas seções ou, melhor ainda, nunca sair na estrada com pouca gasolina.
- Embora pareça óbvio, tente não deixar objetos de valor à vista.
- Tente evitar dirigir à noite. Não tanto por causa do perigo, mas por causa dos motoristas que ficam sem luzes, das pessoas que cruzam ... etc. Durante o dia, tudo parece mais claro e, portanto, mais seguro.
- Apesar do que eles dizem, dirigir no México não é perigoso. Você pode fazê-lo perfeitamente, sim, fazê-lo com bom senso, como em qualquer outro lugar, e levando em consideração algumas recomendações, como as que fornecemos nesta seção.
- No México, é incrível como as passagens de pedestres são respeitadas, além das travessias, pelos motoristas. Tente ser como eles e dirija com cautela. Além disso, algo que chamou nossa atenção é que a buzina geralmente não é tocada.

Alugue um carro em México

Já em Campeche e com meio dia de antecedência do itinerário planejado pelo México, a primeira coisa que fazemos é procurar um local para comer, decidindo hoje pelo Marganzo, outro dos restaurantes mais recomendados da cidade, onde pedimos um prato de polvo, um Pão Cazón, prato típico Campeche, cerveja, chaya e água de abacaxi, além de sobremesa e dois cafés por 633 pesos.

Pão de Cazón em Marganzo

Após a experiência, não podemos dizer nada mais do que este restaurante é altamente recomendado!

São três horas da tarde quando terminamos a refeição e iremos a Campeche e passearemos nas últimas horas aproveitando o resto da tarde para nos perdermos nas ruas da cidade desfrutando de momentos inesquecíveis, com os quais nos despedimos deste lugar incrível da melhor maneira.

Campeche

Calle 59 em Campeche

Campeche

No final da tarde, após esses momentos muito necessários em viagens longas, nas quais é infinitamente grato ter uma manhã ou tarde apenas para passear, nos aproximamos do calçadão, onde vivemos um pôr do sol único.

Calçadão de Campeche

Momentos únicos em Campeche

Após esse passeio, são oito horas da tarde. Após um belo pôr do sol em Campeche, retornamos à Calle 59 para jantar, decidindo no restaurante Scattola, onde pedimos algumas pizzas, água e sobremesa, além de cafés por 230 pesos.

E assim, com um jantar mais enérgico, nos despedimos de Campeche, um lugar ao qual certamente voltaremos e que nos deixou uma lembrança inesquecível.

Dia 23: Visite Calakmul em Campeche

Pin
Send
Share
Send