As melhores praias de Tulum

Pin
Send
Share
Send

Dia 37: Melhores praias de Tulum: Xpuha e Xcacel

Hoje iremos a alguns dos melhores praias de Tulum, desde que chegou a hora de se despedir deste lugar incrível e começar uma nova etapa, que também será a última, na viagem ao México em 45 dias e não queremos perder a oportunidade de conhecer alguns dos paraísos que nos cercam.

Ontem estivemos em Playa Paraíso e Playa Pescadores, depois de visitar as ruínas de Tulum e a verdade é que podemos confirmar que, para nós, foram duas das melhores praias que vimos até agora em nossas viagens.


Embora tenhamos um dia tranquilo, isso não significa que não acordemos cedo, por isso, quando são oito horas da manhã, já estamos na sala de café da manhã do Ginger Hotel, nossa acomodação em Tulum atualmente, onde nos carregamos de energia por minutos antes das 9, pegue nosso carro alugado no México e comece o passeio por algumas das melhores praias de Tulum, que hoje nos levará a Xcacel e Xpuha.

Como dissemos ontem, a decisão de visitar essas praias veio diretamente das recomendações que eles nos deram pelo Instagram, que destacou esses dois lugares como algumas das melhores praias de Tulum, além de não estar superlotado Devido à sua localização.

Já no carro, começamos o primeiro trecho da rota hoje em direção a Xcacel, a primeira das praias que visitaremos, a 18 quilômetros de Tulum e onde chegamos depois das 9 da manhã.

Xcacel Beach, uma das melhores praias de Tulum

Entendemos que não é muito relevante explicar o que fizemos na praia de Xcacel, portanto, além de algumas fotografias para que você possa ver como é a praia, deixamos algumas dicas e informações para que você possa desfrutar de uma das melhores praias do México.

Xcacel Beach, uma das melhores praias de Tulum

Dicas para visitar a praia de Xcacel


- Você deve ter em mente que o Xcacel é uma reserva natural, uma praia virgem, portanto não há serviços. É necessário levar água, refrigerante ou comida se você planeja passar várias horas, pois, como dizemos, não há serviços. Lembre-se, leve tudo o que você trouxe. Tente que apenas suas pegadas permaneçam na areia.
- Bem em frente ao estacionamento de areia, há uma espécie de palapa onde você encontra os banheiros, onde também pode trocar de roupa.
- Como você pode imaginar, em um lugar como esse, você deve seguir certas regras, como não fumar, não deixar lixo ou ter cuidado com a fauna ao redor.
- A área de acesso é por um caminho de areia, a cerca de 300 metros, após o qual você chega a um estande onde é informado das regras a seguir na praia.
- Na praia de Xcacel, não há taxa fixa para entrar. Você apenas tem que pagar a vontade no estande de entrada e normalmente, pelo que nos disseram, geralmente é de 20 a 50 pesos por pessoa.
- O horário da Reserva Natural de Xcacel é das 9h às 17h.
- A praia de Xcacel é muito longa. Recomendamos que você a visite, pois é uma experiência única e, dependendo da área, a areia e a água e as perspectivas mudam completamente.
Normalmente, na área norte, geralmente há uma bandeira amarela, por isso é a mais recomendada se você deseja tomar banho, além de ser uma área bonita para passar algum tempo apreciando as vistas.

Praia de Xcacel. México

Xcacel

A parte central da praia geralmente tem uma bandeira vermelha, então você deve ter muito cuidado e não é recomendável tomar banho, pelo menos logo de manhã.

Praia de Xcacel

A área mais ao sul também possui uma bandeira amarela em geral, por isso também pode ser uma boa área para tomar banho e aproveitar o sol e as vistas.

Reserva Natural de Xcacel

Uma boa opção para se certificar é perguntar no balcão de entrada sobre o estado do mar. Eles dirão em quais áreas é mais seguro tomar banho.
Se as condições coincidem com as nossas, depois de percorrer completamente a praia, a verdade é que temos que dizer que a área que mais gostamos é a ponta norte, na qual praticamente não há ninguém, já que poucas pessoas que chega a essa praia, não chega mais a essa área.

Xcacel

- Nesta reserva também há o Xcacelito Cenote, que muitas pessoas visitam próximo à praia. Fizemos isso e a verdade é que, apesar de pequena, é interessante, por isso pode ser um bom complemento para a visita à praia.
O horário é das 10h às 16h, mas recomendamos que você venha logo se quiser nadar praticamente sozinho na área.

Xcacelito Cenote

- Para chegar ao Cenote Xcacelito, você pode ir pela mesma praia e acessar por um caminho ou fazê-lo na área de estacionamento.
Recomendamos o acesso direto a partir do estacionamento, pois você terá a oportunidade de percorrer um caminho bonito, cercado por palmeiras, no qual, em algumas seções, você tem vistas únicas do mar.

Trilha Xcacelito Cenote

Trilha Xcacelito Cenote

Trilha Xcacelito Cenote

- E por último mas não menos importante, mas pelo contrário: aproveite! Xcacel Beach é uma das maravilhas do país e um dos lugares essenciais para visitar no México, que temos certeza, não irá decepcioná-lo.

São 12 da manhã quando saímos da praia de Xcacel, depois de algumas horas desfrutando de um ambiente único, o que nos proporcionou vistas únicas de cartões postais e outro dos lugares em que não nos importamos de passar alguns dias, embora você não consiga durante a noite dentro.

A próxima parada hoje será em outra das melhores praias de Tulum e não é outro senão Xpuha, a apenas 18 quilômetros de Xcacel, onde chegamos alguns minutos depois das 12 horas.

Xpuha Beach, outra das melhores praias da Riviera Maya

Como fizemos em Xcacel, acreditamos que é melhor deixar algumas fotografias, além de conselhos e informações, para que sua visita à praia de Xpuha seja tão incrível quanto foi para nós.

Praia de Xpuha

Dicas para visitar Xpuha Beach


- Lembre-se de que existem várias entradas na praia de Xpuha, algumas delas privadas, que pertencem às diferentes acomodações e restaurantes da praia.
Isso não o impede de acessar a praia pública e, para isso, você deve procurar a segunda entrada vinda de Tulum, onde verá que há uma pequena placa que indica Praia de Xpuha.
Depois de percorrer 50 metros, você encontrará uma pequena placa informando que a entrada custa 30 pesos e você pagará um pouco mais tarde, em um pequeno estande, após o qual você poderá estacionar diretamente na estrada de terra de acesso, pois não há estacionamento adequado disse.
- Depois de acessar a praia, você verá que Xpuha tem duas partes, por assim dizer. Ao entrar no lado direito, você encontrará restaurantes diferentes, que tornam esta área mais animado, às vezes com música e onde você pode alugar espreguiçadeiras por cerca de 100 pesos aproximadamente o dia todo.

Área de restaurante na praia de Xpuha

- A parte da esquerda é muito mais silenciosa, com apenas um recurso que, se você passar por ela, encontra uma área onde praticamente não há ninguém. A cor da água é espetacular, a areia branca parece impossível e o lugar perfeito para relaxar na típica praia de cartão postal ou catálogo.

Praia de Xpuha

Praia de Xpuha

Praia de Xpuha

- Como também comentamos em Xcacel, em Xpuha, apesar de não ser uma reserva natural ou praia virgem, você deve ter cuidado com a fauna da região, além de não deixar lixo. São lugares incríveis, que a natureza nos dá e devemos tentar mantê-lo.

Praia de Xpuha

Xpuha, uma das melhores praias de Tulum

Depois de passar uma hora e meia em Xpuha, uma das melhores praias de Tulum, na área em que estávamos comentando é mais tranquila, decidimos levantar da toalha para percorrer a área mais movimentada, onde também pretendemos procurar algumas restaurante para comer.

Xpuha, uma das melhores praias de Tulum

Depois de analisar várias opções, decidimos pelo restaurante La Playa, onde pedimos alguns nachos com frango e algumas tacos de camarão, além de cerveja, refrigerante e café por 450 pesos.
A verdade é que não tem sido ruim, mas nem notável quanto a recomendação é essencial na área.

Comer em Xpuha

São três e meia da tarde quando dizemos que chegou a hora de deixar a praia de Xpuha, uma das mais belas praias de Tulúm e, embora com grande tristeza, começamos o caminho de volta ao estacionamento, enquanto desfrutamos dessa praia incrível que, como os anteriores que visitamos gratuitamente no México, eles se tornaram "nossos lugares no mundo".

Xpuha

Embora não tivéssemos planejado, nos foi recomendado visitar algum cenote nos arredores de Tulum, portanto, nesta área, decidimos pelo Cenote Cristalino, localizado a apenas 2 km daqui, onde chegamos em menos de 5 minutos, estacionando diretamente Na mesma porta.

Cenote Cristalino

O horário para este cenote é das 8h às 17h e a taxa de entrada é de 150 pesos por pessoa. O bilhete inclui o preço do estacionamento gratuito.

Cenote Cristalino

Sendo totalmente transparentes, devemos dizer que a visita a este cenote não foi muito notável e, embora as comparações sejam odiosas, não podemos evitar compará-las com os cenotes de Valladolid que visitamos há alguns dias e que, embora não tenham nada a ver como formações, Eles são realmente espetaculares.

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao México

- As 10 melhores excursões na Riviera Maya
- Os 10 lugares essenciais para ver na Riviera Maya
10 coisas essenciais para fazer em Cancun
- 10 lugares essenciais para visitar no México
- 10 dicas essenciais para viajar para o México
- Os 5 melhores passeios e excursões em Cancun
- Melhor seguro de viagem para o México
- Segurança no México

Aqui, embora a água seja completamente transparente, no nível fotográfico não é tão impressionante e também, quando encontramos pessoas suficientes, poder desfrutar de um banho não é tão experiência como foi nos anteriores.

Cenote Cristalino

Estamos aqui 45 minutos e, quando ainda não são cinco da tarde, decidimos terminar este dia em algumas das melhores praias de Tulum retornando ao Hotel Ginger, onde depois de tomar um banho e descansar um pouco, voltamos para nos despedir da cidade de Tulum, um dos lugares do México que temos que confessar, quanto mais conseguimos.

Depois de quase duas horas de caminhada pelas ruas, fomos jantar no restaurante italiano Il Boconccino, onde pedimos lombo de atum, além de um prato de macarrão, cerveja, refrigerante, sobremesa e dois cafés por 595 pesos.

E assim, com este jantar, nos despedimos de Tulum para iniciar uma nova e final etapa desta viagem ao México amanhã.

As melhores praias de Quintana Roo

Embora logicamente não tenhamos visitado uma parte mínima das praias nesta área do México, que visitamos, sem dúvida ficamos em Playa Paraíso, Xcacel e Xpuha.
Também acreditamos que eles são perfeitos para passar alguns dias no final da viagem. Se não partíssemos para Holbox, certamente teríamos escolhido essa área para encerrar nossa estadia no México.

Dia 38: Tulum - Como ir para Holbox, um paraíso no México

Pin
Send
Share
Send

Vídeo: O que fazer em Tulum - México: Ruínas Maias e as Praias do Caribe 4K (Abril 2024).