Visite o sítio arqueológico de Palenque

Pin
Send
Share
Send

Dia 19: Visite o sítio arqueológico de Palenque

Hoje é hora de visitar o sítio arqueológico de Palenque, começando assim um dos dias mais interessantes e intensos nesta viagem ao México em 45 dias e que sabemos, será mais uma das muitas cerejas dessa incrível viagem.
Depois do dia um tanto estranho de ontem, em que tive de ir a Palenque, saindo de San Cristóbal de las Casas, em uma jornada que nos levou praticamente o dia todo, hoje acordamos às 5 da manhã para poder trabalhar algumas horas e Desça até a sala de café da manhã do Hotel Chablis Palenque, nossa acomodação em Palenque hoje em dia, às 7 da manhã, que é a hora em que o café da manhã será iniciado.
Depois do café da manhã e nos carregando energia para visite o sítio arqueológico de Palenque, quando faltam alguns minutos para as 7:30, vamos à rotatória, ao lado da "cabeça maiaPegar um ônibus que nos leve em pesos às ruínas de Palenque.

Como ir ao sítio arqueológico de Palenque

Existem várias maneiras de visitar o sítio arqueológico de Palenque, um dos lugares essenciais para visitar no México.
- Coletivo: você pode pegá-lo na rotatória maia, em frente à estação de ônibus de Palenque. O preço é de 28 pesos por pessoa.
- Táxi: você pode pegá-lo no ponto da rodoviária. O preço é de 100 pesos por trajeto.
- Tour: em qualquer agência ou em seu próprio alojamento, você pode contratar um passeio que inclua transporte de ida e volta e bilhetes por 350 pesos. Para nós, o problema com esta opção é o pouco tempo que você tem para visitar o sítio arqueológico de Palenque, que geralmente não dura mais que 2-3 horas.

Rotunda Maia em Palenque

Nossa idéia inicial é optar pelo ônibus para chegar ao sítio arqueológico de Palenque, que, como mencionamos anteriormente, sai diretamente do posto verde que fica bem em frente à rotatória da cabeça maia, próximo à estação ADO.
Mas, como dizemos, essa foi a ideia, pois quando chegamos lá, eles nos dizem que o primeiro grupo acabou de passar e que o próximo acontecerá em 15 a 20 minutos. Além disso, há uma fila bastante importante de pessoas que vão vender suas peças para Palenque, por isso decidimos fazer uma mudança de planos e pegar um táxi, pois a diferença de preço nos compensa por uma questão de tempo e tranquilidade.
Chegamos à porta do sítio arqueológico de Palenque às 7h50 da manhã, onde o táxi para nas bilheterias e pagamos 32 pesos por pessoa, que é a entrada a ser paga no Parque Nacional e externa. na entrada do sítio arqueológico de Palenque, que pagaremos quando estivermos na bilheteria.
A 3 quilômetros e meio de distância fica a porta do sítio arqueológico, conhecida como entrada superior, e é o que recomendamos usar para a visita, pois dessa forma você pode começar a visitar o sítio arqueológico de Palenque de cima, vá descendo pelas diferentes estruturas e, no final, você chega à área do Museu, onde fica a entrada inferior e de onde você pode pegar um táxi ou ônibus para voltar a Palenque.

Uma vez aqui, vamos diretamente à bilheteria para pagar 70 pesos por pessoa, que é o valor da entrada no sítio arqueológico de Palenque. Nesta pequena praça, você tem vários restaurantes, lojas e todos os serviços de guia, entre os quais você encontrará muitas opções para escolher por cerca de 500 pesos para duas pessoas. Optamos por fazer a visita gratuitamente, pois temos informações suficientes e preferimos ir um pouco mais no nosso ritmo, para poder ficar mais calmo e tirar fotografias, embora acreditemos que essa opção seja muito válida, principalmente se você quiser conhecer a história e detalhes de um lugar tão incrível quanto este.

Entrada para o sítio arqueológico de Palenque

Dicas para visitar o sítio arqueológico de Palenque

- Como mencionamos antes, após nossa experiência, aconselhamos que você comece a visitar o sítio arqueológico de Palenque, que você escolhe entrar pela entrada superior, descer pelos diferentes grupos de estruturas e chegar ao final da área do Lagoas conhecidas como Banho da Rainha e de lá e depois de um trecho de trilhas, chegam ao Museu do Local.
- Mesmo que você venha de manhã cedo, algo altamente recomendado, lembre-se de que eles abrem às 8 da manhã, provavelmente você encontrará mais pessoas. O primeiro grupo de estruturas que você encontrará é o Templo das Inscrições. Se você deseja tirar algumas fotos sem pessoas ou visitá-las com tranquilidade, basta aguardar alguns minutos, pois as pessoas geralmente não se divertem e, após esse primeiro grupo de turistas em que entramos cedo, geralmente há um período de tempo em que Praticamente não há ninguém até a chegada dos grupos organizados.
Se você fizer isso, provavelmente poderá fazer o resto da visita apenas ao sítio arqueológico de Palenque. Estivemos quase 75% da rota completamente sozinhos, coincidindo apenas com muitas pessoas no Grupo das Cruzes, que é um dos lugares mais emblemáticos do local.


- Geralmente está muito quente e no recinto você não encontrará muitas sombras. É melhor usar chapéu e protetor.
- Lembre-se de que não existe local onde eles vendam água ou lanches, por isso é importante carregá-los na mochila.
- Enquanto estiver visitando, você verá que na maioria das trilhas principais existem pessoas que vendem artesanato. A verdade é que acreditamos que isso deve ser regularizado, é claro, mantendo essa opção, mas que estava em um compartimento habilitado para ela, fora do sítio arqueológico, pois entendemos que Palenque deve ser tratado como um museu ao ar livre e que eles têm vendedores entre as estruturas, acreditamos que isso não ajuda a visão geral de um lugar tão incrível.

Você compra ou não compra?

- Independentemente disso, caso opte por comprar algo, recomendamos que você pense antes pechinchar até a morte Com os vendedores. Se você chegar de manhã cedo, poderá ver como eles carregam com as caixas na parte de trás, com o material para vender, pelas trilhas. Acreditamos que eles merecem todo o peso pelo qual vendem seus artesanatos. Para nós, provavelmente são apenas alguns pesos, mas para eles você pode facilitar as coisas.
- Se você deseja contratar um guia, recomendamos que você o faça na entrada do sítio arqueológico. Os preços variam de um para outro, mas o normal seria 500 pesos por grupo.
O que pediríamos para você não pedir a uma criança que o guiasse no sítio arqueológico. Vimos muitas pessoas que aceitam a visita guiada para crianças, que cobram cerca de 100 pesos por duas pessoas. Sim, é mais barato, mas pense que essas crianças teriam que estar na escola e pagá-las para fazer guias a única coisa que incentivamos é que elas não vão à escola.
- Você encontrará as melhores vistas panorâmicas de Palenque a partir do Templo da Cruz Foliada, do Palácio e do Templo da Cruz. De todos eles, há vistas deslumbrantes sobre o sítio arqueológico.
- Embora inicialmente a subida a esses templos possa parecer muito complicada, se você se acalmar, é totalmente viável com um mínimo de esforço.
- Recomendamos que, no final da visita, entre no Museu do Site. Você pode viajar em cerca de 45 minutos e acreditamos que é o complemento perfeito para o sítio arqueológico de Palenque, além de poder ver algumas peças realmente interessantes.
- Mesmo em frente ao museu, embaixo de um pequeno estande, colete ônibus para retornar a Palenque por 20 pesos por pessoa, o que o deixará na estação ADO, ao lado da zona hoteleira de La Cañada.
- Lemos que a visita a sítio arqueológico de Palenque Isso pode ser feito em duas horas. Em nossa experiência, em duas horas não teríamos visto 50% das estruturas, por isso recomendamos que, se você quiser ver Palenque com um mínimo de dedicação, incluindo o museu, reserve de 4 a 5 horas. Garantimos que você não se arrependerá.
- Lembre-se de que, se você não tiver tantos dias quanto nós, uma opção é ir de ônibus noturno de San Cristóbal de las Casas, visitar Palenque pela manhã (4-5 horas) e pegar um ônibus para Campeche à tarde, para chegar lá à noite. Embora seja um chicote, isso permite que você veja mais lugares e faça as viagens à noite, aproveitando o tempo.
- E por último mas não menos importante, quando você encontrar seu canto Em Palenque, sente-se à sombra e aproveite o momento. É incrível como você pode sentir a natureza e a energia desse lugar incrível.

Sítio arqueológico de Palenque

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao México

- 10 lugares essenciais para visitar no México
- 10 dicas essenciais para viajar para o México
- Melhor seguro de viagem para o México
- Segurança no México

O que visitar no sítio arqueológico de Palenque. Grupo do Templo das Inscrições, o Palácio e o Grupo das Cruzes

Rodeado por selva, no coração do Parque Nacional, o impressionante sítio arqueológico de Palenque, uma cidade maia incrível da qual hoje apenas uma pequena parte dos mais de 20 quilômetros quadrados que a compõem pode ser visitada.

Templo do Grupo de Inscrições

Como mencionamos anteriormente, nossa recomendação é visitar o sítio arqueológico de Palenque a partir de seu acesso superior, de onde o primeiro grupo de estruturas que você encontrará é um dos mais importantes e incríveis de todo o site.

Templo da Caveira

Como se fosse uma linha no horizonte do tempo, a primeira das estruturas encontradas em Palenque é o Templo da Caveira, um nome que recebe como o local que abriga o relevo de uma caveira de veado.

Templo da Caveira

Templo XII Túmulo da rainha vermelha

O próximo templo importante que encontramos na linha dos templos é o Templo XII, onde foi encontrada a Tumba da Rainha Vermelha, um nome que recebe pela cor que tingiu o corpo da rainha e acredita-se, após muitos estudos, que Poderia ser a esposa de Pakal.

Templo XII Túmulo da rainha vermelha

Templo das Inscrições

A estrutura mais importante desse grupo é o Templo das Inscrições, além de ser o mais alto de Palenque e um dos símbolos, não apenas deste sítio arqueológico, mas de todo o mundo maia.

Templo das Inscrições

Com uma escada de 25 metros, é essa estrutura que destaca as cúpulas e as várias salas laterais e a inscrição, que dá nome à estrutura e explica em detalhes a história de Palenque.
Embora talvez o maior tesouro esteja a poucos metros abaixo de onde, depois de descer algumas escadas internas, você chega à sala onde foi encontrado o túmulo de Pakal, que hoje não pode ser acessado e que preserva o sarcófago em que estava enterrado, do qual você pode ver uma réplica em tamanho real no Site Museum e que na época também protegia a máscara fúnebre de Pakal, hoje no Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México.

O Palácio

Além de ser uma das principais estruturas de Palenque, o Palácio também é muito interessante pelas vistas que podem ser obtidas da parte que fica de frente para o Grupo de Inscrições do Templo.
Aconselhamos que, antes de começar a visitá-lo, gaste alguns minutos para sentar em um canto onde o sol não dá muito, para desfrutar de uma das vistas mais incríveis do sítio arqueológico de Palenque, onde você terá a seus pés o Templo das inscrições.

Vistas do Templo das Inscrições do Palácio

Notável é também a Torre do Palácio, atualmente restaurada e que se acredita ter sido usada pelos padres para ver como o sol estava se escondendo atrás do Templo das Inscrições.

Torre do Palácio

Na parte de trás do palácio, você pode ver o Pátio dos Cautivos, com relevos muito interessantes e um pouco além, no final da estrutura, outro pátio de onde você tem novamente, vistas únicas dos templos circundantes. a estrutura.

Pátio dos cativos

O Palácio

Grupo das Cruzes

Este grupo de três estruturas principais foi construído pelo filho de Pakal, após sua morte, com a firme intenção de servir como centro espiritual dos três deuses de Palenque.

Templo do Sol

Na parte ocidental da praça, o Templo do Sol é talvez o mais notável dos três por preservar uma crista praticamente intacta.

Templo do Sol. Grupo das Cruzes

Templo da Cruz

Esta é a maior estrutura do Grupo de Cruzes, na qual, depois de subir as escadas, além de vistas incríveis dos arredores, você pode ver cenas impressionantes gravadas na pedra Kan B'alam.

Templo da Cruz

Templo da Cruz Foliada

Para nós, o menos impressionante dos três, mas ao mesmo tempo, o mais atraente no nível visual, pois ainda está desenterrado e isso dá uma aparência incrível. Uma vez que as escadas íngremes são desenhadas, você pode ver várias inscrições, nas quais Pakal é visto com um quetzal na cabeça.

Templo da Cruz Foliada

Aconselhamo-lo a escalar os três, especialmente os dois primeiros, dos quais você tem algumas das melhores vistas da sítio arqueológico de Palenque. Embora as escadas sejam bastante íngremes, com calma é totalmente viável subir, mesmo sem estar fisicamente apto ou com vertigem, pois os degraus não são muito estreitos.

Vistas incríveis de Palenque a partir do Grupo das Cruzes

O que visitar no sítio arqueológico de Palenque. Acrópole Sul e Grupo Norte

Na parte sul do Grupo de Cruzes encontra-se este grupo de estruturas, em que muitas delas ainda estão sendo escavadas. Embora por localização possa ser mais lógico visitá-lo antes do grupo anterior, se a sua visita ao sítio arqueológico for de manhã, devido ao horário em que as pessoas acessam, acreditamos que é melhor que este seja o terceiro grupo da visita.

Trilhas do sítio arqueológico de Palenque

Acropolis South Group

Templo XVII

Neste templo, o mais notável é a impressionante escultura de Pakal que podemos encontrar na parte superior, da qual você pode ver o original no Site Museum.

Templo XVII

Templo XIX

Neste templo, há também outra das peças-chave de Palenque, uma plataforma impressionante onde podem ser vistos diferentes hieróglifos nos quais a história de Palenque é explicada.

Templo XIX

XX templo

Deste templo, atualmente em escavação, apenas seu exterior pode ser visto.

Templo XXI

No Templo XXI, um trono ornamentado de estátuas incríveis se destaca.

Grupo Norte Jogo de bola

O destaque no Grupo Norte é o jogo de bola, que tem uma perspectiva única à medida que você se aproxima do Grupo de Cruzes.

Grupo Norte Jogo de bola

O que visitar no sítio arqueológico de Palenque. Grupo Nordeste, Grupo C, Queen's Bath, Bats Group e Site Museum

Este é o último grupo de estruturas, no caminho para a saída mais baixa que você encontrará e talvez também o menos impressionante no nível "visual".
Embora no mapa que adicionamos abaixo, não exista um caminho que leve do jogo de bola ao Grupo Nordeste, ele existe e pode ser acessado perfeitamente um do outro, fazendo uma rota da porta superior para a inferior, sem retornar para passar por qualquer uma das estruturas já visitadas.

Sítio Arqueológico de Palenque

Grupo Nordeste

Grupo C

Este é o grupo de estruturas talvez menos restauradas em Palenque e nas quais você pode ver de maneira mais clara, como a vegetação foi feita com as diferentes estruturas, tornando-as próprias e criando paisagens que parecem outro mundo.

Grupo C

Banho da Rainha

O banho da rainha é um grupo de lagoas naturais, encontradas no meio do córrego Otolum.

Banho da Rainha

Grupo de Morcegos

Depois de atravessar uma área onde a vegetação parece cobrir tudo, você alcança uma área que foi usada como residência e é o Grupo de Morcegos, o último grupo de estruturas que pode ser visitado em Palenque, ao lado de Grupos 1 e 2, antes de chegar à estrada que leva ao Museu do Site depois de percorrer alguns metros.

Site Museum

Com horário das 9h às 16h30, de terça a domingo, e acesso gratuito, a visita ao Site Museum, acreditamos ser o complemento perfeito para o visita ao sítio arqueológico de Palenque.
Entre as peças mais notáveis ​​está a cópia exata do Sorcófago Pakal encontrado no Templo das Inscrições e hoje não pode ser visitada por sua preservação e reprodução da máscara fúnebre.

Sarcófago de Pakal

Máscara Pakal

São 12:30, ou seja, 4:30 horas após a nossa entrada no sítio arqueológico de Palenque, quando depois de desfrutar de uma visita única ao museu de Palenque, pegamos um ônibus em frente a ela, que por 28 pesos por pessoa nos leva de volta a Palenque, após uma visita única e incrível.

Chegando a hora, decidimos ir diretamente para o Café Jade, ao lado do Hotel Chablis Palenque, onde pedimos um prato de macarrão, guacamole, bolos cochinita, sucos naturais e dois cafés por 395 pesos que nos fazem sentir bem, além de estarmos bem. ótimo

Café Jade. Palenque

São duas e meia quando acabamos de comer e, sabendo que merecemos um descanso nesta viagem ao México de graça, vamos ao hotel onde desfrutamos de uma soneca que nos carrega energia, para sair às 5 novamente, Uma vez conhecendo Palenque, a cidade mágica.
De La Cañada, estamos a cerca de 700 metros do Zócalo, onde chegamos por um dos caminhantes da cidade e onde estamos praticamente uma hora curtindo suas ruas coloridas e sua atmosfera, embora tenhamos que dizer depois da experiência que, embora La Cañada é meio que Parque temático em que você encontrará apenas hotéis, mais ou menos grandes, e um restaurante ocasional, a cidade de Palenque, como tal, não há desculpa para ficar mais tempo do que a conta em Palenque; portanto, se você não tiver tempo para visitá-la, não se preocupe. Embora interessante, não acreditamos que seja essencial.

Palenque

Às 7 horas, estamos de volta ao La Canada, onde decidimos voltar ao Café Jade para esta época, fazer um lanche com dois sucos naturais e dois bolos e cafés por 260 pesos que nos servem para dizer adeus ao incrível dia de hoje no sítio arqueológico de Palenque.

Dia 20: Tour a Yaxchilán e Bonampak saindo de Palenque

Pin
Send
Share
Send