Fábrica de chá Nuwara Eliya

Pin
Send
Share
Send

Dia 9: NUWARA ELIYA

Sábado, 29 de junho de 2013

A ideia desde que planejamos essa viagem para Sri Lanka foi dedicar um dos dias em que estávamos a cidade de Nuwara Eliya para nos apresentar o incrível mundo do chá.
Lemos em muitos lugares inúmeras opiniões sobre as melhores fábricas de chá, onde pudemos ver todo o processo de fazer chá, mas, depois de muita pesquisa e pesquisa, optamos por fazer de nossa primeira visita a Mackwoods a melhor Fábrica de chá Nuwara Eliya e um dos mais conhecidos nas Highlands.
** Atualização 2018: Ismael nos diz que a fábrica foi renomeada como Dambro, embora no Google Maps possa ser encontrada com o nome Mackwoods. Muito obrigado pela informação Ismael!
Acordamos o alarme às 7 da manhã e, depois de um bom café da manhã no The Trevene Hotel com vista para o jardim, pedimos no mesmo hotel em Nuwara Eliya os preços que eles tinham para fazer a visita ao hotel. fábrica de chá e nos dá um preço de 4000 rúpias, adicionando uma parada em Ramboda Falls.


A verdade é que o vimos bastante exagerado, por isso decidimos ir ao centro e pedir um pouco de tuk tuk para ver o quanto essa mesma rota nos deixa.
E sabendo o preço do hotel, é sempre mais fácil pechinchar.
A idéia inicial, enquanto chegamos ao centro, é começar a regatear um itinerário completo, que inclui uma visita à fábrica de chá Mackwoods, continuar a Ramboda Falls, parar quantas vezes forem necessárias para ver os campos de chá e as catadoras chá e se tivermos tempo também pare em outra das fábricas mais conhecidas no a cidade de Nuwara Eliya, Chá de Pedro.
E de acordo com o preço que você nos dá, tente negociar também a jornada de amanhã de volta à estação de trem de Nanu Oya, de onde pegaremos outro trem que nos levará a Kandy.
E com essa idéia, encontramos o primeiro tuk tuk e não pensamos muito nisso, iniciamos negociações ...
Isso nos dá um preço inicial de 3500 rúpias para tudo e, embora ainda seja muito mais barato do que no hotel, tentamos negociar apenas a fábrica de chá Mackwoods e nos dá um preço de 1500 rúpias e, embora não inclua a cachoeira, o que não é essencial Para nós, não pensamos muito mais e aceitamos o acordo com um bom aperto de mão e um sorriso.
Aqui começa o nosso dia em turnê pelos campos de chá de a cidade de Nuwara Eliya.
Não dissemos que Nuwara Eliya o pronuncia "nurelia" e é uma das palavras que mais nos custou aprender em todos os nossos viajar pelo Sri Lanka e Maldivas.
Dito isto, continuamos com a turnê do dia.
Ao sair a cidade de Nuwara Eliya, entramos na Kandy Road, uma das estradas mais bonitas que já vimos.
Embora o clima esteja ruim e ao entrarmos na área das plantações de chá, notamos que o nevoeiro se torna uma constante em nossos dias, o verde inunda nosso dia novamente.


Paisagens de Nuwara Eliya

Fotos de Nuwara Eliya

Não vamos cansar de repetir isso Sri Lanka É um dos países mais verdes que já vimos. Não há área em que estivemos onde outra cor predomine.


Nuwara Eliya

À medida que a manhã avança e continuamos percorrendo a Kandy Road, fazendo várias paradas em pontos onde a paisagem toma soluços, temos o prazer de vir hoje com uma jaqueta e botas.
O frio entrou no nosso dia a dia e, pelo que vemos, não parece querer nos deixar!
Agora entendemos por que tínhamos lido tantas recomendações sobre o uso de roupas quentes nas Highlands.


Ainda estamos na Kandy Road ...

Quando viajamos por mais de 30 minutos, começamos a ver os primeiros sinais da fábrica de chá Mackwoods no meio dos campos de chá.


Primeiros sinais de que estamos nos aproximando dos Mackwoods !! Fábrica de chá Nuwara Eliya

Depois de um tempo, vemos à distância, a famosa fábrica de chá Mackwoods entre os campos de chá, que nos deixa de boca aberta.


Campos de chá Nuwara Eliya. Fábrica de chá Nuwara Eliya

A fábrica de chá Mackwoods à distância ... Nuwara Eliya Tea Factory

Não podemos negar que as paisagens nas Highlands são espetaculares.


Entre campos de chá. Fábrica de chá Nuwara Eliya

Estacionamos na área de estacionamento e o motorista do tuk tuk nos acompanha até a entrada, onde uma garota que nos guiará nas instalações da fábrica nos recebe.
Na fábrica de chá Mackwoods, não há taxa de entrada e a visita é gratuita, algo a considerar ao escolher uma fábrica onde você pode aprender sobre todo o processo de fabricação de "ouro do Sri Lanka".

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao Sri Lanka

- 10 lugares essenciais para visitar no Sri Lanka
- 10 dicas essenciais para viajar para o Sri Lanka

A primeira parte da visita é realizada fora do fábrica de chá, onde nos mostra várias plantas e onde podemos ver que apenas as três últimas folhas do ramo são usadas e que, de acordo com a variedade de chá, até a última é usada.
A partir daqui, vamos para a área interior, onde vemos o restante do processo, da secagem ao processo de embalagem.


Máquina de secagem de chá em Mackwoods. Fábrica de chá Nuwara Eliya

O cheiro dentro do Fábrica de chá Nuwara Eliya É incrível e muito mais para pessoas que gostam desta bebida.
Isso faz você querer ficar aqui para sempre!


Fábrica de chá Mackwoods. Fábrica de chá Nuwara Eliya

Embalagem de chá em Mackwoods. Fábrica de chá Nuwara Eliya

A visita dura cerca de 40 minutos ou mais e depois eles nos passam para a área da loja de chá, onde nos dão uma boa xícara de chá ... mmm ... ótimo !!


Apreciando Mackwoods Fábrica de chá Nuwara Eliya

A atmosfera e as vistas dos campos de chá nos fazem relaxar de tal maneira que, quando olhamos para o relógio, vemos que estamos aqui há quase uma hora!


Tomando chá no Mackwoods. Fábrica de chá Nuwara Eliya

O “ouro” do Sri Lanka… Fábrica de chá Nuwara Eliya

Chegou a hora de conhecer em primeira mão os campos de chá da fábrica de chá Mackwoods!
Vimos que muitos dos visitantes, a maioria deles vem em ônibus com excursões organizadas, ficam no mirante que fica logo à entrada da fábrica.


Vista para os campos de chá do ponto de vista dos Mackwoods. Fábrica de chá Nuwara Eliya

Não vamos negar que as vistas são muito boas daqui, mas queremos entrar nos campos e poder caminhar com mais tranquilidade, por isso pedimos permissão a uma garota da fábrica, que nos diz que podemos fazê-lo sem deixar um área que nos diz ... e dito e feito!


Entre campos de chá. Fábrica de chá Nuwara Eliya

O sol acabou de nascer um pouco, como se quisesse nos receber em nossa excursão particular pelos campos de chá das Terras Altas do Sri Lanka.


Desfrutando entre os campos de chá. Fábrica de chá Nuwara Eliya

Campos de chá em Mackwoods. Fábrica de chá Nuwara Eliya

Campos de chá Fábrica de chá Nuwara Eliya

Ao longo do caminho ou em Mackwoods, não vimos mulheres tomando chá e esse é um dos nossos objetivos hoje. Conversamos com o garoto tuk tuk para nos levar ainda mais longe. Fábrica de chá Nuwara Eliya Blue Bird para tentar vê-los em seus campos ou na estrada. Esperamos ter sorte!
Na negociação pelo novo preço, ele insiste em nos levar a uma cachoeira próxima, às Cataratas de Ramboda e como isso costuma acontecer conosco, embora neste momento a visita à cachoeira tenha passado ao fundo em nossas intenções hoje, sem saber como. ou por que, acabamos aceitando!
Ainda não temos certeza de como eles fazem isso, mas é muito claro que eles usam algum método psicológico que não conhecemos para nos fazer mudar de idéia tão rapidamente!
Para esta nova seção, concordamos em pagar 1000 rúpias a mais do que foi acordado no início e avisamos que pararemos quantas vezes forem necessárias ao longo do caminho, para continuar procurando por máquinas de colher chá do Sri Lanka.


Estrada de nevoeiro das Cataratas de Ramboda

Passamos pela fábrica de chá Blue Bird, para chegar à área de Ramboda Falls e para ter vistas mais próximas, o motorista nos faz entrar em um hotel, de onde, não podemos negar, temos uma perspectiva fantástica.


Ramboda Falls

Eles nos convidam a sentar e tomar uma bebida, que recusamos educadamente e pedimos que você nos leve de volta aos nossos tão esperados campos de chá.
Em várias paradas que fazemos para admirar a paisagem e tirar fotos, somos abordados por mulheres e crianças pedindo dinheiro, algo que não vimos até agora no Sri Lanka e que chama nossa atenção.
Nossa intuição é pensar que eles fazem isso porque, antes, alguém já passou por aqui e deu a eles, então isso faz com que essas crianças acreditem que esse método é a maneira mais rápida de conseguir esse dinheiro.
Por mais que isso nos custe, não damos esse dinheiro, sabendo que, se o fizermos, a única coisa que causaremos é continuar perguntando.
Nesses casos, sempre preferimos levar material escolar, medicamentos ... etc. que damos para um local onde sabemos que eles farão bom uso.
O garoto tuk tuk, ao longo do caminho, nos diz que temos muita sorte com o clima, mesmo que faça frio, pois até dois dias atrás chovia todos os dias quase sem parar.
Sem dúvida, estamos tendo muita sorte, embora ainda não tenhamos visto os extratores de chá.
Voltamos à Kandy Road, desta vez subindo novamente entre os infinitos campos de chá e na próxima parada, fazemos na fábrica Blue Bird, onde decidimos que não faremos a visita e apenas caminharemos pelos campos ao redor, embora já De longe, vemos que não há ninguém trabalhando.


Na fábrica de chá Blue Bird. Fábrica de chá Nuwara Eliya

Isso inicialmente cria um pouco de tristeza, porque já vemos que partiremos sem vê-los funcionar, como aconteceu com Mirissa com os pescadores que andavam de barco.
É claro que esse revés não impedirá que desfrutemos de nosso passeio particular pelos impressionantes campos de chá, que continuam a oferecer uma cor impressionante e um cheiro que nos embebedou desde que chegamos.


Entre os campos de chá da Blue Bird Factory. Fábrica de chá Nuwara Eliya

Campos de chá da fábrica de pássaros azuis. Fábrica de chá Nuwara Eliya

As paisagens, agora mais nítidas, são impressionantes e o cheiro de verde e chuva é incrível!
Uma das “lembranças” que tiraremos de Sri Lanka Será o cheiro inconfundível das Highlands.


Apreciando os incríveis campos de chá da Blue Bird Factory

O verde dos campos de chá da Blue Bird Factory

Ele tem que se despedir dos campos de chá da fábrica de pássaros azuis. Fábrica de chá Nuwara Eliya

A partir daqui, volta a a cidade de Nuwara Eliya onde dizemos ao tuk tuk para nos deixar diretamente no Grand Asian, onde comeremos novamente hoje!
Chegamos ao restaurante Nuwara Eliya pouco antes do meio dia. No final, passamos quase 5 horas na visita às fábricas e campos de chá e eles nos custaram Rs 2.500. Nós não vamos reclamar. Acreditamos que foi um bom preço, embora tenhamos que dizer que o garoto, apesar de insistir em querer ver os arrancadores de chá, não se esforçou muito para obtê-lo.
Estamos com fome, então pedimos 4 samosas, 2 naan de alho, thali chiken e um tandoori chiken mais água.


Apreciando o Grand Asian em Nuwara Eliya

A verdade é que hoje a comida não era tão boa quanto ontem, mas podemos dizer que é um dos melhores restaurantes de Nuwara Eliya. No final, pedimos café e chá, mas depois de esperar mais de meia hora e ver que eles não nos trouxeram, pedimos a conta diretamente.
Tudo por 1720 rúpias.
O garçom, vendo que pedimos a conta pelo atraso, nos traz café e chá no momento e nos diz que, por favor, não pague, que ele nos convida a casa para o atraso.
Se não podemos pedir mais nada a este país!
Quando nos despedimos do garoto tuk tuk, ele nos perguntou se íamos a outro lugar para ligar para ele e nos deu seu número de telefone.
Enquanto estávamos comendo, decidimos que não seríamos derrotados por cabeças-de-garrafa e que passaríamos a tarde procurando arrancadores de chá, mesmo que seja a última coisa que fazemos na cidade de Nuwara Eliya!
O que acontece é que queremos tentar outra pessoa, para ver se temos mais sorte e sair do hotel asiático, vemos um tuk tuk com um homem mais velho, que pedimos um preço para ir primeiro ao Fábrica de chá Nuwara Eliya O chá de Pedro (que outro garoto nos disse que nos cobraria Rs 600) e, acima de tudo, enfatizamos que queremos tentar ver as mulheres do chá.
Acreditamos que o motivo de nossa insistência não é muito claro quando em um dia normal é comum vê-los ... mas sabemos que hoje não é assim!
Nós visitamos Kandy Road, 2 fábricas de chá e nenhum sinal delas ... então algo acontece ...
Antes de cavalgar e meia barganha, damos a ele uma última oferta, 400 rúpias, se não conseguirmos vê-las, e pagaremos duas vezes se finalmente conseguirmos.
Lembre-se ... pegamos o que é preciso 😉 E com um aperto de mão, voltamos ao caminho dos campos de chá.
O dia parece durar e até um pouco de sol nasce, algo que apreciamos muito mais quando pensamos que as monções nos afetariam muito e as previsões dos últimos dias eram muito ruins.
Assim que chegamos à fábrica de chá do Pedro's Tea, na mesma entrada, eles nos dizem que as mulheres não trabalham hoje, choveu até 2 dias atrás e faz parte do fim de semana ... então nesta fábrica é impossível vê-las e o resto dos campos, eles vêem isso muito difícil.
Não vamos dizer qual o rosto que nos resta! E mais, quando perguntamos como eles o vêem amanhã domingo, antes de partir para Kandy e nos diz que amanhã é impossível domingo!
Se nosso rosto é um poema, nosso motorista é um filme. Acreditamos que, neste momento, ele tenha percebido que talvez, conosco, ele não tenha feito os negócios do mês.
Ele nos diz que vai subir a estrada para ver se temos sorte, mas se eles já nos disseram isso, ele acha difícil.
Ele pede a cada poucos metros para a população local que estamos atravessando e todo mundo diz a ele que não vamos encontrá-los, até encontrarmos alguns caras que entendemos pelos gestos, que dizem que um pouco mais alto, seguindo a estrada, existem alguns.
Nosso motorista não nos diz nada, mas de repente ele entra em uma estrada lamacenta onde o tuk tuk mal consegue subir e começamos a ficar presos. Ele ainda não diz nada para nós e se vira e pega a estrada novamente ...
Nós olhamos um para o outro, pensando que já perdemos a última chance, sabendo que amanhã eles não funcionam, foi hoje ou nunca. Sabemos que parece drástico, mas é um dos "objetivos" que tínhamos nas Highlands e a verdade é que isso nos deixou empolgados.
Pensando nisso, ele vira o tuk tuk de repente e começa outro caminho, cruzando os campos de chá.
Ficamos lamacentos de novo, ele se vira, olha para nós e nos diz que, se não nos importamos em caminhar, porque essa estrada é muito difícil de continuar com o tuk tuk. Mas em nenhum momento ele nos diz ou nos garante que veremos os arrancadores de chá.
Nós andamos 5 minutos entre os campos de chá e há ... pequenos pontos à distância, que são o primeiro e mais importante elo da cadeia de ouro de Sri Lanka. Eles são os Arrancadores de Chá do Sri Lanka!


Finalmente conseguimos ver os arrancadores de chá !!

Cores entre o verde dos campos de chá

Por um momento, fico animado. Parece bobagem, mas este é um dos momentos mais emocionantes do nosso viajar pelo Sri Lanka e Maldivas.


Arrancadores de chá

Detalhes dos arrancadores de chá

Deixamos nossas mochilas no chão e, depois de nos divertirmos, pedimos permissão para tirar fotos. Dada a declaração dele, entramos nos campos de chá ao nosso redor e os seguimos, incapazes de parar de olhá-los.

"
Mulheres tâmeis coletando chá nos campos de Nuwara Eliya

Essas mãos rápidas que selecionam as três principais folhas de chá e as colocam rapidamente nas cestas ou sacos que carregam na cabeça.


Imagens entre os campos de chá

Não há palavras para explicar o que estamos vendo. É uma daquelas experiências que você precisa ter uma vez na vida.


Fotografando arrancadores de chá

Detalhes dos arrancadores de chá
"
Arrancadores de chá para colher chá em Nuwara Eliya

Depois de um bom tempo, absorvidos pelo que temos à nossa frente, olhamos para o motorista e o vemos com um sorriso de orelha a orelha, olhando para nós.
Nós nos aproximamos dele e ele nos diz que está muito feliz, porque ele conseguiu o que pedimos e ele nos vê que estamos muito felizes.
Ele nos pede para tirar uma foto conosco e, é claro ... fazemos várias! M. Manualanthan se tornou mais uma daquelas pessoas em que pensaremos sempre que nos lembrarmos Sri Lanka.


Com o nosso amigo M. Manualanthan

Com o nosso amigo M. Manualanthan

Ele foi nosso "homem de sorte" em Nuwara Eliya.


Desfrutando de uma experiência inesquecível!

Neste momento, gostaríamos de fazer uma subseção. Qualquer um poderia pensar, inclusive nós, lendo esta parte da história, que essa alegria do motorista foi causada por termos dito a ele que o pagaríamos em dobro se encontrássemos as colhedoras de chá. Sem dúvida, sabemos que isso também o agradou, mas também é preciso dizer que a quantia não era para lançar foguetes.
E o que realmente nos garante que o interesse dele não era puramente econômico é que hoje, mais de um mês após a chegada da viagem, trocamos com ele várias fotos, cartões postais e cartas ...
Na vida, encontramos muitas pessoas, mas há quem faça isso de uma maneira especial. M. Manualanthan é um deles.
Vamos continuar com o diário de nossos dias em Nuwara Eliya ...

Depois de quase uma hora observando-os, dizemos ao nosso sortudo que ele pode nos retornar ao hotel Nuwara Eliya.


Imagens de arrancadores de chá

Arrancadores de chá em Nuwara Eliya

Hoje completamos o dia, mas antes de partirmos, nada podemos fazer senão virar a cabeça pela última vez ...


Arrancadores de chá em Nuwara Eliya

No caminho para o nosso hotel em Nuwara Eliya com M. Manualanthan

Na chegada ao hotel, pagamos o que foi acordado e damos uma boa dica, esperando que ele pague o esforço que você fez para encontrá-los e, acima de tudo, por nos ajudar a alcançar esse objetivo.
São quase cinco da tarde, então ficamos no salão do hotel de Nuwara Eliya, nos divertindo tomando chá e descansando, quando vemos um casal se aproximando de nós. Quando dizemos olá, ficamos surpresos e vemos que eles são o casal espanhol que estávamos no dia em que chegamos ao Sri Lanka no aeroporto.
Baixas que ocorrem na vida e nunca deixam de nos surpreender!
Eles se sentam conosco e trocamos opiniões sobre a viagem e alguns contatos que fizemos, desde que começaram no norte do país e nós no sul e acabamos de atravessar agora, nas magníficas Highlands, um ponto intermediário na maioria dos países. de itinerários por Sri Lanka.
Quando a fome começa a diminuir, decidimos descer para a cidade e em uma casa de câmbio ao lado do Milano, um restaurante Nuwara Eliya altamente recomendado, vemos que a rupia subiu para 168, então trocamos mais dinheiro e mais Ficamos calmos por mais alguns dias.
Enquanto aqui, decidimos ficar para o jantar e pedimos macarrão frito e um nasi goreng com água e coca-cola.
O restaurante está cheio de pessoas locais, algo que sempre nos dá boas vibrações, porque é um sinal de que é um bom lugar.
Enquanto esperamos para ser atendidos, fazemos contas sobre o dinheiro que precisaremos para o resto da viagem e sabendo que não haverá muitas opções de câmbio e aqui estava tudo bem, decidimos voltar para a casa de câmbio, para trocar um pouco mais de dinheiro .
Agora podemos jantar em paz!
A partir daqui, para não caminharmos até o hotel, tomamos um tuk tuk por 120 rúpias, como na noite passada, para evitar que tenhamos que escalar uma estrada que não é muito brilhante a essa hora da noite.
Chegamos ao The Trevene Hotel quando passamos um pouco das 21 horas e ficamos no lounge por um tempo, aproveitando o Wi-Fi gratuito em frente a uma xícara fumegante de chá ... respondendo a alguns e-mails, alcançando e acima de tudo sonhando ... sonhando ... com outro novo dia em Sri Lanka


Entre os campos de chá em Nuwara Eliya

Apreciando o melhor chá do mundo em Nuwara Eliya

Feliz entre os campos de chá em Nuwara Eliya

A melhor maneira de terminar o dia em Nuwara Eliya era vê-los ...
Dia 10
NUWARA ELIYA - KANDY

Pin
Send
Share
Send