DIÁRIO DA MOTOCICLETA EM BALI. PARTE II

DIA 5. UBUD E VULCÃO E LAGO BATUR. 80 KM

O objetivo de hoje é chegar à parte nordeste para visitar o maior lago de Bali, o Danu Batur. Depois de conhecer um pequeno grupo de espanhóis no café da manhã, partimos, e nossa primeira parada é o Gunung Kawi, um local de pedras esculpidas de até 8 metros, com uma espécie de cidadela esculpida em pedra, certamente interessante. Decidimos comprar alguns sarongues, porque em cada templo é necessário e, no final, o aluguel será mais caro.No meio do caminho nos aproximamos dos banhos de Tirta Empul, onde muitos devotos fazem suas orações sob um jato de água sagrado e cercado por peixes de até dois vãos! Depois de colocar um pouco de água em nossa cabeça, por meio do batismo, seguimos o caminho até o ponto de vista do lago e do vulcão Batur. As consequências da última grande erupção nos anos 60 ainda são observadas nas partes áridas da encosta. Um bom banho cai sobre nós, por isso comemos ao longo do caminho.

Voltando ao sol, voltamos a Ubud, atravessando quilômetros e quilômetros de lojas de artesanato e exposições. No último semáforo antes do nosso hotel, fomos parados por um policial para pedir uma licença internacional ... já sabíamos que teríamos que tirar vantagem de um policial, então estávamos bem preparados ... ou pensávamos que esquecíamos a licença no hotel! Felizmente, ele confiou em nós e vamos continuar (grátis).

DIA 6. UBUD - SANUR. 176 KM.

Nós sabíamos que seria um dia difícil, passear por toda a costa leste de Bali levaria nosso tempo. Mas antes de partirmos para a costa, temos uma parada obrigatória, o templo de Pura Besaki, a mãe de todos os templos erguidos na encosta do vulcão Agung, a mais alta de Bali com 3.142 metros. "Ok, é o templo mais importante, mas tanto para essa quantidade de pessoas?", Perguntamos ... Acontece que hoje em dia coincide com as celebrações mais importantes do ano, então, como uma delas me diz, temos sorte. Bem, sim e não: felizmente, porque podemos fazer parte de suas tradições, literalmente, e azar, porque é impossível visitar o templo tão lotado. O mesmo homem me convida a compartilhar as orações, me traz uma cesta com flores e incenso e me ensina o ritual:

1. Sentado de pernas cruzadas na frente e o sarongue cobrindo-os.
  2. As mãos são unidas na testa e são feitas três orações: a primeira e a segunda depois de passar um punhado de flores pela fumaça do incenso e colocá-las nas orelhas e entre os dedos. O terceiro sem nada. Em cada oração, você pensa na deusa e nos aspectos da sua vida que deseja ajudá-lo.
  3. Coloquei minhas mãos em uma tigela e despejei água benta, que bebo três vezes.
  4. Finalmente, de um prato com arroz em água benta, tomo alguns grãos que colo entre as sobrancelhas e o resto como. FIM

No caminho de baixo, contornamos o vulcão Agung, onipresente à nossa esquerda, até os banhos sagrados de Tirta Ganga, que nos lembram um pouco dos jardins de Alhambra. Praticamente na ponta mais a leste, pegamos a estrada costeira em direção a Sanur. Algumas horas se passaram e ainda há uma longa jornada, então só fazemos mais uma parada para ver as centenas de morcegos venerados no templo de Goa Lawah. Às 5 horas, estamos em Sanur, e o corpo pede um bom mergulho no mar ... como resistir?

DIA 7. SANUR - KUTA. 76 KM

Não seremos mais do que o necessário em Sanur, muito luxo para nós. Pegamos a mochila e, a caminho de Kuta, nos aproximamos do hotel para deixá-lo e ir com menos peso, e novamente para a estrada. Desta vez, será um pouco mais suave, só temos um templo para visitar, o Uluwatu, na saída mais ao sul da ilha. Ficamos poderosamente impressionados com figuras sinistras que vimos ao longo desses sete dias de travessia, lembrando-me dos monstros nas pinturas negras de Goya! Tiro uma foto no penhasco do templo e volto para Kuta, mas primeiro nado um pouco no mar, na praia Dreamland. Lety me avisou, tenha cuidado aqui que é difícil nadar ... e muito! Eu nunca estava em um mar mais perigoso! Com ondas consideráveis, muita correnteza, encostas que de repente o deixam flutuando e rochas ao fundo impossíveis de serem vistas ... O pior é para Lety, que nem queria ter conseguido entrar na água depois de deixá-la dar um pé, o golpe que levou Era para ter arrancado seu dedo! Olha, uma boa desculpa para descansar nos próximos dois dias ... SEM MOTOCICLETA!

ROTA DE INFORMAÇÃO ÚTIL POR BALI POR MOTOCICLETA

• Dia 5: Ingressos: Gunung Kawi: 15.000 IRP. Tirta Empul: 15.000 IRP. Mirador Batur: oficial 15.000 IRP, mas eles nos deixaram passar por 10.000 IRP, ambos por não terem trocado.
  • Dia 6: Ingressos: Besaki: 10.000 IRP (olho pedindo 15.000 IRP, mas no bilhete diz 10.000 IRP). Tirta Ganga: 10.000 IRP. Goa Lawah: 6.000 IRP. Alojamento: Mery Casa de família: 110.000 IRP.
  • Dia 7: Ingressos: Uluwatu: 20.000 IRP. Terra dos Sonhos: 5.000 IRP.

Geral: O aluguel de motos em Kuta foi atualizado para 40.000 IRP, mais 10.000 seguros para IRP. O litro de gasolina vai para 4.500 IRP no posto de gasolina e 5.000 IRP nas garrafas de rua. Em cada local de interesse, é normal pagar estacionamento por cerca de 2.000 IRP. Nos tempos em que queríamos pagar com grandes contas, eles nos deixaram de graça, porque não tinham troco. No total, eram 727 KM, para os quais gastamos 69.000 IRP em gasolina (9.500 IRP a 100)

Obtenha seu Seguro de viagem IATI com um 5% de desconto por ser um leitor do Backpacking for the World a partir deste link: //bit.ly/29OSvKt

LEIA A PRIMEIRA PARTE DA ROTA DE MOTOCICLETA POR BALI.

Se você planeja visitar Bali, talvez o nosso guia "Bali de Moto" possa ajudá-lo. Aqui deixamos o link para o nosso livro na Amazon: GUIA BALI DE MOTOCICLETA