NOSSA VIAGEM - INTERRAIL PARA OS BALCÃS: O RESUMO

Havia muito desejo que tínhamos que fazer esta viagem. Não exageramos se dissermos que durante anos entramos na cabeça, e essa é a idéia de visite os Balcãs Interrail seduz qualquer um!

Crescemos com os conflitos dessa área geográfica, sendo pequenos que vimos nas novas guerras que não entendemos e que, ainda hoje depois de saber mais sobre essa área, ainda não entendemos. Lety viu os "combatentes" passarem a toda velocidade e quebrando a barreira do som sobre o céu de seu povo, combatentes que, longe de colocar alguma sanidade, agitavam ainda mais o conflito.

Saiba mais sobre essa maneira de viajar com nosso Guia Interrail definitivo

"Nada de novo", pensaria o mais velho do lugar ... nada de novo para um território atingido por anos e anos de disputas, conflitos bélicos, desacordos religiosos, pobreza e sede.

Hoje ainda há nascer e pôr do sol, o jantar ainda está sendo preparado e servido em mesas com toalhas de malha, as crianças continuam a frequentar a escola e a vida circula sem parar, como um dos trens com os quais viajamos pelo coração dos Bálcãs. Mas nas memórias os anos de dor e sofrimento não foram apagados, nem nas fachadas dos edifícios comunistas, nem nos cemitérios em cujos túmulos se repetem certos anos, independentemente de o sobrenome do falecido terminar em Ov ou em IM.

Terra de balas, minas, lágrimas, desamparo, caráter rude, ombros largos e mãos bronzeadas. Terra de meio sorriso, cães amigáveis, sapatos quebrados e casacos grossos. Terra de nostalgia, de querer e não querer lembrar, de gente boa e atos hediondos. Terra de vergonha, de céu cinzento, mas também vermelho e azul ... e calor. De chá e café fumegantes, doces muito doces, comida rica, hospitalidade e verdade.

... Terra de meias luas, cruzes e estrelas ...

Foram quase dois meses que levamos para viajar grande parte da Península Balcânica. A viagem desta vez não foi um mergulho louco, sem cobrir o nariz e fechar os olhos, como poderíamos ter feito em outras ocasiões. Nós nos apresentamos pouco a pouco, passo a passo, até estarmos completamente cobertos por essa cultura maravilhosa.

Tudo começou em um carro, ou melhor, em uma estação: a de Gorizia. Lá encontramos Elisa através da BlaBlaCar e, no carro dela, cruzamos a primeira fronteira, a da Eslovênia, para descobrir um país imensamente bonito, com muito charme, mas do qual vimos muito pouco para ter uma ideia clara. Nós voltaremos.

A viagem continuou em um ônibus a caminho de Zagreb, coração puro, de onde começamos o passeio pela Croácia, surpresa após surpresa, com o nosso carro alugado "Bugabante".

Nesse ponto, a água já nos cobria até a cintura. Geralmente é a parte mais difícil da viagem, uma vez que o pelendengues A coisa está indo muito mais rápido. Isso aconteceu conosco em nosso próximo destino: Bósnia. Banheiro de realidade total! Nós gostamos e sentimos, abraçamos e ansiamos por isso.

E na Sérvia, encontramos outra parte, "a outra parte", que acabou derrubando o muro do nosso pensamento e penetrando diretamente na alma.

Em um trem na estação de Belgrado, arrumamos nossa cama para nos aconchegar e dormir com um empurrão e, assim, cruzamos a fronteira com Montenegro, nosso próximo destino, a maior surpresa da viagem. Não é a capital, da qual não tiramos muito dinheiro (duvidamos que haja muito mais suco naquela cidade), mas a costa incrível.

Do relaxamento, passamos à loucura autêntica ... ou melhor, à loucura autêntica, na Albânia. Voltaremos, então estamos ...

E da loucura, voltando a relaxar, neste caso, foram as águas de um lago, a de Ohrid, na Macedônia, que ajudou. Chegamos à estação de Skopje, a cidade pela metade, em um trem meio desfeito, atravessando o coração deste país indecifrável.

Nosso próximo salto foi a Bulgária, um grande país, que pudemos descobrir através de sua capital, Sofia. Aqui, em um dia cinzento e chuvoso, encontramos a mulher que quase não tinha nada e, no entanto, parecia ter tudo. O sorriso dele a traiu.

A viagem estava chegando ao fim, os Bálcãs haviam nos passado um período muito intenso. Nesse ponto, decidimos seguir para o norte e dar uma boa conta de três das cidades mais visitadas da Europa Central: Budapeste, Praga e Bratislava antes de encerrar nosso inter-trilho nos Balcãs.

... Uma viagem completa ...