GUIA DEFINITIVO DE VOLTA NO SUDESTE DA ÁSIA

Pin
Send
Share
Send

Uma das coisas que mais chamou nossa atenção em nossas primeiras viagens à Ásia foi o quão difundida é a cultura de barganha. Não é que, para comprar uma alface, você tenha que barganhar (isso também!), Mas que praticamente todos os preços dos serviços de que o turista precisa são suscetíveis de serem barganhados. No começo, pode ser um pouco difícil entender os preços reais das coisas ou que merecem ser pechinchados e não ... mas quando você entra na rotina, verá que ela sai sozinha.

Em seguida, deixaremos um guia da negociação, com as chaves de como fazê-lo e os métodos a não serem enganados a cada dois a três

| O RETORNO É NORMAL

No Sudeste Asiático e na China, não é segredo que a negociação é usada; portanto, o vendedor presumirá que você a conhece e que negociará, e é por isso que ele lhe dirá um preço inicial muito mais alto do que o objeto vale. / serviço em questão (e tenha cuidado com os turistas que picam e pagam!). A partir daí, você dará o seu preço, o vendedor abaixará um pouco o preço inicial, você aumentará o seu, ele abaixará mais, você aumentará e assim por diante até encontrar um ponto de acordo que satisfaça a vocês dois.

| EXIT PRICE vs FINAL PRICE

Você precisa saber que, em geral, é possível obter o que deseja pelo menos 50% do que eles estavam pedindo no início, e digo pelo menos porque, em alguns casos, como no Mercado da Seda de Pequim, os preços iniciais geralmente Seja tão alto que, depois de pechinchar, você pode obter um desconto de 90% !!!

| RETORNO SIM, RETORNO NÃO

É verdade que quase tudo pode ser perturbado, mas geralmente em restaurantes com menus ou comida de rua, você tem preços fixos. É claro que em locais super turísticos (por exemplo, Angkor) os preços para comer são abusivos; portanto, sempre com muito tato e um sorriso no rosto, você pode tentar obter algum desconto. Mas a velha senhora que pede 1 euro para um pad thai não parece muito ética!

| NÃO PERCA, SEJA APENAS

Ok, é verdade que eles apenas pediram muito dessa camisa, mas você também não pode oferecer 10 centavos a ele! Você precisa ser objetivo e não propor preços impossíveis, o que também pode ofender o vendedor. Se você acha que é € 3, inicie o lance por € 2 e assim por diante até um preço justo

| NÃO SEJA UM RISCO, NÃO SEJA PIECED

Vimos turistas brigando com os habitantes locais por 5 centavos, sério! Não há problema em tentar obter bons preços, mas lembre-se de que não se trata de ganhar e humilhar ninguém. 5 centavos são realmente tão importantes?

| Informe-se

Você já viu esse colar e acha que ficaria ótimo no seu pescoço? Bom! Mas não seja impulsivo. Você sabe quanto isso pode custar? E quanto você está disposto a pagar? Descubra antes em outras lojas testando preços e comparando-os para ter uma idéia. Sorria sempre, seja gentil e educado antes, durante e após a venda.

| GANHE O VENDEDOR

Aprenda a dizer "muito caro" no idioma local, o vendedor rirá e será mais amigável quando se trata de pechinchar. Tente perguntar a ele algo pessoal, qual é o nome dele ou quantos anos ele tem, se diferencie do resto dos compradores para que ele faça um desconto especial.

| SEJA TEATRO

Já sabemos que mentiras não são boas, mas, neste caso, são mentirosos sem um espinho ruim. 😉 Se o vendedor lhe indicar um preço que não o convence, diga a eles que o ofereceram em outra loja ... provavelmente o vendedor irá pedir para você ir para a outra loja, mas quando você começar, ele ligará para você negociar novamente ... e com preços melhores!

Outra mentira inocente é que, se você tem sacolas de compras e elas perguntam quanto você pagou por isso ou aquilo, você diz a eles um preço um pouco mais baixo (nem exagero, elas não são estúpidas): elas pedem para você testar que tipo de barganha eles têm. frente!

| TORNE-SE INTERESSADO

A última coisa que você precisa fazer é mostrar que deseja esse colar como um louco! Pelo contrário, finja que o colar não existe: pergunte quanto aqueles brincos que não lhe interessam e quando o vendedor lhe indicar um preço que certamente será alto, você faz como se fosse sair dizendo que seu orçamento não atinge tanto. Antes de sair, pergunte o preço do colar que realmente lhe interessa ... o vendedor lhe dará um preço mais baixo do que o que ele diria desde o início, porque ele está interessado em permanecer na loja como um potencial comprador ... e é aí que você começa a pechinchar.

| É PARA UM PRESENTE

Quando você pechinchar e o preço inicial for muito alto, solte o colar e diga que é um presente e que você não pagará muito, pois não sabe se o destinatário vai gostar ou não.

| Definir um preço de saída e um final em sua cabeça

Quanto você quer pagar R $ 2? Comece a pechinchar pela metade, ofereça $ 1 e vá aumentando a oferta pouco a pouco ...

| ESTEJA PRONTO

Se você definiu US $ 2 como o preço final e o preço inicial que o vendedor lhe dá é de apenas US $ 2, não fique satisfeito ... se algo estiver claro, o vendedor NUNCA perderá dinheiro com você e se ele oferecer algo por US $ 2 é que você pode obtê-lo por US $ 1 e custou até US $ 0,5!

| SEJA PACIENTE

Em alguns casos, o vendedor fica zangado (isso acontece quase sempre), ele até te trata mal ou diz que você é louco, não perde a paciência: ele não tem nada contra você, é o jeito dele de agir. Se você não aguenta o “teatro”, saia calmamente, verá que o vendedor o seguirá e provavelmente se acalmará ou ignorará diretamente a espera de alguém chegar antes que você.

| COMPRAR PRIMEIRO OU ÚLTIMO MINUTO

Pode parecer bobagem, mas se você for cedo, o vendedor estará mais disposto a pechinchar porque ele quer garantir vendas (até ouvimos a teoria de que se você é o primeiro cliente, ele desejará vender se ou por problemas de superstição). E se você for no último minuto, será ainda mais, pois será uma das últimas ocasiões do dia a inflar dinheiro!

| REGATEA COM A MOEDA LOCAL

Esqueça euros e dólares, a moeda local para você é mais lucrativa!

| VER

Se você atingiu o limite que deseja pagar e o vendedor não acessa sua oferta, vá. Muitas vezes o vendedor liga para você quando você sai da loja e aceita sua última oferta. E se ele não fizer isso, talvez o dinheiro que você realmente ofereça seja pouco ...

Esperamos que nossoguia de barganha foi útil para você

Obtenha seu Seguro de viagem IATI com um 5% de desconto por ser um leitor do Backpacking for the World a partir deste link: //bit.ly/29OSvKt

Pin
Send
Share
Send