Como reivindicar um voo atrasado ou cancelado?

Pin
Send
Share
Send

Como reivindicar um voo atrasado ou cancelado? Essa é uma das perguntas que você mais faz, especialmente agora que a temporada de festas se aproxima e que, com ela, começam os medos sobre possíveis atrasos nos vôos, cancelamentos ou a tão temida reserva em excesso.
Seria preferível que as férias fluissem sem problemas, mas sabemos que cancelamentos e atrasos estão na ordem do dia e nós, os usuários, muitas vezes por não conhecer nossos direitos, acabamos não reivindicando um voo cancelado ou atrasado e, por Portanto, perdemos a compensação a que podemos ter direito após essas situações que nos perturbam muito.

E nós dizemos por experiência própria. Quando viajamos para a Grécia, o vôo foi adiado por mais de três horas e, como desconhecíamos nossos direitos, acabamos chegando mais tarde ao nosso destino e sem compensação.

Como reivindicar um voo atrasado ou cancelado

Reivindicações de voo

Se você estiver em uma situação semelhante, a primeira coisa que você deve ter em mente é que, como usuário e cliente de uma companhia aérea, você tem seus direitos, não importa o quanto eles não desejem deixá-los claros ou lhe dizem que você não pode reivindicar o atraso de um voo, Cancelamento ou overbooking. Não se esqueça que, conforme estabelecido pelo Regulamento Europeu, qualquer passageiro afetado por um voo com atraso de mais de 3 horas, um cancelamento notificado com menos de 14 dias ou um overbooking pode receber uma compensação entre 250 euros e 600 euros, independentemente do valor da passagem aérea.
Por exemplo, se você comprou uma passagem de baixo custo por 30 euros e chega com mais de 3 horas de atraso ao seu destino, também tem direito a uma compensação entre 250 e 600 euros, dependendo da distância da viagem do voo.
Sim, como você está pensando, em muitas das ocasiões em que você foi afetado, se você tivesse reivindicado, elas o compensariam!


Contamos mais detalhes sobre o que você pode ou não reivindicar, quem pode ajudá-lo e, acima de tudo, como reivindicar um voo atrasado, cancelado ou reservar em excesso.

O que posso reivindicar?

Prepare-se para se surpreender com o número de situações que você pode e deve reivindicar:
- Para solicitar essa compensação, o voo deve ter decolado na UE ou a companhia aérea que opera o voo deve ter sua sede na UE. E sim, na maioria dos casos, será assim, então você já tem uma parte muito importante a seu favor.
- Você tem direito a uma compensação pelo atraso do seu voo após três horas de atraso.
- Você tem direito a compensação pelo cancelamento quando o notificar com menos de 14 dias de antecedência.
- Você tem direito a uma indenização por excesso de reservas se a entrada no avião não for concedida sem o seu acordo.
- Você recebe entre 250 e 600 euros de compensação, dependendo da distância entre a origem e o destino.
- Lembre-se de que, após 2 horas de atraso, em um vôo de menos de 1500 quilômetros, a companhia aérea deverá fornecer comidas e bebidas gratuitas. Se o vôo estiver entre 1500 e 3500 quilômetros, o espaço de tempo será aumentado para 3 horas e se for mais de 3500 quilômetros para 4 horas.
- Se o atraso for superior a 5 horas, como passageiro, você pode optar por cancelar sua viagem. Nesse caso, a companhia aérea deve reembolsar o valor total da passagem ou oferecer um transporte alternativo.
- Além disso, você deve fornecer acomodação ou cobrir as despesas, além do transporte de / para o aeroporto, se o atraso for estendido até o dia seguinte. Se este for o seu caso, nunca saia do aeroporto sem ter uma cópia de toda a documentação, caso este serviço seja negado.
- E por último, mas não menos importante, lembre-se de que você pode reivindicar até voos dos últimos 5 anos. Faça memória e se você tiver a documentação, não perca!

O que não posso reivindicar?

Como mencionamos anteriormente, como passageiros temos direitos, mas há circunstâncias em que a companhia aérea não é responsável pelo incidente, portanto, não é necessário pagar nenhum tempo de compensação.
Detalhamos detalhadamente os casos em que você não poderá solicitar uma indenização por atraso, cancelamento ou overbooking: quando o atraso da chegada for inferior a 3 horas.
- Quando a companhia aérea notificar você sobre o cancelamento do voo com mais de 14 dias de antecedência.
- Se, por qualquer motivo, você não efetuou a cobrança dentro do prazo imposto pela companhia aérea.
- Se já se passaram mais de 5 anos desde o atraso, cancelamento ou overbooking do voo.
- Se você reservou o bilhete a uma tarifa especial, não disponível por diferentes motivos, para o público em geral e habitual.
- Se o atraso ou cancelamento do voo tiver sido causado por "Circunstância extraordinária", que não é de responsabilidade da empresa.

Compensação por atraso, cancelamento ou overbooking

Quais são as circunstâncias excepcionais pelas quais não posso pedir uma indemnização?

Embora enfatizemos que devemos reivindicar e que, como passageiros, temos nossos direitos, existem algumas circunstâncias não relacionadas à influência das companhias aéreas, para as quais, embora haja atrasos ou cancelamentos, não é necessário indenizá-lo.
Alguns exemplos desses "Circunstâncias extraordinárias" eles seriam:
- Greve dos controladores de tráfego aéreo.
- condições climáticas extremas.
- instabilidade política.
- riscos de segurança.
- Perturbação do tráfego aéreo devido a um desastre natural.
- Relâmpago durante o vôo anterior.
- Danos na turbina causados ​​por colisão com um pássaro.
- Falha no radar.
Apesar de tudo o que precede e, embora não deva ser assim, você deve observar os detalhes com uma lupa, pois as companhias aéreas normalmente tentam inventar essas desculpas para evitar indenização. Essa é uma das muitas razões pelas quais recomendamos deixar pedidos de atrasos, cancelamentos ou reservas em excesso nas mãos de profissionais, para que eles possam provar que a companhia aérea foi a única responsável pelo incidente.
Dessa forma, você garantirá a compensação e também evitará os esforços complicados e exaustivos, deixando-os nas mãos de verdadeiros especialistas.

Compensação por atraso de voo, cancelamento ou overbooking

Tendo já esclarecido o que você pode reivindicar e o que não, agora é o mais interessante: a compensação que você pode receber como passageiro.

- Se a distância do voo for de até 1500 quilômetros, a compensação por atraso, cancelamento ou overbooking é de 250 euros.
- Se a distância do voo for entre 1500 e 3500 quilómetros ou mais de 1500 quilómetros para voos intracomunitários, a compensação pelo atraso, cancelamento ou overbooking é de 400 euros.
- Se a distância do voo for superior a 3500 km, a compensação pelo cancelamento, atraso ou excesso de reserva é de 600 euros.

Compensação por atraso, cancelamento ou overbooking

Como reivindicar um voo atrasado, cancelado ou overbooking?

E agora que você conhece seus direitos, já sabe o que pode reivindicar e o dinheiro que lhe corresponde como compensação, com certeza está se perguntando, como reivindicar um voo atrasado, cancelado ou reservado em excesso?
Para esse processo, existem basicamente três opções reduzidas à reivindicação por conta própria, com um advogado ou com a ajuda de um especialista.
Como dissemos anteriormente, a opção mais segura e fácil é recorrer a especialistas como a Flightright, especialistas nesses processos, conhecedores de todos os processos de reclamação e das desculpas que as companhias aéreas oferecem para não indenizá-lo. Pense que eles lutarão por você contra qualquer recusa da companhia aérea e, se necessário, levará seu caso a tribunal.
Além disso, outra coisa importante é que eles só cobram suas comissões se receberem sua compensação. Se eles não entenderem, você não paga nada. Melhor impossível, você não acha?

Reivindicar pessoalmente ou através de advogados

A rota pessoal é provavelmente a primeira opção que você pensa quando encontra seu voo atrasado ou cancelado. Pensar que a alegação é apenas uma questão de entregar alguns documentos é uma crença comum e garantimos que não há mais nada além da realidade, além do fato de que as expectativas de sucesso neste caso são muito baixas.
Se, em vez disso, você optar por reclamar com a ajuda de um advogado, considere os honorários. Se você faz contas, seguros que podem acabar não compensando financeiramente, além do tempo em que você deve investir em papelada, reuniões ... etc.

Gerencie sua reivindicação de voo atrasada, cancelada ou em excesso com a Flightright

Como já mencionamos várias vezes ao longo do post, a Flightright é, sem dúvida, a maneira mais fácil de reivindicar sua compensação por atraso, cancelamento ou overbooking de voos. Eles vão lidar com toda a papelada, bem como se preocupar com seus direitos e obter sua compensação.

Gerencie a reivindicação de seu voo atrasado, cancelado ou reservado em excesso com a Flightright

Quanto me custará reivindicar minha compensação com a Flightright?

Depois de tudo o que dissemos, certamente você está pensando que, se deixar a reivindicação para os especialistas, isso não será gratuito. Na verdade, não é, mas o melhor é que a Flightright não cobra nada antecipadamente.
Quando eles recebem sua compensação, algo que acontece em 99% dos casos, eles pagam você imediatamente, subtraindo a comissão deles, que é 27% + IVA.
E se você não foi pago, eles também não.

Como faço a reivindicação com a Flightright?

1. Digite o site da Flightright.
2. Digite o número e a data do seu voo, e a calculadora Flightright informará qual é a compensação para você.
3. Se você confirmar a reivindicação, a Flightright começará com todas as etapas para cobrar sua compensação e, se necessário e sempre sob sua confirmação, levará seu caso a tribunal.
4. Se o seu caso estiver dentro de 99% das histórias de sucesso da Flightright, você receberá o valor da compensação, retendo uma comissão de 27% + IVA. E o melhor é que, se você não cobrar a compensação, não precisará pagar absolutamente nada, nem mesmo pela administração.

Gerencie sua reivindicação com a Flightright aqui

Que documentação eu preciso para solicitar uma indenização junto à companhia aérea?

Como você viu no ponto anterior, o processo de reivindicação com o Flightright é muito fácil. Apesar disso, é importante ter alguma documentação para poder fornecê-la, se necessário:
- Peça à companhia aérea que confirme e forneça um documento informando o motivo do atraso, cancelamento ou excesso de reservas.
- Importante: tire fotos, salvar cartões de embarque, comprovante de despesas, faturas, passagens ou qualquer outro tipo de documentação importante para comprovar a incidência no voo. Sabemos que após um atraso ou cancelamento é o que você menos deseja, mas lembre-se de que, graças a isso, você poderá reivindicar mais tarde.

Reivindicar voo com atraso, cancelamento ou overbooking

** Este artigo foi escrito como parte de uma colaboração com a Flightright, mas sempre com base em nossas experiências, com conteúdo original e sem que nenhuma marca tenha nos influenciado em nenhum caso.

Pin
Send
Share
Send

Vídeo: VOO ATRASADO ou CANCELADO O QUE FAZER (Pode 2024).