San Juan Chamula de San Cristóbal de las Casas

Pin
Send
Share
Send

Dia 17: San Juan Chamula de San Cristóbal de las Casas

Hoje é um dia muito especial. Hoje vamos visitar San Juan Chamula de San Cristóbal de las Casas, um dos lugares mais interessantes e mágicos nesta área do México, mas também um dos mais controversos, pois há pouca informação sobre esse local e nem sempre agradável para um tema puramente fotográfico, como veremos mais adiante .
É hora de acordar cedo, trabalhar um pouco, como de costume em nossa viagem ao México em 45 dias e quando são 7h30 para ir para a sala de café da manhã do Hotel Posada El Zaguán, que é nosso alojamento em San Cristóbal de las Casas, Depois de tomar um café da manhã completo, retorne às ruas de San Cristóbal de las Casas, que tantos momentos incríveis estão nos dando nos dias de hoje.

Embora o habitual seja vá para San Juan Chamula de San Cristóbal de las Casas com uma turnê contratada por uma agência, assim como fizemos ontem no Sumidero Canyon e Chiapa del Corzo, desta vez decidimos nos libertar. Embora o preço dos passeios seja muito pequeno, mais do que fazê-lo de graça, o problema é que eles não deixam muito tempo para você estar dentro da igreja, a principal razão pela qual vamos San Juan Chamula, então, depois de muitas avaliações, e embora em alguns momentos nos digam que não é claro, optamos por ir de graça e, assim, poder desfrutar e conhecer este lugar pelo tempo que precisarmos.
Outra opção mais confortável e segura é reservar esta excursão que também inclui a cidade de Zinacantán e na qual um guia em espanhol o buscará no hotel.

Como chegar a San Juan Chamula de San Cristóbal de las Casas

Existem várias opções para vá para San Juan Chamula de San Cristóbal de las Casas:
- Transporte público: a partir do mercado de San Cristóbal de las Casas, no terminal de ônibus de San Juan Chamula, os ônibus partem para a cidade que o deixa na área da igreja por 10 pesos em cerca de 30 a 45 minutos, dependendo da traficar Para retornar, você pode levá-lo novamente no mesmo ponto.
- Táxi: você pode levá-lo a qualquer lugar em San Cristóbal de las Casas por 80-100 pesos em cada sentido. Para voltar, você pode pegar um táxi novamente na Plaza Mayor, onde está localizado o Templo de San Juan.
- Tour organizado: 100% das agências fazem esse passeio, que também inclui uma visita ao Zinacat nas proximidades. O preço é de cerca de 150 pesos, dependendo da agência, dura aproximadamente 4 horas, saindo de manhã e retornando a San Cristóbal de las Casas ao meio-dia.

Nesta ocasião, como dissemos antes, iremos de graça, optando por ir de táxi, por 100 pesos. Optamos por fazer isso mais do que qualquer coisa para ganhar tempo e, portanto, poder estar em San Juan Chamula Primeira coisa de manhã e conheça mais sobre esse lugar pequeno e interessante.

San Juan Chamula de San Cristóbal de las Casas

O táxi, após 30 minutos de viagem em que dificilmente cruzamos qualquer outro carro, nos deixa na entrada de San Juan Chamula, a cerca de 200 metros do Templo de San Juan, então a primeira coisa que fazemos é nos aproximarmos do carro. Plaza Mayor, onde fica a igreja e onde, ao lado dela, vemos o posto turístico, onde você deve pagar 20 pesos por pessoa para acessar a igreja.


É neste momento que somos avisados ​​do que já sabíamos. Você não pode tirar fotos dentro da igreja, nem os mordomos (pessoas que acompanham os santos por um ano), nem as autoridades ou procissões. Embora depois de perguntar várias vezes, eles confirmem que podemos tirar todas as fotos panorâmicas que desejamos, sem nenhuma restrição.
Isso é algo que nos desaloja, já que lemos muitas opiniões de pessoas que explicam como tiraram a câmera, até a quebraram, para tirar fotos fora da igreja.
Vendo isso, preferimos não correr riscos e não tirar a câmera, optando por entrar no templo e dependendo de como vemos o ambiente, quando sairmos, veremos se tiramos uma foto ou optamos por tirar as imagens na retina.

Templo de San Juan San Juan Chamula

Assim que chegamos à entrada, entregamos nosso ingresso e imediatamente nos oferecemos um serviço de guia por 100 pesos, que, no momento, optamos por não levar para ter uma primeira impressão do interior sem nenhuma explicação ou empresa.
E assim, com expectativa, acessamos um dos lugares mais incríveis e impressionantes que já vimos.

Entrada para a igreja de San Juan Chamula

Temos um primeiro contato de quase 30 minutos, cercado por curandeiros e famílias que enchem a impressionante igreja de San Juan Bautista, cercado por copal, velas, folhas de pinheiro no chão e alguns rituais que não somos capazes de entender, mas que Eles nos pegam assim que chegam.
Após esse primeiro contato, decidimos sair em busca de um dos guias por quase 45 minutos, para entender com a mão e com suas explicações, um pouco mais tudo o que acontece ao nosso redor.
Terminada sua explicação e resposta a todas as nossas dúvidas, ele nos convida a circular livremente pela igreja, para podermos abordar e ver de perto todos os detalhes que ele tem nos explicado, agora sozinho.
Depois de perguntar várias vezes se, com isso, não vamos deixar os devotos desconfortáveis ​​e receber da parte deles a confirmação de que não há problema, desde que não tiremos fotos e façamos com educação, passamos quase mais uma hora no dentro para ver apenas tudo o que acontece ao nosso redor, agora com uma visão um pouco mais formada do que estamos vendo.

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao México

- 10 lugares essenciais para visitar no México
- 10 dicas essenciais para viajar para o México
- Melhor seguro de viagem para o México
- Segurança no México

Dicas para visitar o Templo de San Juan em San Juan Chamula

San Juan Chamula é, sem dúvida, conhecida em Chiapas e no mundo, por ser o local que abriga a Igreja de San Juan Bautista, a única no mundo onde você pode ver algumas práticas religiosas únicas, as quais nós o advertimos, não o fazem. Eles vão deixar você indiferente.
Para visitar o Templo de San Juan, várias coisas devem ser levadas em consideração. Recomendamos que você tenha o máximo de educação e respeito, além de entender que, como turistas, somos convidados do local e isso não é feito para que nos sintamos confortáveis. É por isso que também devemos tentar não julgar o que vemos, pois somos meros espectadores.
- É estritamente proibido tirar fotos dentro da igreja, nem mesmo focando em um lugar onde não há pessoas. Da mesma forma, você não pode tirar fotos das diferentes procissões que podem ocorrer ou dos mordomos, que são as pessoas que acompanham os santos durante o período de um ano.
- Esta proibição é rigorosa. Se você pular, pode ter problemas. Lembre-se disso antes de tirar a câmera ou o celular. É preferível ter uma experiência inesquecível, mas isso não é para algo que você fez de errado.
- A partir do momento em que você chegar em San Juan Chamula, se quiser aproveitar a experiência, recomendamos ter uma mente aberta, sem predisposição para julgar o que vê. Prevemos que dentro da igreja você verá sacrifícios de animais; portanto, você pode preferir não entrar ou ter uma imagem mais panorâmica na entrada, sem se aproximar dos fiéis e ver as imagens mais explicitamente.
- Embora quando você comprar sua passagem, eles dirão que, na cidade e fora da igreja, você pode tirar fotos panorâmicas, acreditamos que é preferível pedir permissão antes de tirar qualquer foto no exterior para as pessoas ao seu redor, por Se eles se sentem desconfortáveis.
- Se quiser tirar uma lembrança na forma de uma fotografia, você sempre pode comprar um cartão postal.
- Como comentamos, na igreja, você verá imagens de uma certa maneira chocante Pela nossa cultura. Tente não julgar. Apenas se dedique a olhar e abrir sua mente. Garantimos que é uma experiência única.
- Se você chegou a San Juan Chamula gratuitamente, recomendamos que você tenha um primeiro contato dentro da igreja sem um guia, depois procure um guia, eles geralmente estão na mesma porta e depois ficam dentro, misturando com os fiéis para poder se aproximar das explicações que foram feitas para você.

San Juan Chamula

Após nossa experiência, temos que dizer que, se você estiver nesta área de Chiapas, venha até San Juan Chamula É totalmente recomendado, pois você terá a oportunidade de ver alguns dos rituais mais incríveis do mundo.

São mais de 11 horas quando deixamos a igreja de San Juan Bautista, desejando dar um passeio pela área de mercado que circunda a Plaza Mayor da cidade, o que nos permite ver um pouco mais de perto o dia a dia de San Juan Chamula

Praça Principal de San Juan Chamula

Além da Plaza Mayor, recomendamos caminhar pelas ruas adjacentes, onde você pode ver mais desta cidade encantadora e olhar para uma das muitas lojas de alimentos para se aproximar do produto local.

San Juan Chamula

Uma hora depois, decidimos que era hora de voltar a San Cristóbal de las Casas e, nessa ocasião, decidimos fazê-lo em um coletivo, não tanto pelo preço, 18 pesos por pessoa, como pela experiência de se deslocar neste transporte.
Os grupos saem da praça da igreja, em frente à secretaria de turismo e saem quando estão cheios, embora isso aconteça a cada 5-10 minutos; portanto, uma vez lá dentro, não são 12:30 quando já estamos Caminho Sancris.
Uma vez na cidade, ficamos no terminal de ônibus de San Juan Chamula, aproveitando a oportunidade para fazer uma parada técnica antes do almoço para tomar um café delicioso de Chiapas e continuar hoje.
Decidimos no Yik Café, onde pedimos café A aurora, cultivado a 1600 metros e um smoothie de melão por 45 pesos, que temos que dizer que são requintados. E foi aqui que uma vez que a manhã passou e nossa visita a San Juan Chamula, começamos a tomar consciência de tudo o que vimos e sentimos durante essas horas intensas.

Terminal Rodoviário San Juan Chamula em Sancris

É por isso que, antes de continuarmos com a história deste dia, queremos dar ênfase especial a nossos sentimentos, especialmente no que diz respeito à segurança de ir para San Juan Chamula de San Cristóbal de las Casas de graça. E é que, depois da experiência, temos que dizer que praticamente tudo o que lemos e tudo o que nos foi dito evitavam em todos os momentos a possibilidade de se libertar, com a única explicação de que "San Juan Chamula era um lugar inseguro", forçando-nos praticamente e de alguma forma a escolher o passeio como a única possibilidade de chegar à igreja de San Juan Bautista.
Depois de nossa experiência indo para lá de táxi, retornando depois de ônibus e durante as horas em que estivemos lá nos movendo de graça, podemos dizer que nunca nos sentimos inseguros. Mesmo nos momentos em que tiramos a câmera, sempre para tirar fotos distantes e panorâmicas, nos sentimos totalmente seguros e nem observados.
Acreditamos que é nosso dever divulgar nossas sensações e experiências e que, com elas em mãos, cada viajante pode optar por tornar a visita gratuita ou organizada, mas com todas as informações e poder escolher como fazê-lo, pois acreditamos que o pior O que pode acontecer com um lugar é crescer com esse tópico. Como acreditamos que a pior coisa que pode acontecer a um turista é parar de visitar algum lugar, porque ele não tem informações suficientes.

Reserve os passeios e excursões espanhóis com melhor classificação em San Cristóbal de las Casas pelos viajantes:

- Excursão ao Sumidero Canyon
- Excursão a San Juan Chamula e Zinacantan
- Excursão a Água Azul, Misol-Há e Palenque
- Excursão a Lagunas de Montebello + Cachoeira El Chiflón
- Excursão a Amatenango del Valle

- Muitas mais excursões e passeios aqui

Após esse período de reflexão, seguimos direto para o Restaurante La Lupe, onde já estávamos no primeiro dia, depois de desfrutar de muitas visitas a fazer em San Cristóbal de las Casas e onde hoje pedimos taco arrachera e Guadalupe quesadillas mais refrigerante, cerveja e duas expressas por 390 pesos.

Restaurante La Lupe. San Cristobal de las Casas

Depois de uma mesa silenciosa, nos aproximamos da lavanderia para pegar um novo lote de roupas que levamos hoje de manhã e que servirá para guardar as roupas de mais abrigo, já que amanhã seguiremos a rota desta viagem ao México gratuitamente, iniciando uma nova etapa. com o qual abordaremos momentos mais quentes.
Aproveitamos esse tempo do meio-dia para descansar e trabalhar e, quando são quatro horas, voltamos às ruas de San Cristóbal de las Casas, para caminhar novamente por suas encantadoras ruas e conhecer Irene, do blog Chronicles of an Argonaut, que foi Dois anos viajando pelo México e agora ele está em Sancris, onde se estabelecerá por alguns meses antes de continuar sua incrível jornada.

San Cristobal de las Casas

E como fizemos na Cidade do México com Alan e Victoria, hoje compartilhamos com Irene muitas horas conversando sobre viagens, sobre o México, sobre a vida e, mais importante, desfrutando de longas conversas que temos uma memória inesquecível, além das imensa sorte de conhecer uma tia daqueles "de verdade", Que raramente são encontrados no caminho e que se referem às suas palavras"Ele quer viajar, ver o mundo e conhecer todos os lugares possíveis, mas não tem pressa".
Irene, esperamos que nossos caminhos se cruzem novamente em outro momento. Prometemos não falar sobre nada que se refira a qualquer questão contábil 😉

Assim, da melhor maneira e com a melhor companhia, às 11 horas da noite e depois do jantar no restaurante Te Quiero Verde, nos despedimos de Irene e San Cristobal de las Casas, um lugar que nos fez apaixonar e onde , temos certeza, retornaremos.

Dia 18: San Cristóbal de las Casas - Como ir para Palenque em Chiapas saindo de San Cristóbal de las Casas

Pin
Send
Share
Send