Rangiroa, a melhor ilha da Polinésia Francesa para mergulhar

Pin
Send
Share
Send

Ilha Rangiroa na Polinésia Francesa

Dizer que um lugar é o mais bonito do mundo é geralmente muito ousado, pois depende um pouco do gosto de cada pessoa.

Mas temos certeza de que todos que tiveram a sorte de visitar Polinésia Francesa Coloca-o no topo de sua lista de paraísos visitados.

Estamos falando da ilha favorita dos polinésios, uma ilha que tem uma magia especial, Rangiroa.

Praia na ilha de Rangiroa, na Polinésia Francesa

Não existem muitos paraísos virgens no mundo com palmeiras, águas cristalinas e recifes de coral inundados com fauna marinha, como Atol de Rangiroa, uma das Meca do mergulho mundial.

Existem muitos amantes desta ilha mergulho em busca de algumas das experiências mais chocantes, como ver tubarões-martelo ou mergulhar com golfinhos que se aproximam para acariciá-los.

Mas o fascinante desta ilha é que não é necessário ser um mergulhador para ver centenas de espécies diferentes de peixes de todas as cores entre as florestas de corais.

Você só precisa pegar o traje de banho e alguns óculos de mergulho e pular na água para apreciar este autêntico paraíso marinho.

Aqui deixamos oVídeo de Rangiroa o que fizemos em nossa visita, onde você pode ver nas imagens parte do conteúdo deste artigo.

Onde está e como Rangiroa foi formado

No Arquipélago de Tuamotu, o maior dos cinco que compõem o Polinésia Francesa, encontra-se Rangiroa, apenas uma hora de vôo de Taiti.

Para entender bem o porquê Rangiroa É tão único e especial que você precisa entender como foi formado.

As tuamotueles são principalmente atóis de coral que surgem do afundamento de um vulcão no mar.

Surgiu quando o antigo vulcão que deu origem à ilha morreu e, como resultado, a ilha começou a afundar até a caldeira ficar submersa, que era onde a lava fluía.

Coral na ilha de Rangiroa, na Polinésia Francesa

Desta forma, um anel externo que se projeta do mar é formado, é um círculo que forma um mar interior cercado pelo oceano.

A lava é um dos melhores fertilizantes naturais existentes e enriquece as águas do ferro, o que favorece a formação da vida marinha e recifes de coral.

É um processo de milhões de anos que, juntamente com seu isolamento no meio de Oceano Pacífico Sul o que a impede de sofrer uma pesca maciça, a torna uma ilha única devido ao estado de conservação de suas águas.

Como se isso não bastasse, quando o coral morre, os restos atingem a costa e a erosão do mar a esmaga e se transforma em areia branca.

Só é necessário pegar um punhado de areia da praia para ver que tudo é coral e conchas, lar de caranguejos eremitas.

Rangiroa

Como chegar a Rangiroa

O melhor maneira de chegar a Rangiroa é de avião do Aeroporto em Papeete em Taiti, embora seja verdade que existem outras ilhas que também têm conexão.

Sendo pequenas ilhas, o avião é quase um serviço de ônibus; De fato, partimos do Taiti para Rangiroa, mas não era o destino final do voo, mas depois de deixar nossas malas e pegar novos passageiros, ele continuou viajando para outra ilha.

Eu não ficaria surpreso se ele fizesse uma rota circular com destino final novamente no Taiti.

Tanto quanto sabemos, existem vários vôos no mesmo dia, ou pelo menos no dia do nosso voo, houve um antes do nosso, mas é verdade que, pelo que parecemos, isso varia um pouco dependendo da estação.

Ele preço do voo do aeroporto de Tahiti para Rangiroa É um pouco menos de 200 euros e é sempre feito com a empresa Tahiti Air , que é o único que opera entre Ilhas da Polinésia.

São pequenos aviões de cerca de 60 passageiros e a jornada dura cerca de uma hora de voo, tempo que na verdade passa muito rápido, pois depois de sair do Taiti, você vê muitos atóis bonitos pela janela do avião.

Os assentos não são numerados, então você o escolhe ao entrar no avião e, se tiver a oportunidade, sente-se junto à janela, mas considere uma coisa.

çSe você voar do Tahiti para Rangiroa do lado direito do avião, verá a ilha de Tahiti, mas Rangiroa parecerá pior quando você chegar e, pelo contrário, quando voltar.

Se você quiser obter mais informações, aqui estão alguns artigos comdicas para viajar para a Polinésia Francesa, assim como quais ilhas visitar na Polinésia Francesa, como o de Moorea, e não perca o vídeo que incluímos no artigo.

Mergulho Rangiroa

Que atividades fazer em Rangiroa

Rangiroa Tornou-se mundialmente famoso porque uma família de golfinhos se estabeleceu no Tiputa Pass, que é uma das duas entradas do mar para o atol.

É uma ilha famosa por mergulho, seja você um mergulhador ou não, é o lugar para apreciar o mar e a fauna marinha.

Como mergulhar em Rangiroa

Devemos reconhecer que, no nosso caso, nunca havíamos mergulhado, mas estando em Rangiroa Nós pensamos que era o melhor lugar para fazer um batismo, sentir a experiência de mergulhar.

A maioria dos mergulhadores que vão à ilha são mergulhadores de nível avançado que dedicam o dia inteiro ao mergulho, realizando três mergulhos diários.

Depois que fizemos nosso primeiro mergulho, entendemos completamente o motivo desse vício.

Em Rangiroa pode ser feito diferentes tipos de mergulhos dependendo dos níveis de mergulho.

Então você tem desde uma área de águas rasas, que é uma reserva marinha para os mais novatos, até áreas mais complexas, mesmo com mergulho atual para os mais experientes.

A maioria dos mergulhos é feita no Tiputa Pass, que e um área muito rica em fauna marinha de todo tipo.

Para aqueles de vocês interessados ​​em conhecer mais profundamentecomo é mergulhar em Rangiroa Aqui você tem um vídeo mais específico das espécies e tipos de animais que podem ser vistos. 

Existem várias empresas que fazem mergulhos nessa área, mas a mais importante e com a qual fizemos isso é TopDive.

NÃO ESQUEÇA O SEU SEGURO DE VIAGEM

Você está organizando seu viagem à Polinésia Francesa? Não fique sem contrate seu seguro de viagem primeiro, e aqui nós explicamos porque. Se você contratá-lo conosco, você tem um 5% de desconto.

Mergulho com snorkel em Rangiroa

Se você nunca mergulhou e não deseja experimentá-lo, sempre tem a opção de fazer snorkel pois há muitos peixes em qualquer praia e você só precisa vestir seus óculos de mergulho e roupa de banho.

É até possível fazer snorkel na área da reserva marinha onde são feitos os batismos, pois é uma área com profundidade rasa.

Embora seja verdade que não é o mesmo ver o mar de baixo do que de cima, existem tantos cardumes de peixes em toda a reserva que você gosta da mesma maneira que faz snorkel do que mergulhar.

Excursão em Rangiroa na Polinesa Francesa

Excursão para uma ilha virgem em Rangiroa

Além de snorkel ou snorkelem Rangiroa Existem outras atividades interessantes que você pode fazer, como uma excursão de dia inteiro que é uma experiência única.

Dizemos único porque só é possível fazê-lo com a empresa local Excursões Pa'ati gerenciado porLeão, um autêntico polinésio cuja família possui uma pequena ilha ao sul do atol.

Eles o pegam de carro no hotel e, depois de uma hora de barco, você chega ao outro lado do atol, para uma área de pequenas ilhas protegidas por uma barreira de rocha vulcânica.

É uma área absolutamente virgem, onde ninguém mora.

É uma ilha incrível para se fazer snorkel devido à transparência da água, uma vez que existem várias áreas com apenas um metro de profundidade e visibilidade de várias dezenas de metros.

Ilha Rangiroa na Polinésia Francesa

Depois de passar o dia em várias piscinas naturais formadas entre as rochas vulcânicas e antes de sair da ilha, um churrasco é servido ao lado de uma área cheia de tubarões que você pode tocá-los.

Mas a excursão não termina aí, porque quando você volta você para em dois lugares.

A primeira parada é no Tiputa Pass para assista os golfinhos pularem a uma distância muito curta; É impressionante, uma vez que são golfinhos especialmente grandes pulando em grupos, então em um espaço de 10 minutos você vê dezenas de saltos.

E antes do final do dia, é feita uma parada na reserva marinha para fazer mergulho entre cardumes de peixes.

O passeio termina quando o guia Leão pegue o violão e cante canções polinésias com o pôr do sol ao fundo, um final perfeito para um dia perfeito.

Loja de tatuagem em Rangiroa na Polinésia Francesa

Como o Pérola Negra é produzido em Rangiroa

O pérola negra que deu nome ao famoso navio do filme Piratas do Caribe ocorre em um fazenda pérola em Rangiroa.

E é que as pérolas hoje e há pouco mais de 30 anos são fabricadas artesanalmente; é o que é conhecido como pérola cultural.

É uma técnica que foi inventada no Japão, onde foi descoberto que, quando uma ostra sente que há algo em seu apêndice, produz naturalmente uma substância chamada mãe pérola, que é o que acaba formando essa jóia tão desejada.

Este processo natural foi reproduzido em fazendas de pérolas onde produzir uma pérola redonda e sem falhas é uma arte, e a pérola negra Tornou-se tão famoso por sua qualidade, que é a segunda fonte de renda para Polinésia Francesa depois do turismo

É possível fazer uma visita guiada onde eles explicam todo o processo de fabricação de pérolas negrase como eles são catalogados de acordo com as categorias, que definem o preço final.

Rangiroa

Eles são chamados de pérola negra porque a variedade de ostras nessa área tem lábios pretos, assim como no Japão a pérola branca é o tipo de pérola com lábio branco

Embora sejam conhecidos como pérola negraDe fato, sua cor não é preta pura, mas possui tons de cinza, verde e rosa, pois leva não apenas a cor dos lábios da ostra, mas também as cores da concha.

Para produzi-lo, uma pequena pérola do mexilhão da Rio Mississipi ao lado de um pedaço do lábio da ostra em um apêndice que contém a ostra.

A partir daí, a própria ostra gera mãe pérola envolvendo a bola e criando uma pérola

É um processo de fabricação que dura cerca de dois anos até que a pérola final seja atingida, período em que a cada três meses são removidos do mar, limpos e é visto que está indo bem.

Praia na ilha de Rangiroa, na Polinésia Francesa

Dependendo da época do ano que você visitar Rangiroa você verá um estágio ou outros da fabricação.

No nosso caso, fomos quando eles estavam criando os enxertos para as novas ostras, mas outras vezes você pode ver como elas são extraídas quando a ostra já fez a pérola.

Pôr do sol no ponto de vista dos golfinhos

Ao lado de Tiputa Passmas do chão, existem dois vigias em que as pessoas apreciam o pôr do sol tomando uma bebida e assistindo golfinhos pular.

O melhor, sem dúvida, é o terraço de hotel Le Relais des Josephine, que na verdade é um pequeno hotel de cabana em madeira de gerência familiar que possui um terraço acima da água.

Não é necessário hospedar-se, o terraço está aberto para qualquer visitante; mesmo se você notificar pela manhã, pode jantar lá, pois à noite você pode ver tubarões nas margens do terraço.

Nascer do sol em Rangiroa, na Polinésia Francesa

O outro ponto de vista fica muito próximo, bem na entrada do hotel.

Os polinésios vão muito lá com o carro e os refrigeradores cheios de cerveja para passar horas assistindo a esse show único no mundo.

Passeio de bicicleta em Rangiroa

Um dia normal nesta ilha geralmente inclui excursões ou mergulho de manhã e meio-dia, e à tarde costumam ser reservados para apreciar a ilha e a tranquilidade de se sentir no paraíso.

É por isso que é o melhor momento para andar de bicicleta e passear pela parte da ilha.

Ilha Rangiroa na Polinésia Francesa

As bicicletas geralmente estão disponíveis em hotéis sem nenhum custo e, sendo uma ilha completamente plana, sem nenhuma inclinação, você pode fazer um tour vendo suas casas conhecendo o modo de vida na ilha.

Você pode parar nas praias e ver as caranguejos eremitas o que há na ilha, ou visite o resorts e as característicasbangalôs em cima da água entre palmeiras.

Um plano perfeito para conhecer a ilha com calma e sem pressa, curtindo a vida do paraíso.

Pin
Send
Share
Send