Anakena, uma das melhores praias do mundo

Dia 28: Te Ara O Te Moai ou "Caminho dos Mois" e Anakena, uma das melhores praias do mundo

Hoje, o último dia inteiro em que passamos na Ilha de Páscoa, acordamos às 7:00 da manhã, nos aproximando diretamente do terraço da sala para ver que horas nos aguardam durante o dia, pois hoje temos um dia inteiro , na qual queremos fazer Te Ara O Te Moai ou o Caminho dos moáis, além de desfrutar Anakena, uma das melhores praias do mundo.

Embora vejamos que o céu está um pouco nublado, a previsão é de que o dia seja aberto durante toda a manhã, nos dando um dia mais quente do que nos últimos dois dias, inclusive ontem, que visitamos pela segunda vez Rano Raraku , a pedreira dos moáis.
Faltam alguns minutos para as oito da manhã, quando nos aproximamos do Restaurante Poevara do Hangaroa Eco Village Spa para desfrutar do café da manhã mais completo, para que, às nove e um pouco da manhã, volte para tomar nosso café da manhã. carro alugado na Ilha de Páscoa, abordando o Banco do Estado primeiro, para conseguir algum dinheiro para gastar neste último dia aqui na Ilha de Páscoa e depois seguir para Hanga Tetenga, já que começa Te Ara O Te Moai ou "Caminho dos moáis", um pequeno caminho de cerca de 3 quilômetros, que leva cerca de uma hora e é uma caminhada pelo interior da ilha, no qual você pode ver uma das estradas pelas quais os moáis foram removidos da pedreira para seus lugares finais.
Estamos a cerca de 15 quilômetros do hotel. Às 10:30 da manhã, já estamos lá com um tempo muito melhor do que esperávamos, o que nos permitiu, durante esses dias, ver várias faces da Ilha de Páscoa: seus dias ensolarado, dia nublado, dia com chuva forte e hoje ensolarado, mas com nuvens. Em suma, a magia de Rapa Nui, um dos lugares mais fascinantes do mundo.

Te Ara O Te Moai o "Caminho dos moáis"

Na Ilha da Páscoa, existem vários passeios excelentes que recomendamos que você leve em consideração, especialmente se você tiver um dia extra na ilha, pois eles são uma excelente maneira de conhecer de outra perspectiva a cultura Rapa Nui.
No nosso caso, decidimos fazer uma turnê em Te Ara O Te Moai ou "Caminho dos moáis", um dos passeios, mas o mais espetacular da ilha.
O percurso tem pouco menos de 4 quilômetros, o que você pode fazer em aproximadamente 1 hora. Inicialmente, lemos que isso poderia ser feito de uma maneira ou de outra, mas, no nosso caso, descobrimos que, no meio do caminho, havia uma cerca que não nos permitia continuar, então tivemos que voltar para o carro e daí ir direto ao ponto terminar e fazer o resto do caminho que tínhamos deixado.

Como você pode ver no mapa, Te Ara O Te Moai ou o "Caminho dos moáis"começa na área da costa, em Hanga Tetenga, no ponto que indicamos como Um makihi e termina nas saias de Rano Raraku, a pedreira dos moáis.

Aqui começa Te Ara O Te Moai ou "Caminho dos moáis"

Essa caminhada é fascinante, tanto do ponto de vista cênico quanto cultural, pois é uma das rotas em que os Rapa Nui transferiram os moai da pedreira para o destino final. Asseguramos que é fascinante em todos os aspectos e, além disso, embora na Ilha de Páscoa possamos dizer que praticamente fizemos as visitas sozinhas, neste caso, esse "sozinho" faz um sentido especial, pois não cruzamos com absolutamente ninguém em nenhum dos lugares. Tours, algo que devemos dizer também, chama a atenção, pois acreditamos que é uma das visitas mais interessantes que podem ser feitas na ilha.

Sendo um dos caminhos pelos quais os moais se moveram, ao longo de todo o caminho, a cada poucos metros, você verá diferentes moai que caíram na transferência e nunca chegaram ao seu destino final, sendo abandonados no caminho e que Hoje podemos ver como eles eram.

Te Ara O Te Moai o "Caminho dos moáis"

Trilha Te Ara O Te Moai o "Caminho dos moáis"

Em nossa experiência, acreditamos que é melhor fazer o caminho no sentido em que o fizemos, começando pela área costeira e seguindo em direção a Rano Raraku. Uma boa opção, se o caminho estiver completamente aberto, e você puder chegar à pedreira a pé, seria fazer a visita mais tarde, para acabar tendo uma visão única do processo de escultura e construção dos moai.

A primeira parte do caminho, uma vez que, como dissemos, não conseguimos completá-lo de uma só vez, leva aproximadamente 45 minutos, levando-o com grande tranquilidade, já que paramos a cada poucos metros, para desfrutar do ambiente e dos moáis que estamos nos abandonando na estrada, que nunca deixa de nos surpreender e nos deixa totalmente impressionados, pois, por tê-los tão perto, podemos ver com total clareza o tamanho deles e entender um pouco mais o que lemos até agora sobre a cultura Rapa Nui

Te Ara O Te Moai o "Caminho dos moáis"

Pouco antes de chegar a Ma'unga Toa Toa, um pequeno vulcão que se destaca na paisagem por ser um cone perfeito, encontramos a cerca mencionada anteriormente e que nos impede de continuar em Rano Raraku.
Depois de consultar o GPS e ver que não estávamos errados no caminho, finalmente decidimos refazer nossos passos, algo que temos a dizer não nos custa nada, pensando que veremos as impressionantes alces no chão novamente.
Voltamos ao início de Te Ara O Te Moai ou "Caminho dos moáis", em Ahu Tetenga, voltando para pegar o carro e nos aproximando de Rano Raraku, onde vemos as imagens da pedreira novamente e onde, depois de estacionar o carro, abordamos o que é o começo do caminho, exatamente onde você vê um duas moas de cabeça para baixo.

Moái na frente de Rano Raraku

Te Ara O Te Moai o "Caminho dos moáis"

Se você fizer essa caminhada, é altamente recomendável, pois não leva muito tempo e a sensação de caminhar ao longo do caminho e encontrar moás é indescritível. Não se esqueça de olhar para o rosto dos diferentes moáis que você encontra no chão, porque obrigado para isso, eles conservaram praticamente intactos seus entalhes, algo que permitirá ver de muito perto o excelente estado de conservação da área coberta pelo mau tempo.
Só não se esqueça de ser respeitoso e não toque neles.

Depois de mais ou menos 45 minutos que levamos para fazer esta seção da trilha e, quando chega mais do que meio-dia, voltamos novamente em nossos degraus, retornando a Rano Raraku, para retornar ao carro e novamente, prosseguimos, desta vez para Anakena, uma das melhores praias do mundo.
Em Anakena, estávamos no outro dia, quando apreciamos o nascer do sol em Tongariki e, embora agora o dia pareça ter ficado nublado novamente, não queremos ficar sem apreciar o que eles dizem de novo, é um dos praias mais bonitas do mundo.

Anakena, uma das melhores praias do mundo

Nesta ocasião, em vez de estacionar na entrada, onde fizemos na outra hora, fazemos na parte de trás dos restaurantes, para estar mais perto da praia e também ter vistas dessa outra perspectiva.

Restaurantes Anakena

Estando aqui, não podemos deixar de aproveitar um pouco novamente nos arredores da própria praia, que agora não podemos mais duvidar da razão de ser considerada uma das mais incríveis e bonitas do mundo. Se você quiser saber mais sobre os moáis que estão nesta praia e na própria praia, não perca o primeiro dia em que estávamos desfrutando da praia de Anakena, onde falamos sobre tudo isso em detalhes.

Anakena

Anakena Panorâmica

Embora o céu esteja um pouco nublado, encontramos alguns turistas na praia, embora em nenhum momento se torne avassalador, pois a praia é bastante larga e as pessoas tendem a se separar um pouco. Faltam alguns minutos para as duas da tarde e decidimos que, antes de comer, tínhamos que sentar um pouco na areia, dar um mergulho e, acima de tudo, aproveitar esta praia incrível, na qual, além da areia branca, uma água turquesa e as palmeiras que o rodeiam, algumas moas parecem protegê-lo.

São duas e meia quando o citrino começa a abrir, então decidimos ficar em Anakena, em um dos dois restaurantes totalmente integrados ao meio ambiente, onde estávamos no outro dia e onde lemos que eles fazem alguma coisa. Ótimas empanadas. E que depois de experimentá-los, podemos confirmar.
Pedimos duas empanadas, uma de atum e queijo e outra de camarão e frutas, além de dois sucos de abacaxi e dois expresso por 28600CLP, nada barato, mas contando que estamos em um lugar privilegiado, com vista para a praia e os moais, e também está tudo ótimo, não podemos reclamar ...

Comer em Anakena

Depois do almoço, e quando passamos alguns minutos das 4 da tarde e sem podermos nos despedir de um lugar incrível como este, damos uma última volta pela praia de Anakena, xingando, como fizemos em outros momentos desde que chegamos para a Ilha de Páscoa, retornaremos, mas para ficar mais tempo e assim poder desfrutar da ilha com muito mais calma e tranquilidade.

Anakena

São quase cinco da tarde quando pegamos o carro novamente, nos despedindo de Anakena e passando por Tongariki, onde não podemos evitar parar para nos despedir também, e com um dia como esse e tentando aproveitar ao máximo, não podemos evitar chegar perto de Ahu Akivi, as moas que olham para o mar, novamente, os primeiros moáis que vimos quando chegamos à Ilha de Páscoa e que sempre lembraremos e onde não poderíamos sair sem nos despedir.

Ahu Akivi

E daqui e com a desculpa perfeita de que ontem não estava muito bom tempo, também voltamos a Puna Pau, pois estamos a apenas 5 quilômetros de distância, e queremos aproveitar novamente a pedreira de Ahus. Embora pareça um pouco exagerado, como você pode ver e como comentamos em várias ocasiões, as distâncias na Ilha de Páscoa são mínimas, portanto as transferências são feitas em um tempo muito curto, dando-nos a oportunidade de retornar várias vezes aos lugares que mais Como eles, como tem sido o nosso caso em vários momentos.
E assim eles nos dão 6 da tarde, hora em que é hora de devolver o carro alugado na Ilha de Páscoa, preenchendo antes do depósito, por 23000CLP, e depois iniciando nossa despedida em particular de Rapa Nui: primeiro vendo os ensaios de Tapati, que nos lembram que devemos voltar à Ilha de Páscoa, se possível em fevereiro, quando for comemorado , e depois de apreciar um pôr do sol impressionante e inesquecível em Ahu Tahai, que é a melhor maneira que acreditamos, você pode dizer adeus a este lugar mágico.

Ahu Tahai

E daqui temos que voltar ao Hangaroa Eco Village Spa, onde desfrutamos de uma incrível ultima cena no terraço e em uma noite realmente espetacular, que temos certeza, nunca esqueceremos.

A noite cai no Hangaroa Eco Village Spa

Dia 29: Ilha de Páscoa de carro alugado - Santiago do Chile