Gêiseres de Tatio saindo de San Pedro de Atacama

Dia 8: Excursão pelos gêiseres Tatio saindo de San Pedro de Atacama

Hoje é o nosso último dia inteiro em San Pedro de Atacama, dia em que faremos um dos passeios mais procurados da região e também um dos mais cansado, porque na altura devemos acrescentar que começa às 4:30 da manhã. Nós estamos falando sobre Gêiseres de Tatio saindo de San Pedro de Atacama, um dos Passeios essenciais no deserto de Atacama.

Nos levantamos pontualmente, com o corpo praticamente adaptado a 100% de altura e depois de passar algum tempo na cozinha do Pablito Hostel, onde tínhamos dois companheiros de coca, além de algumas frutas, ficamos no terraço, desfrutando de um céu incrível desde o momento da partida para o Excursão Gêiseres Tatio É entre 4 e 4:30 da manhã.
Mas os minutos passam e ninguém vem nos procurar, é mais, são 5:20 da manhã, quando decidimos voltar para a sala e ligar para o telefone de emergência da Desert Adventure para contar o que aconteceu e quando tocam a campainha do alojamento, explicando Victor, o guia de hoje, que todos os viajantes levaram mais tempo do que o esperado para estarem prontos, algo que os levou a levar mais de uma hora para chegar até nós, desde o momento em que planejado.
Não vamos negar que andamos na van semi-mosqueados e é que esse atraso nos levou a perder mais de uma hora do passeio, além de não podermos ver o nascer do sol nos gêiseres Tatio e, também, nos fazer perder a nós mesmos Algumas horas de sono.
A verdade é que, antes disso, acreditamos que as agências devem ser mais rigorosas e explicar claramente aos clientes que quem não estiver preparado no horário acordado no contrato perderá o passeio, como esperar e muito mais sobre esse tipo de passeio. , faz com que você perca exatamente o momento em que queria ver ...
Outra opção é reservar uma viagem aos gêiseres El Tatio e Machuca com outra agência recomendada com antecedência.

Mas bem, tentamos levá-lo com a melhor cara, dentro do mal, e é que, além do atraso, os 9 viajantes que entram na van estão dormindo e deixaram todas as suas coisas nos assentos que são gratuitos, por isso não o fazemos. há outro para sentar, eu no banco de trás, ao lado dos refrigeradores de comida, em cima de uma roda, o que não me deixa espaço para as pernas, tornando a jornada um verdadeiro martírio, que só esqueço quando Eu vejo que estamos nos aproximando Campo Geotérmico de Gêiseres de Tatio, o verdadeiro motivo para participar deste passeio.
Estacionamos exatamente às 7 da manhã, 1 hora e 20 minutos depois da hora em que saímos de San Pedro de Atacama, com o sol bastante alto e tendo perdido o nascer do sol, por isso, enquanto Victor dá algumas explicações sobre o local e prepara o café da manhã, nos afastamos do grupo, comentando com ele, para desfrutar deste lugar incrível que nos faz sentir como se a terra estivesse viva e acalma o mau pressentimento com o qual começamos o dia.

Excursão Gêiseres Tatio

Como dissemos antes, enquanto Victor dá algumas explicações, aproveitamos a oportunidade para passear pela área mais próxima, tentando recuperar parte do tempo perdido, o que nos permite desfrutar quase sozinhos, já que a maioria dos grupos já iniciou o processo. excursão em si, deste espetacular campo geotérmico, que é o terceiro do mundo, embora o primeiro em altura, depois de Yellowstone e da Islândia.

Após esse primeiro contato, abordamos o resto do grupo que já começa a saborear o café da manhã e, pela primeira vez nos dias de hoje, tomamos um café duplo acompanhado por alguns doces, que nosso estômago tonifica enquanto desfrutamos de um ambiente Cenário único e espetacular, que é sem dúvida o melhor cenário para um café da manhã.

Gêiseres de Tatio

Após o café da manhã e deixando tudo arrumado, nos reunimos novamente com o grupo e seguimos Victor, pelos diferentes caminhos, que nos levam aos diferentes gêiseres e fumarolas, devidamente marcados, pois, embora pareçam totalmente inofensivos, muitos deles elas brotam a mais de 85 graus, uma temperatura com pouca piada e pela qual vale a pena ser cautelosa e evitar bobagens que nos levarão a qualquer surpresa desagradável.

Excursão Gêiseres Tatio

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao Chile

- 10 dicas essenciais para viajar para o Chile
- 10 lugares incríveis para ver no Chile
- Melhor seguro de viagem para o Chile

Excursão Gêiseres Tatio

Fazemos boa parte do passeio anexo a Victor, que explica detalhes e curiosidades, tanto do Campo Geotérmico em linhas gerais quanto dos gêiseres que encontramos aqui em particular, levando-nos, além de paisagens espetaculares, à sensação de conhecer um pouco mais dessa incrível mesmo estando a apenas 90 quilômetros de San Pedro de Atacama, parece que entramos no centro da terra.

Gêiseres de caminho de Tatio

Com o sol já alto, escondido entre as fumarolas de até 10 metros de altura, que encontramos a cada poucos metros, o tempo passa tão rápido que, quando percebemos que andamos por 50 minutos entre água fervente e vapor, onde não o negamos , teríamos ficado mais algumas horas.

Gêiseres de Tatio

São quase 8:30 quando retornamos à van para abrir caminho para o que será a segunda parada desta Excursão Gêiseres Tatio e isso nos levará em 5 minutos até a piscina termal dos gêiseres de Tatio.

Reserve os passeios e excursões espanhóis com melhor classificação em San Pedro de Atacama pelos viajantes:

- Excursão ao Vale da Lua
- Piedras Rojas, Salar de Atacama e lagos de alto planalto
- Excursão aos gêiseres de El Tatio e Machuca
- Visita arqueológica de Atacama
- Excursão ao Salar de Atacama e Toconao

Aqui temos duas opções: tomar banho, deixar nossas roupas nos armários habilitados para isso por 30 minutos ou aproveitar diretamente a oportunidade de caminhar por essa área onde encontramos gêiseres e fumarolas novamente.

Fontes termais nos gêiseres de Tatio

Considerando que perdemos tempo suficiente nesta manhã na coleção, no nosso caso, decidimos optar pela segunda opção e percorrer esta área gratuitamente, o que nos permitirá desfrutar praticamente sozinha, já que a maioria das pessoas vem aqui para entrar nas fontes termais e aproveite essa experiência única.

Excursão Gêiseres Tatio

Embora estivéssemos novamente na van às 9 da manhã, vemos que o resto do grupo ainda está nas fontes termais, então aproveitamos para continuar gostando do local e, é claro, continuar fotografando a câmera, com a qual tenho certeza, Tomaremos uma boa coleção de imagens e memórias.

Poucos minutos depois das 9 horas, estamos todos de volta à van para deixar o campo geotérmico e seguir para Vado Putana, um pântano a poucos quilômetros dos gêiseres Tatio, onde chegamos às 9h30 e onde Estamos a cerca de 15 minutos, nos deliciando com essa paisagem tão diferente e igualmente incrível.

Vado Putana

Após esta parada, seguimos o caminho para fazer uma parada em Machuca, uma pequena cidade, onde chegamos em apenas 10 minutos e onde temos quase 45 minutos gratuitos para explorá-la. Nesse ponto, diríamos que o mais lógico seria prolongar o tempo nos gêiseres do Tatio e dedicar a essa pequena cidade um pouco menos de tempo e mais após o atraso que tivemos nesta manhã, mas, como geralmente acontece nesses casos, viajar organizado está tendo que respeitar as regras, então não temos escolha a não ser relaxar e, acima de tudo, visitar a cidade com total tranquilidade.

Igreja de Machuca

Casas Machuca

Outra coisa que fazemos é aproveitar, apesar do tempo, comer espetos de chamas por 3000CLP por pessoa, o que temos a dizer, eles são muito bons e cantaram nosso estômago para retomar esta última parte do Excursão Gêiseres Tatio, onde começamos o caminho de volta às 10h45 da manhã.

Sem dúvida, e após a experiência, temos que dizer que o Excursão Gêiseres Tatio É um passeio que deve ser feito sim ou sim, mesmo se você já esteve em Yellowstone ou na Islândia, como é o nosso caso. Essa era uma das nossas dúvidas, mas, vendo o que vimos, podemos dizer que não tem nada a ver com as duas anteriores, além de ser o terceiro maior campo geotérmico do mundo e o primeiro localizado a mais de 4000 metros, algo que também deve ser tomado em mente, uma vez que as paisagens e as condições são totalmente diferentes.

Chegamos a San Pedro de Atacama quando são 11:30 da manhã e, considerando que tomamos café da manhã por nada e comemos os espetos de carne de lhama, decidimos ficar diretamente no Pablito Hostel para descansar algumas horas e finalmente nos levar Um tempo de leitura e lazer que não tínhamos desde que chegamos a essa região do Chile.

Passamos parte da tarde entre a sala, o jardim e a piscina e, quando são 6:00 da tarde, decidimos que chegou a hora de sair para as ruas de San Pedro de Atacama onde queremos dar um passeio e desfrutar um pouco da cidade, desde os dias anteriores, com os passeios e o mal-estar da doença da altitude, eram impossíveis.

Chegamos à praça de San Pedro de Atacama, onde existe um bar único na cidade que tem um pequeno terraço do lado de fora, pois a maioria dos bares e restaurantes tem um terraço, mas um terraço interno, por isso não podemos resistir e ocupar um espaço. Das 7 mesas que eles têm, onde somos ótimos e onde aproveitamos a oportunidade para tomar alguns sucos de frutas do 6100CLP que são bárbaros, embora a verdade seja que esse preço não seja por menos.

San Pedro de Atacama

Após este tempo de descanso, é hora de passear pela cidade, deliciando-se com pequenas ruas cheias de charme, que embora muitos considerem um Parque de diversões, temos que dizer que nos apaixonamos e onde não nos importamos de passar mais alguns dias, especialmente agora que estamos totalmente recuperados da doença da altitude e que desfrutamos plenamente do local.

Loja San Pedro de Atacama

E como poderia ser de outro modo com a quantidade de pequenas lojas cheias de charme que temos, também aproveitamos a oportunidade para fazer algumas compras, com as quais, com certeza, esta incrível área do Chile permanecerá para sempre em nossa memória.

San Pedro de Atacama

É logo depois das oito da tarde quando nos aproximamos da Pizzeria El Charrua, onde estávamos no primeiro dia, que fizemos o Tour do Vale da Lua e do Vale da Morte e onde pedimos uma pizza em família e duas águas por 15000CLP com as quais terminamos o dia da melhor maneira, pelo menos gastronomicamente falando, já que San Pedro de Atacama ainda nos reservava alguma surpresa ... e é isso que as ruas da cidade, se durante o dia são espetaculares, durante a noite adquirem uma atmosfera especial, que Recomendamos que você não se perca, especialmente se no dia seguinte você não precisar acordar cedo.

São 10 horas da noite quando começamos o nosso caminho de volta ao Hostal Pablito, onde chegamos cercados por um céu tão estrelado como nunca poderíamos imaginar, e que não podemos deixar de fotografar, embora saibamos que não mostra nem 1% do que realmente Vimos durante todas as noites que estivemos no deserto de Atacama.

Sky São Pedro de Atacama

Então nos sentamos no terraço, evitando ir para o quarto, pois sabemos que esta é a última noite que passamos aqui, um lugar que nos encantou e com o qual entendemos a razão pela qual tantas pessoas consideram esse lugar como um dos A mais bonita do mundo.

Dia 9: San Pedro de Atacama - Calama - Santiago do Chile