SKOPJE: O QUE VER E FAZER NA CAPITAL DA MACEDÔNIA

Pin
Send
Share
Send

Skopje, um nome raro para uma cidade rara. Passamos por isso sem ideias muito claras e deixamos da mesma maneira. Também não sabemos se este "eu gosto de você, mas não quero ficar com você" é positivo ou negativo.

Isto sentimento contrastado Ele já nos espirrou antes mesmo de chegar à capital da Macedônia. Estava no treinar que nos levou da estação praticamente abandonada de Bitola, onde os trens partem de estradas cobertas de ervas daninhas, atravessando o coração da antiga República jugoslava da Macedônia, que é o nome correto da Macedônia. Porque

Bem, a Macedônia é chamada Antiga República Jugoslava da Macedônia pela mesma razão que você não pode colocar o nome "Coca-Cola" na bebida que inventou em sua casa, à base de suco de abacaxi, água com gás e um licor secreto retirado dos móveis de bar do avô. Na era clássica, havia o Reino da Macedônia, uma região no norte da Grécia, que se tornou a principal potência mundial (soa como Alexandre, o Grande?) Quando a Federação Iugoslava foi dissolvida e a Macedônia foi formada como um país, a Grécia se opôs ao uso desse nome, de modo que ARJM, ou seja, Antiga República Jugoslava da Macedônia, mas vamos lá, podemos chamá-la coloquialmente de Macedônia (desde que você não esteja na frente de um historiador grego, jogador de bola, é claro).

Para onde estávamos indo ... ah sim! O trem! Aquele trem velho, sujo, empoeirado, lento ... mas muuuuito confortável. Por que essas poltronas macias não são mais fabricadas em trens e ônibus? Foi um prazer (seja bem compreendido) estar lá, vendo a miséria das aldeias rurais passar, as estações fantasmas desmoronadas onde você ainda deixa de respeitar os caminhos da vida, vendo as pessoas com roupas quebradas e mochilas sujas se despedirem com um enorme sorriso e Alguns abraços sentidos de seus entes queridos. Sensações enfrentadas da janela do trem e de nossas poltronas sujas / confortáveis.

Em Skopje, como dissemos, nossos rostos de “sim, mas não” de “me dão tudo, baby, mas só por esta noite” ... Dois ambientes claramente diferentes se misturam nesta cidade, com tanta personalidade quanto pouca identidade.

Em 2010, o projeto foi anunciado com hype e pires "Skopje 2014" A idéia era dar à cidade um elevador, reconstruir inúmeros edifícios governamentais destruídos no terremoto de 1963, novas pontes, avenidas, museus ..., enfim faça de Skopje uma cidade mais monumental e bonita. E se eles estão deixando-o monumental e bonito, mas eles passaram um pouco com as estátuas! Há quase uma estátua por habitante! Você pode tocar "O que vai ter sido?" quando enfrenta um personagem histórico de metal, dependendo de sua posição, seu estilo, suas roupas ... Escritor, pintor, poeta, professor? Você deixará dúvidas olhando o prato aos pés dele. Sugerimos que você encontre algum cantor!

Acima de todas essas estátuas, ergue-se um poderoso imperador em seu cavalo, seu nome? "Guerreiro cavalo" Não sei se o guerreiro se parece com Alexandre, o Grande, mas o cavalo é ingênuo para Bucephalus. Nas disputas com a Grécia, ele não recebeu o nome do grande conquistador, mas ei, ele está em guerra 25 séculos após sua morte!

Este projeto em teoria deveria ter sido concluído em 2014, vemos que na Macedônia as coisas também são tomadas com calma. Eles podem ter que ver o crítica em nome da sociedade, que vê como os cofres do Estado se transformam em algo que nem chega nem chega a eles, se o que eles querem é diminuir o desemprego e melhorar suas condições de vida! E é normal perguntar sobre os navios-restaurantes que estão sendo construídos no rio ...

Skopje também é famosa por ser a cidade natal de Agnes Gonxha Bojaxhiu, ou mais conhecida como Madre Teresa de Calcuta. Em sua homenagem, você pode ver várias estátuas (é claro), uma capela e um museu, onde ele viveu na juventude anos antes de sair para lutar por desigualdades. Brava!

A área que está sendo desenvolvida em Skopje com essas grandes avenidas e monumentos contrasta com a do “Bazar antigo“, Um dos maiores e mais antigos bazares turcos da Europa, herança da passagem otomana por esse território. Inúmeros minaretes das mesquitas se erguem entre as ruas estreitas, onde é obrigatório parar para saborear chá e alguns doces.

Skopje, nova e velha, limpa e suja, com um rosto triste e gentil, com risadas e lágrimas, de grandes heróis e pobres mendigos, a das mil estátuas e das mil obras inacabadas ...O que diabos fazemos com você?

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Como chegar a Skopje de Ohrid: nós fizemos isso passando Bitola. Em Ohrid, pegamos um táxi compartilhado pagando 250 dinares por pessoa, há ônibus que custam 220 dinares. Chegamos à rodoviária e o motorista do táxi nos ofereceu esse preço e aceitamos. Se você falar com sua acomodação, eles poderão entrar em contato com um motorista de táxi ou pedir a alguém diretamente na rua. A viagem dura 1h 15 minutos, de ônibus 1h 45 minutos. Em Bitola, pegamos o trem que sai às 12h50 e chega a Skopje às 16h14.
  • Onde dormir em Skopje: Fizemos isso no Shanti Hostel.

Pin
Send
Share
Send