10 dicas essenciais para viajar para o Vale do Loire

Pin
Send
Share
Send

Este guia de dicas para viajar para o Vale do Loire Destina-se a todos os viajantes que desejam viajar para uma das áreas mais incríveis da França, onde você pode desfrutar de encantadoras cidades e vilarejos e castelos de contos de fadas, onde parecerá voltar no tempo.
Declarados Patrimônio da Humanidade, os mais de cinquenta castelos que pontilham este vale francês, localizado no centro da França, entre as cidades de Angers e Orleans, também são famosos por suas paisagens, cercadas por vinhedos, que podem ser outro dos grandes Razões para esta viagem.

Com base em nossa viagem ao Vale do Loire, onde fizemos uma rota pelos mais famosos Castelos do Loire, deixamos para você os que são para nós, os 10 dicas essenciais para viajar para o Vale do Loire. Começamos!

1. Qual é o melhor horário?

Embora o melhor época para uma viagem ao Vale do Loire Pode ser delimitado nos meses centrais do ano, quando o sol geralmente parece e os dias são mais longos, há várias coisas a serem lembradas: elas aumentam bastante a margem de datas adequadas para a viagem.

  • Alta temporada (julho e agosto): esses dois meses são os mais procurados pelos viajantes, pois além de garantir um bom tempo, os dias são mais longos e os dias de viagem podem ser mais utilizados.
  • Época média (de abril a junho e setembro): ao lado da anterior, esta seria a melhor época para viajar para o Vale do Loire, principalmente se você quiser desfrutar de bom tempo, tranquilidade e preços ainda mais apertados.
  • Época baixa (de outubro a março): esse seria o pior tempo se valorizamos o clima, pois os dias tendem a ser mais cinzentos, frios e com possibilidade de chuva. Além disso, em algumas áreas, eles geralmente fecham lojas e castelos reduzem o horário de visitas.

Lembre-se de que se você estiver viajando na alta temporada ou durante um feriado, é altamente recomendável reservar com antecedência os voos, a acomodação e o carro alugado.


2. Requisitos de entrada

Para entrar no Vale do Loire (França), se você é um cidadão espanhol ou da União Europeia, precisa apenas do seu ID ou passaporte. Se você tem outra nacionalidade, recomendamos que reveja cuidadosamente os requisitos de entrada na página da Embaixada.
Além desses documentos, é muito importante levar o Cartão Europeu de Saúde, com o qual você pode receber assistência médica se tiver algum acidente. Além disso, e se você deseja ter acesso aos melhores centros médicos, além de incluir um repatriamento, se necessário, é altamente recomendável contratar o melhor seguro de viagem para a Europa.

Sempre viajamos com a Mondo, com quem seguramos um seguro totalmente adequado às necessidades que teremos na viagem. Contratar seu seguro aqui com a Mondo, apenas por ser um leitor de viajantes de rua, você tem um desconto de 5%.

3. Segurança

Viajar para o Vale do Loire é seguro, seja qual for o caminho que você deseja seguir. Apesar disso e como recomendação, recomendamos que você viaje com bom senso e tome certas precauções para evitar surpresas, como assistir seus pertences em lugares lotados, tentando não deixar nada de valor à vista no carro ou se você estiver saindo à noite em casa. Em alguma cidade, para uma área que você não conhece, pergunte no alojamento se existem alguns bairros pouco recomendados.

Além disso, outra dica é que você faça o upload para a nuvem, antes de iniciar a viagem ao Vale do Loire, toda a sua documentação importante, como passaporte, carteira de identidade, apólice de seguro ... etc., para que, em caso de roubo ou perda, seja muito Mais fácil de executar qualquer tipo de procedimento.

Vale do Loire

4. Como iniciar a viagem ao Vale do Loire?

A primeira e mais importante ao viajar para o Vale do Loire é considerar quantos dias são necessários para visitar as cidades mais importantes e também os castelos que deseja ver. Em princípio, você pode fazer uma rota razoavelmente completa com 5-7 dias, mas se você quiser relaxar e sua proposta não incluir o voo para lá e você quiser dirigir da Espanha, recomendamos que você tenha de 7 a 9 dias para percorrer mais. Calmo e conhecer melhor a área.

Caso você queira ir de avião, nossa recomendação é voar para Paris, de lá, alugar um carro e começar a percorrer o Vale do Loire, já que esta é a maneira mais confortável de conhecer esta área da França, graças ao liberdade de movimento e horários que ele oferece. Você pode encontrar os melhores voos neste mecanismo de busca de voos e alugar seu carro no mecanismo de busca de aluguel de carros do Vale do Loire, onde encontrará as melhores opções com os melhores preços.

Depois de resolver esses pontos, o próximo passo será reservar o alojamento, especialmente se você estiver viajando na alta temporada ou durante o final de semana ou feriado. Para isso, recomendamos consultar este mecanismo de pesquisa de hotéis no Vale do Loire, onde você pode encontrar as melhores opções.

Caso você não queira fazer esse percurso de carro ou queira viaje para o Vale do Loire com um guia em espanhol, recomendamos que você reserve uma destas excursões:

Castelo de Chaumont-sur-Loire

5. Percorra o vale do Loire

Com base na rota que fizemos para viajar para o vale do Loire, deixamos a rota que acreditamos ser perfeita para conhecer os locais mais turísticos, incluindo cidades e castelos de contos de fadas.
Embora tenhamos feito a viagem da Espanha de carro, se você optar por voar para Paris, poderá seguir o mesmo caminho a partir do mesmo ponto que o nosso, o mais próximo de Paris ou começar por último e fazer o percurso para trás. Lembre-se de que todos os pontos estão localizados ao longo do rio Loire, como você pode ver no mapa que incluímos no final deste ponto.

No primeiro dia de viagem, você irá à cidade de Sully-sur-Loire, onde poderá visitar o Castelo de Sully-sur-Loire, um dos menos conhecidos, mas ao mesmo tempo, um dos mais bonitos, construído no final do século XIV, Temos certeza que você vai adorar.
No dia seguinte da viagem ao Vale do Loire, você passará algumas horas nos belos Orléans e depois visitará o Castelo Chambord, provavelmente um dos mais conhecidos do Vale do Loire, para terminar o dia em Blois.
A rota continua no dia seguinte visitando a cidade de Blois, uma cidade praticamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, que hoje é praticamente uma reconstrução dos dias passados ​​e que tem entre seus lugares mais importantes o Château Royal de Blois, o Cidade velha, com a Catedral de San Luís, a Maison des Acrobates e os Jardins de l'Évêché. além de um passeio por sua rede de ruas medievais, que encantam qualquer viajante
Depois de conhecer esta cidade, o próximo ponto ao viajar para o Vale do Loire será visitar o Castelo Cheverny, conhecido pelos amantes de Tintin, pois esse é o castelo que inspirou seu criador Hergé no desenho do castelo Moulinsart, e o castelo de Chaumont-sur-Loire, que é para nós um dos mais belos da rota pelo vale do Loire.

Visitar o Castelo de Chenonceau será a primeira parada do dia seguinte, que é um dos castelos mais famosos do Vale do Loire e até ousaríamos dizer, um dos castelos mais impressionantes do mundo. Além disso, juntamente com Chambord, eles são os dois castelos mais visitados no Vale do Loire.
Após esta visita, a rota do dia continua visitando Amboise, a 20 quilômetros de Chenonceau, uma cidade onde você não pode perder a famosa Rue Victor Hugo, uma das artérias locais, o Castelo Real de Amboise, Le Clos Lucé e o mirante, além de um passeio pelo centro histórico, cheio de charme para terminar o dia em Tours, onde você pode ficar.

Castelo de Chanonceau

No dia seguinte, pela manhã, você poderá se dedicar a conhecer Tours, uma cidade movimentada, conhecida por sua grande população universitária e seu centro medieval, um dos mais belos da região da França, onde você não pode perder a Praça Plumereau, conhecida coloquialmente. como Place Plum, a cidade velha, St. Gatien Cathedral e St. Martin Basilica.
Depois de algumas horas, a rota ao viajar para o Vale do Loire o levará a visitar o Castelo Villandry, conhecido principalmente por seus impressionantes jardins que, segundo eles, é um dos mais belos da França.
A próxima parada do dia será o Castelo d'Azay-le-Rideau, construído em uma pequena ilha no rio Indre, que se destaca por sua arquitetura renascentista francesa e temos que confessar que é de uma beleza espetacular.

O sexto dia da viagem pelo Vale do Loire, o levará ao Castelo de Langeais, depois visitará o Castelo de Ussé, a 16 km de Langeais, onde além da visita, você não pode perder as vistas da ponte, em frente para o castelo, de onde você tem as melhores perspectivas e você terá a idílica de um castelo de conto de fadas
A próxima parada do dia será Chinon, a 16 quilômetros do Castelo de Ussé, um dos lugares mais bonitos da França e o lugar onde recomendamos que você passe a noite. Aqui, recomendamos que você não perca a Fortaleza Real, a Cidade Medieval, a Rue Haute St. Maurice, a Rue Voltaire, a Chapelle Ste. Radegonde e o Elevador Chinon, que o levarão ao centro da cidade a partir da fortaleza.

Rue Haute St. Maurice em Chinon

No dia seguinte, você será levado à abadia de Fontevraud, à cidade de Candes-St.Martin, Montsoreau, Turquant, castelo de Saumur e, finalmente, a visitar o Castelo de Angers, um castelo incrível e imponente, pertencente às conde e Duques de Anjou, que é uma das visitas, pelo menos externamente, que você não pode perder na animada cidade de Angers, onde você dormirá esta noite.

Caso tenha optado por viajar de carro da Espanha para o Vale do Loire, na sua rota de retorno, recomendamos que passe um dia visitando a Cidadela Real de Loches, faça uma rota pelos lugares para ver em Montrésor e durma em Bourges , antes de finalizar a rota.

Como você pode ver, o rota pelos Castelos do Loire siga o curso do rio Loire e todos os pontos estão muito próximos um do outro. No nosso caso, escolhemos ir dormir todos os dias em um lugar diferente, embora as distâncias sejam mínimas. Caso você não queira muito mudar de hotel, é perfeitamente possível formar uma base em 2-3 cidades e fazer visitas aos castelos e localidades durante o dia em viagens de ida e volta.

6. Melhores Castelos do Loire

Uma das perguntas que mais recebemos é sobre quais são os melhores Castelos do Loire e quais você não deve perder viajar para o vale do Loire. Embora se diga que nesta área você pode encontrar até 2500 castelos, a lista é bastante reduzida se levarmos em conta que a maioria dos viajantes visita os mais conhecidos, turísticos e famosos.
Levando em conta nossa experiência e o post que escrevemos sobre os 10 castelos essenciais do Loire, deixamos uma lista daqueles que acreditamos serem os mais recomendados, especialmente se for sua primeira visita à região.

Castelo de Sully-sur-Loire

Construído no final do século XIV, este castelo relativamente pequeno era uma antiga fortaleza defensiva, cercada por um fosso de água e é uma das poucas que não tinham a função de residência ou palácio.
Sempre que puder, é interessante visitá-lo à tarde, antes que eles fechem e vejam a iluminação, o que acreditamos ser uma verdadeira maravilha.

Castelo de Chambord

Este é um dos castelos mais conhecidos e famosos, além de ser o maior e ousaríamos dizer, mais bonito. Localizado em uma área única, cercado por árvores e próximo ao rio Loire, este lugar era o favorito do rei Francisco I e foi projetado por famosos arquitetos italianos, entre os quais Leonardo da Vinci, do qual se diz, era a pessoa que Ele projetou sua impressionante escada interior.

Castelo de Chambord

Castelo de Chenonceau

Construído no século XVI, com uma arquitetura única, que destaca uma galeria que atravessa o rio Cher, Chanonceau ao lado do castelo de Chanonceau, são os dois castelos mais famosos e visitados do Vale do Loire.
Você pode reservar este ingresso com antecedência para evitar filas.

Castelo de Azay-le-Rideau

Declarado monumento histórico, o castelo Azay-le-Rideau é para nós, um dos mais belos do Vale do Loire, que destaca sua arquitetura francesa e sua localização, em uma ilha no rio Indre.
Você pode reservar este bilhete com antecedência para evitar filas neste castelo ao viajar para o Vale do Loire.

Castelo Cheverny

Conhecido pelos amantes de quadrinhos de Tintin, pois foi um dos lugares que inspirou seu criador Hergé, este castelo é considerado um dos mais elegantes do Vale do Loire. Além de seu interior, recomendamos que você não perca o museu, os jardins e faça um passeio pela incrível floresta que o cerca, com mais de 100 hectares.

Castelo de Langeais

O Castelo de Langeais é conhecido por ser um dos menos restaurados e, ao mesmo tempo, mais bem preservado, tornando-se um dos mais visitados da região. Embora não seja o mais bonitaSim, acreditamos que é um dos elementos essenciais, através dos quais você pode entender e ter uma idéia do estágio que foi vivido na França no momento.

Castelo de Saumur

Construído no século XI, para ser reconstruído em estilo gótico no século XII, o Castelo Saumur é o exemplo perfeito de um castelo de conto de fadas, que qualquer um de nós tem em mente quando pensa em viajar para o Vale do Loire.
Além de sua incrível história e seu interior, este castelo destaca as impressionantes vistas da cidade e seus arredores.

Castelo de Chaumont-sur-Loire

Para nós, este é outro dos mais belos e, é claro, um dos elementos essenciais que você não pode perder em sua viagem ao Vale do Loire. Construído entre os séculos XV e XVI, pertencia à Catalina de Médicis e, além de seu interior interessante, recomendamos que você não perca as vistas do terraço e as vistas do próprio castelo dos jardins.

Castelo de Chaumont-sur-Loire

Castelo de Villandry

O castelo de Villandry é o último construído e podemos dizer que se tornou um dos mais visitados graças aos seus jardins, distribuídos por três níveis, considerados um dos mais incríveis da França e até do mundo.
Nesse caso, embora seu interior também seja recomendado, a entrada é mais do que justificada, apenas para ver os jardins.

Castelo de Ussé

Conhecido por ser o castelo que inspirou o escritor francês Charles Perrault a escrever sua famosa história "Bela Adormecida", o castelo de Ussé foi reconstruído durante a era renascentista e é uma das residências reais que se destacam por seus móveis e jardins e uma linda capela, que temos certeza, será a mais bonita que você pode ver quando viaja para o vale do Loire.

Além dessas breves críticas, deixamos uma anotação de quais podem ser vistas de fora e quais não, pois muitos viajantes pensam que muitos dos Castelos do Loire podem ser vistos de fora, sem pagar a taxa de entrada e esse não é o caso , se não todo o contrário. A maioria deles não pode ser vista de fora sem pagar a entrada correspondente; portanto, você terá que pagar mesmo se quiser tirar uma foto do exterior.

Castelos do Loire que você pode ver do lado de fora sem pagar a taxa de entrada:
Castelo de Sully-sur-Loire
Castelo de Blois
Castelo Real de Amboise
Castelo de Langeais
Castelo de Ussé
Fortaleza Real de Chinon
Castelo de Angers
Castelo de Saumur
Cidadela Real de Loches
Castelo de Montresor

Castelos do Loire que você pode ver por fora e por dentro pagando apenas a entrada:
Castelo de Chambord
Castelo Cheverny
Castelo de Chaumont-sur-Loire
Castelo de Chanonceau
Castelo de Villandry
Castelo de Azay-le-Rideau

7. Cidades a visitar em uma rota pelo Vale do Loire

Além da rota pelos castelos do Loire de que falamos anteriormente, viajar para o Vale do Loire também é sinônimo de conhecer algumas das cidades mais bonitas da França, como Orléans, Blois, Chinon ou Tours, que temos certeza, eles vão surpreender e serão a opção perfeita para descansar das visitas aos castelos, que, apesar de impressionantes, no final, depois de visitar várias por dia, podem acabar esgotando.

Orleans

Localizada a apenas 100 quilômetros de Paris, Orléans é uma cidade conhecida tanto historicamente quanto por seu impressionante bairro pedonal medieval, que você pode viajar da Rue Jeanne d'Arc até o rio Loire, de onde você tem belas vistas da cidade. cidade
Recomendamos que você faça essa visita em meio dia e não perca a Catedral da Santa Cruz, a Rue, Jeanne d'Arc, a Place du Martroi, a Casa de Joana D'Arc, a Rue Royale e Halles Châtelet, além de desfrutar de um caminhe pelas charmosas ruas do centro medieval, que temos certeza de que você voltará no tempo.

Catedral de Orléans

Blois

Blois é outro dos Cidades a visitar em uma viagem ao Vale do Loire. Reconstruído praticamente em sua totalidade, após destruí-lo durante a Segunda Guerra Mundial, hoje você pode desfrutar de um belo centro histórico no qual se destacam suas ruas de paralelepípedos, que abrigam inúmeras butiques.
Em todos os lugares a visitar, você não pode perder o Château Royal de Blois, a cidade velha com a Catedral de San Luis, a Maison des Acrobates e os Jardines de l'Évêché, além de caminhar pelas ruas medievais, que se tornarão Em um momento inesquecível.

Chinon

Localizado na margem do rio Vienne está Chinon, que eles dizem ser um dos lugares mais bonitos da França que você pode apreciar quando viaja para o Vale do Loire e onde se destaca seu impressionante castelo, que se destaca acima do centro medieval.
Embora seja relativamente pequeno, sempre que possível, recomendamos que você passe uma manhã ou uma tarde, pois é um lugar surpreendente e, além disso, temos certeza, ele se tornará um dos seus favoritos no Vale do Loire.
Além dessas caminhadas, não deixe de visitar a Fortaleza Real, a Cidade Medieval, a Rue Haute St. Maurice, a Rue Voltaire, a Chapelle Ste. Radegonde e use o elevador para ir da fortaleza ao centro histórico.

Cidade medieval de Chinon

Passeios

Conhecida nesta área da França por ser uma das cidades universitárias mais famosas e por seu belo centro medieval, Tours é outra cidade que você não pode perder em um passeio pelo Vale do Loire.
Como os anteriores, com meio dia você poderá conhecer seus locais mais turísticos, entre os quais não pode perder a Praça Plumereau, conhecida coloquialmente como Place Plum, a cidade velha, a Catedral de St. Gatien e a Basílica de St. Martin, além de passeie pela área mais central e comercial da cidade, o Boulevard Béranger.

8. Visita aos Castelos do Vale do Loire

Embora isso rota pelos Castelos do Loire Isso pode ser feito perfeitamente em carro de aluguel gratuito, outra das opções mais recomendadas é optar por uma viagem de um ou vários dias, com um guia em espanhol, para conhecer esta incrível área da França.

Deixamos uma seleção dos mais recomendados pelos viajantes:

Castelo de Villandry, no Vale do Loire

9. Gastronomia no Vale do Loire

Embora saibamos que é impossível resumir em poucas linhas toda a gastronomia do Vale do Loire, queremos deixar uma seleção de opções e pratos para que você possa aproveitar ao máximo a experiência e que viajar para o Vale do Loire é algo inesquecível também para a gastronomia. paladar

Andouillettes: linguiça de porco ou vitela.
Géline de Touraine: É uma variedade de frango que é cozinhado de várias maneiras e é requintado.
Creme de espargos: um dos ingredientes principais desta área e que também é cozido de várias maneiras, incluindo este creme delicioso.
Gâteau Nantais ou Pastel de Nantes: sobremesa do início do século feita com açúcar, amêndoas, manteiga e rum.
Bolo de tatin: um dos nossos favoritos. Torta de maçã que é um prazer para os sentidos.

Bolo de tatin

Restaurantes recomendados no Vale do Loire

Embora também existam centenas de opções, deixamos uma lista de algumas das que tentamos durante nosso percurso pelos Castelos do Loire, para que você possa ter uma referência, além de algumas dicas.

O primeiro refere-se ao café da manhã. Na maioria dos hotéis do Vale do Loire, o café da manhã não está incluído, mas é servido todas as manhãs por preços que geralmente variam entre 7 e 10 euros, são muito completos e incluem café / chá, suco, torradas, manteiga, geléia , cereais, leite, iogurte e doces.
Esta é uma opção perfeita, pois a maioria dos lugares no Vale do Loire é pequena, sem muitas cafeterias e também costuma abrir das 8h30 às 9h da manhã.

- Restaurante Le Café des Ars: com vistas únicas do Castelo Sully-sur-Loire, pedimos pizza e salmão grelhado, mais cerveja e água por 28,50 euros, que além de muito bons, desfrutamos com alguns vistas incríveis.
- Chez Dionysios: localizado em Orléans, este restaurante é um dos mais recomendados da cidade, onde eles servem comida tradicional e um daqueles que recomendamos que você experimente ao viajar para o Vale do Loire.
O cardápio é baseado em dois menus, um que é entrada mais prato principal ou prato principal e sobremesa por 20,50 euros por pessoa ou o Grand Menu que inclui entrada, prato principal e sobremesa por 26,50 euros por pessoa.
- La Coeur aux Crêpes: localizada na rua principal de Cheverny, esta creperia é perfeita para parar ao longo do percurso.
Optamos por crepe salgado (galette) de salmão, outro queijo e mel e um doce de caramelo e sorvete mais refrigerante, copo de vinho e dois expresso por 41 euros.

La Coeur aux Crêpes

- Restaurante L'Epicerie: localizado em Amboise, este restaurante é outro dos mais recomendados na área. Pedimos um par de fórmulas ao meio-dia, menus, que incluem dois pratos, sobremesa e café por 16,50 euros por pessoa e adoramos.
- Le Plazza: em Tours, este restaurante italiano é uma excelente opção se você quiser mudar um pouco de gastronomia.
Pedimos um prato de macarrão, além de tartare de carne, sobremesa, água e vinho por 41 euros e temos que dizer que estava absolutamente delicioso!
- La Doulce Terrasse: localizado próximo ao Castelo Villandry, este restaurante é um verdadeiro mimo. Pedimos uma salada, um prato de salmão, copo de vinho, refrigerante e duas sobremesas por 45 euros e, embora tenhamos que dizer que são pratos simples, eram ótimos e com produtos frescos e de qualidade.
- Le Boudoir: localizado em Azay-le-Rideau, este pequeno local de crepes é perfeito para satisfazer seu apetite ao meio-dia ou à noite.
Pedimos um biscoito de queijo, um crepe doce, café e copo de vinho por 23 euros.
- Le Bistroglo: restaurante em Turquant, localizado em uma casa troglodita, onde pedimos um cardápio de verão, além de um completo, com água e café por 47 euros. Espetacular!
- Café de la Ville: localizado em Montrésor, uma das mais belas aldeias da França, este restaurante também é um dos mais recomendados. Decidimos por um cardápio e um tartare de carne, mais cerveja e água e dois cafés por 41 euros.

10. Mais dicas para viajar para o Vale do Loire

Outro dos melhores dicas para viajar para o Vale do Loire eles são:

  • Se você vai fazer esta rota de carro, não esqueça o GPS. Embora as indicações sejam muito boas em todas as áreas e cidades, existem alguns castelos nos arredores da cidade e ter um GPS é, por experiência, uma economia de tempo e dores de cabeça. Se você não possui um em casa, uma opção pode ser o aplicativo Maps.me, que você pode usar online e offline.
  • Além disso, lembre-se de que nas rodovias francesas, as áreas de serviço e de descanso são muito frequentes, para que você não tenha problemas para descansar ao dirigir a cada poucos quilômetros.
  • Algo curioso é que, na maioria dos locais e no Castelo do Loire, os estacionamentos são gratuitos, exceto em alguns lugares como Orléans, onde um estacionamento privativo pode custar cerca de 6 euros por meio dia.
  • Embora o euro seja usado na França, recomendamos usar o cartão N26 para pagar e os cartões Bnext e Revolut para obter dinheiro nos caixas eletrônicos. Eles são os que usamos, Eles são gratuitos e economizarão muito. Você pode encontrar mais informações neste artigo sobre os melhores cartões para viajar sem comissões.

Você quer viajar de graça para o Vale do Loire?
Obtenha aqui:

As melhores ofertas de Voos para Paris para viajar para o Vale do Loire aqui

As melhores ofertas de Voos para Nantes aqui

Os melhores hotéis aos melhores preços em Vale do Loire aqui

Receba 35 € pela sua reserva no AirBnb aqui

Reserve aqui as melhores excursões e passeios no / do Vale do Loire em espanhol aqui

Reserve aqui o seu transfer do Airport⇆París

Reserve aqui seu seguro de viagem com 5% de desconto

Os 10 castelos essenciais do Loire

10 dicas essenciais para viajar para a França

Alugue seu carro na França para viajar para o Vale do Loire com o melhor preço aqui

Se você quiser ajudar-nos a completar a lista de as 10 dicas para viajar ao Vale do Loire essenciais, adicione o seu nos comentários.

Pin
Send
Share
Send

Vídeo: Guia brasileiro em Paris (Abril 2024).