Rota dos Mil Kasbahs

Pin
Send
Share
Send

Dia 3: Ait Ben Haddou - Ouarzazate: Kasbah Taourit - Agdz - Vale Draa - Tamnougalt - Timiderte - Ouarzazate

Hoje deixamos o alarme tocar um pouco mais tarde e, em alguns dias em que estivemos nessa viagem pela Rota Kasbah, já vimos isso antes das 7:15 da manhã, nesta época do ano, não É dia, portanto, e muito mais com a mudança de planejamento que fizemos ontem, quando chegamos a Ait Ben Haddou de Marrakech e decidimos reduzir o itinerário que havíamos planejado, dedicando-nos hoje totalmente ao Rota dos Mil Kasbahs e começando o dia em que o café da manhã é servido no Bagdag Café, que tem sido nosso alojamentos em Ait Ben Haddou.


Basta sair da sala às 7:30 da manhã para trabalhar um pouco, Mohamed nos oferece o primeiro café do dia, que provamos à beira da piscina e às 8 horas já estamos diante de um delicioso café da manhã caseiro, o mais completo .

Café da manhã em Bagdag Café

Faltam alguns minutos para as 9 horas quando, depois de carregar nossa bagagem no carro alugado em Marrocos, retornamos à estrada que nos levará 9 quilômetros de volta à N9, a estrada que nos levará a Ouarzazate e seu Kasbah Taourirt, a primeira visita hoje.
Se você tiver apenas um dia ou não quiser dirigir, uma boa opção é reservar esse passeio com um guia em espanhol, onde você será buscado no hotel.
Se você tiver mais dias, terá a opção de reservar uma excursão de 3 dias ao deserto de Merzouga, onde passará por Ouarzazate ou esta excursão de dois dias, ambos estão com um guia em espanhol e o buscarão no hotel.

Caminho para Ouarzazate

A essa hora da manhã, o sol já está bastante quente, estamos a cerca de 17 graus, embora devamos ter em mente que de manhã e à noite a temperatura cai muito, para que não possamos esquecer nenhuma peça de roupa, aquele de que certamente temos que nos livrar nas horas centrais do dia, quando os 25-30 graus que estamos tendo nos dias de hoje atingem.
Chegamos a de Ait Ben Haddou a Ouarzazate em 30 minutos, passando por seus famosos estúdios de cinema, onde não paramos, dirija-se ao Kasbah de Taourirt, que fica nos arredores da cidade, onde a primeira coisa que fazemos é estacionar o carro em frente. Assim que partimos, vemos um cartel que diz que é pago, então pedimos ao guardião e ele nos diz que o preço é a vontade Após a visita.
Com o carro e com segurança, pegamos nossas câmeras e antes de entrar no Kasbah de Taourirt Atravessamos a rua para ter uma perspectiva maior disso.

Kasbah de Taourit em Ouarzazate

Com uma visão mais ampla de um dos kasbahs mais bem preservados do Marrocos, atravessamos a rua novamente e, depois de pagar 20 dirhams por pessoa, entramos em um dos kasbahs mais conhecidos do país.

Kasbah de Taourit em Ouarzazate

Diz-se que o Kasbah de Taourit É uma das mais bonitas de Marrocos e a verdade é que não seremos os que negam essa afirmação, pois temos que dizer que é uma visita mais do que recomendada.
Seu interior é lindamente decorado e encontramos corredores intrincados que comunicam os quartos. Como conselhos, diremos a você que, para que o interior não se torne um verdadeiro labirinto, é melhor olhar para a escada central e, em cada andar, ver como ela se expande para os lados, flutuando em salas diferentes. Para subir ou descer, basta procurar novamente essa escada central e subir ou descer.

Interior do Kasbah de Taourit em Ouarzazate

Estamos a cerca de 45 minutos desta visita, que, a propósito, como dissemos antes, temos que dizer que é altamente recomendável.
Bem na frente, há um souk, focado nos turistas, a verdade é que temos que dizer que não parece tão ruim, embora já tenhamos comprado nossas memórias de viagem ontem, então preferimos pular a visita e deixá-la para uma ocasião futura.
Obviamente, no primeiro andar da Kasbah existem alguns bares de praia com pinturas expostas nas paredes, feitas de adobe, que são maravilhosas. Isso fica no caso de alguém ser incentivado a tomá-los como lembranças.
Com um bom gosto na boca para esta visita, seguimos para a próxima parada do dia Agdz, pegando a estrada em direção a Zagora, o portão do deserto, que fica a cerca de 160 quilômetros daqui. Em poucos metros, entramos na N9, cercada por paisagens áridas, pontilhadas apenas por alguns arbustos, pequenas cidades e moradores que se deslocam ao longo da estrada, que dão a essa rota um toque que a torna única.

Caminho para Agdz

E naqueles que estamos perdidos entre as paisagens que nos deixaram perplexos, no meio do nada um caminhão quebrado e um garoto acenando para parar. Poderíamos ter passado, mas em homenagem à verdade, é preciso dizer que o garoto estava quase no meio da estrada e, se não parássemos, provavelmente teríamos um susto. Ele explica que o caminhão pertence ao amigo e que ele vai consertá-lo, então ele fica "pendurado" no meio do nada e agradeceria muito se o abordássemos em alguma cidade. Dizemos a ele que vamos a Agdz e ele imediatamente nos diz que está indo muito bem porque é para onde ele vai e que, se o levarmos, ficará muito agradecido. E assim continuamos nosso caminho para Agdz, ficando novamente 3 no carro.
As paisagens desta área de Marrocos são impressionantes, com falésias com tons de cores realmente incríveis. Um show para os sentidos que misturamos com uma conversa agradável com Moha que, depois de alguns minutos compartilhando um carro, descobrimos que ele fala um pouco de espanhol, podendo continuar a conversa em um berbere castelhano-francês-berbere com o qual, no final, acontece que Nós entendemos perfeitamente.

Paisagens a caminho de Agdz

Nosso GPS disca 1 hora para alcançar Agdz e não falha. Às 11:30 chegamos lá e nosso companheiro insiste que entramos na casa dele para tomar um chá e como não podemos recusar uma segunda vez nesta viagem, aonde quer que vamos. E então estamos em uma casa Agdz, na frente de um chá maravilhoso com datas do vale de Draa que servem como desculpa para rastrear o Rota dos Mil Kasbahs diante de um mapa que Moha nos propõe como a melhor opção para fazer nesta área do Marrocos, entrando no vale de Draa.

Rota dos Mil Kasbahs

Após 30 minutos, retornamos ao carro, com uma rota já definida para hoje, na qual veremos primeiro o Agdz palm grove depois continue até Tamnougalt, entrando no Draa Valley e siga a estrada, pontilhada de palmeiras, oásis e kasbahs até chegar a Timiderte, onde nos viraremos para retornar a Ouarzazate.

Estamos na estrada central de Agdz, por isso vire à esquerda na rotatória principal para chegar ao Kasbah semi abandonado e cercado por um incrível palmeiral de Agdz.

Entrando no Kasbah de Agdz

Agdz

Temos que dizer que é uma área bastante panorâmica e vale a pena chegar aqui. Não leva muito tempo e é totalmente acessível de carro, então você pode deixá-lo em algum aterro e de lá caminhar por um tempo para apreciar os arredores.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol de Marrakech pelos viajantes:

- Tour gratuito de Marrakech grátis!
- excursão de 2 dias no deserto de Zagora
- Excursão a Essaouira
- excursão de 3 dias ao deserto de Merzouga
- Mais excursões e passeios aqui

Depois de alguns minutos perdidos entre o adobe, retornamos à estrada principal, chegando a poucos quilômetros do topo de uma montanha, de onde você tem vistas incríveis da cidade. Agdz palm grove, com o kasbah em segundo plano.

Vista para o palmeiral de Agdz

A partir daqui, seguimos a "velha" estrada, como Moha nos disse, no caminho para Tamnougalt, passando por Ouriz, um dos pontos marcados nesta rota.
Começamos a rota por volta das 12:30 da manhã a partir de Agdz e, embora não haja mais de 6 quilômetros para Tamnougalt, 2 deles passam por uma pequena estrada pavimentada, onde no final você vê uma espécie de "castelo"Uma vez aqui, você deve seguir alguns metros e verá uma placa que diz" Tamnougalt ". A partir daqui, você segue uma pequena estrada de terra e existe um pequeno estacionamento. Normalmente, nesse ponto, você terá um guia ao seu lado Ele dirá que esta visita só pode ser guiada e que o preço é de 50 dirhams, mais 20 dirhams por pessoa para cada visita que você faz aos kasbahs interiores (você pode fazer um ou dois, ou aqueles que achar necessário).

Tamnougalt na Rota dos Mil Kasbahs

A população de Tamnougalt, chamada "mãe de todos os castelos", é uma cidade de adobe fortificada e se destaca por suas incríveis kasbahs, suas impressionantes decorações nas paredes e nas torres que parecem chegar ao infinito, com uma cor terrestre que se destaca no azul do céu e no verde das palmeiras.

Tamnougalt

Todas as casas são conectadas por corredores internos e cobertos, que mantêm as áreas internas frias o suficiente nos meses de verão, para que as temperaturas sejam bem mais baixas que no exterior.

Ruas de Tamnougalt na Rota dos Mil Kasbahs

Tamnougalt

Durante a visita, nosso guia explica a história de Tamnougalt em francês, mostrando-nos as entranhas dos kasbahs, cada um mais impressionante e com uma história muito mais interessante, muitos deles sendo palco de filmes como Aladim. Nesses momentos, as kasbahs estão sendo restauradas, pouco a pouco, pelas 12 famílias que vivem nesses momentos, algo que, em homenagem à verdade, temos que dizer que dá um ar impressionante ao local.

Interior de um dos Kasbahs


Informações mais práticas para preparar sua viagem a Marrakech

- 50 coisas para ver e fazer em Marrakech
- Os 5 melhores passeios e excursões em Marrakech
- A melhor excursão no deserto de Marrakech
- 10 lugares essenciais para visitar em Marrakech.
- 10 lugares essenciais para ver em Marrocos
- 10 dicas essenciais para viajar para Marrocos

Detalhes do interior de um dos kasbahs de Tamnougalt

Depois de visitar 3 kasbahs que o guia recomenda e nos perdermos por muitas das ruas internas de Tamnougalt, o que nos deixa mais impressionados, se possível, impressionados com essa visita, deixamos a área central para ir para a área da cidade. jardins.

Tamnougalt na Rota dos Mil Kasbahs

Se temos que dizer que a visita às Kasbahs é única, você não pode imaginar como é a visita aos jardins circundantes, que nos oferecem vistas maravilhosas de Tamnougalt, oferecendo-nos ao mesmo tempo uma seleção das melhores novas datas, para É verdade que são ótimas e as melhores granadas que já provamos.

Caminho para os Jardins Tamnougalt

Jardins de Tamnougalt na rota Kasbah

Vista exterior do Tamnougalt Kasbahs

Também devemos dizer que, quando vimos que a visita era guiada, isso foi um pouco repugnante a princípio, já que essa não era a ideia da visita que tivemos, mas agora, depois da experiência, temos que dizer que é uma visita. totalmente recomendado fazê-lo acompanhado de tudo o que teríamos perdido se não o tivéssemos feito

Caminho para os Jardins Tamnougalt

Tamnougalt Gardens

Faltam alguns minutos para as duas da tarde quando terminamos a visita, o que nos levou pouco mais de uma hora, sob um calor sufocante, mas isso foi incrível. Parece mentira, pois é uma das visitas menos comentadas nos fóruns ou guias, quando é uma verdadeira maravilha.

Voltando ao carro em Tamnougalt

Desceu 37 graus, voltamos ao carro para seguir o Rota dos Mil Kasbahs, direção a Timiderte, onde cruzamos vários kasbahs, no pé da estrada, muito menos panorâmicos do que os que vimos até agora, mas igualmente importantes para parar o carro e viajar alguns minutos.

Kasbahs no pé da estrada

A estrada que corre ao longo da Rota de KasbahEle permanece cercado por palmeirais em quase toda a sua seção, o que o torna uma rota única e para a qual essa viagem à rota Kasbah já vale a pena.

Paisagens do vale de Draa

Já são três da tarde quando olhamos novamente para o relógio e chegamos a Timiderte, o último ponto da Rota dos Mil Kasbahs que programamos para hoje, então paramos em um posto de gasolina, cercado por palmeiras e um kasbah em o horizonte, que faz deste um verdadeiro oásis de paz.

Vale do Draa em Marrocos

Pedimos um par de tajines de frango, mais coca e água, além de alguns cafés, por 140 dirhams com os quais carregamos energia para continuar nosso dia em turnê Rota dos Mil Kasbahs.

Comer na rota dos mil Kasbahs

Durante a refeição, valorizamos a aproximação de Zagora, já que estamos a apenas 50 quilômetros de distância, mas imediatamente voltamos à realidade e nos vemos, que esta é uma visita que merece mais tempo e que podemos fazer no futuro com o resto da cidade. lugares que restam pendentes nesta viagem.

Então, às 15:45 da tarde, pegamos o carro novamente, para desfazer a estrada feita hoje, retornando para apreciar algumas paisagens de filmes, desta vez parando a cada poucos quilômetros para apreciar primeiro uma paisagem cercada por palmeiras e de Agdz, uma paisagem muito mais árida.

Paisagens do vale de Draa

Paisagens muito mais áridas, passando por Agdz, a caminho de Ouarzazate

Chegamos a Ouarzazate às 18h e aproveitamos a oportunidade para parar em um posto de gasolina e encher o tanque, pois nesta área e depois quando passamos de Ait Ben Haddou, até passarmos pela área do Atlas, não encontraremos novamente.
E continuamos cerca de 15 quilômetros até o que será nossa acomodação hoje, entre Ouarzazate e Ait Ben Haddou: L'Escale de Ouarzazate.
Estacionamos o carro e fazemos o chekin em uma hora mais do que prudente, o que nos permite descansar um pouco antes de sair para a área da piscina para tomar uma bebida antes do jantar.

Apreciando um pôr do sol em Ouarzazate

Para o jantar, pedimos novamente um tagine e um prato de carne, além de bebidas e chá com hortelã para a sobremesa, que sobem cerca de 130 dirhams, que pagaremos direto no quarto amanhã antes de sairmos.
São 10 horas da noite quando voltamos ao nosso quarto com um sentimento agridoce e este não é apenas o fim deste viagem à rota Kasbah, conversamos com o proprietário, Christophe, e quando perguntados como é o Estrada Telouet, um kasbah que queríamos visitar a estrada para Marrakech, diz-nos que, se tivermos o voo amanhã, é melhor não correr o risco, porque se algo acontecer, a estrada não é adequada para carros de passeio, não importa o quanto você chame a oficina, eles não podem Nada no mesmo dia e existe o risco de perder o voo.
Ele nos aconselha a sair e ir direto para Marraquexe, deixando esta visita para outra ocasião; portanto, com essa opinião, temos que fazer outra pequena mudança de planos antes de descansar.

Dia 4: Ouarzazate - Kasbah Telouet - Tizi-n-Tichka - Aeroporto de Marrakech - Girona

Pin
Send
Share
Send