VISITA ÀS RUÍNAS MAIAS DE EK BALAM

Pin
Send
Share
Send

Ek Balam é uma cidade maia antiga no estado de Yucatán, do qual são preservados vários edifícios majestosos cercados por uma densa selva mexicana. Foi um dos centros habitados mais importantes do leste de Yucatán, que teve seu tempo mais próspero entre 700 e 1.000. Embora sua fundação remonta a 300 aC. e seu abandono com a chegada de colonos espanhóis.

Apenas 30 km ao norte de Valladolid, atualmente está ganhando cada vez mais fama e, embora seja difícil rivalizar com seu vizinho Chichen Itza, a beleza do lugar merece uma visita (e que pode ser escalada nos degraus de sua grande pirâmide também). No entanto, tem algo muito importante contra isso: o preço! A entrada tem um custo semelhante a outros grandes sítios arqueológicos, como Chichen Itza ou Uxmal, por isso, se você deseja economizar e planeja visitar outras ruínas maias, ignorá-lo pode não ser uma má idéia, especialmente se você é um desses "Eles ficam entediados com tanta pedra." (Tendo dito tudo isso, nosso conselho: vá, é legal!).

Aqui explicamos mais sobre o visita à zona arqueológica de Ek Balam, quais são os edifícios mais interessantes, quanto custa e todas as informações úteis.

Ek Balam em Maya significa "onça pretaE, aparentemente, era o nome do chefe fundador da cidade. Durante o passar do tempo, esse assentamento ganhava importância, até se tornar o Capital do império do Tah e centro comercial do leste de Yucatán. A partir daqui eles começaram vários Eu tenho (estradas sagradas) que se conectavam com outras cidades e permitiam os itens para a troca de mercadorias.

Era uma área habitada desde 300 a.C., embora seu tempo de esplendor máximo ocorresse entre 700 e 1.000. Nestes anos, entende-se que era o centro administrativo e exercido influência em outras cidades da região, que prestavam seus respeitos como ofertas de todos os tipos. Chegou a ter uma população de quase 20.000 habitantes e uma área de 12 km², embora o que possa ser visitado hoje corresponda ao espaço sagrado da cidade.

Possui vários prédios bastante impressionantes, o que pode lhe dar uma pequena idéia de como era essa cidade no passado. O que se destaca acima dos outros é a chamada Acrópole. Também é surpreendente a entrada na forma de um arco elevado com 4 portas, uma apontando para cada ponto cardeal, e o Palácio Oval.

* Vídeo de inah.gob.mx

Chegar de Valladolid em seu próprio carro é muito simples, basta seguir as instruções no Google Maps e em meia hora você estará lá A estrada está em boas condições. Do estacionamento (gratuito), você terá que seguir um caminho que vai até o centro de visitantes, onde você pagará sua passagem e também poderá contratar guias especializados (500 pesos, embora eles façam um desconto de até 350 pesos para casais ou pequenos grupos). Em seguida, siga outra estrada por algumas centenas de metros até chegar às ruínas, sem perdas. No entanto, você pode se ajudar com o aplicativo Maps.me, o que usamos em todas as visitas às ruínas na Península de Yucatán. Mais do que tudo, porque poderíamos nos perder, mesmo em nossa própria casa :-p a orientação não é o nosso ponto forte (mas fazemos uma tortilla de batatas que flipas). Eu sigo

A ordem da visita que fizemos foi a seguinte:

- Primeiro você tem que atravessar a duas paredese você vai direto para o arco de entrada. Você pode subir a rampa e atravessá-la.

- De lá, deixamos à direita os edifícios das Pirâmides Gêmeas (nós os visitamos no caminho de volta) e vamos para o Jogo de bola.

- No fundo, você verá como a grande pirâmide aparece entre a vegetação: a Acrópole. É a próxima visita, onde vale a pena parar por um tempo. Você pode subir até o topo e desviar para os lados no nível intermediário.

- Volte para a entrada, mas desta vez deixe o jogo à sua direita e você se sentirá completamente preenchido com o Pirâmides gêmease ao lado dele com Palácio Oval, que você pode subir e de onde provavelmente tem as melhores vistas.

- Finalmente, você pode desviar para o Estrutura 10, embora não seja um dos mais impressionantes, volte para a entrada, passando por trás do Palácio Oval e verifique se é oval.

A área das ruínas é pequena e a visita sem guia pode ser estendida por aproximadamente 1 hora.

O preço total da admissão até novembro de 2018 é 211 pesos (70 do site mais 141 para o governo). O estacionamento é gratuito.

Aparentemente, há um total de 45 estruturas, embora as mais interessantes sejam as seguintes:

- Muralhas. A primeira coisa que encontramos em nosso caminho são os restos de duas paredes, que não tinham caráter defensivo, mas definiam as áreas sagradas e controlavam o acesso ao recinto principal.

- Arco de entrada. Em um monte de pedra erguida sobe esse arco de 4 portas, cada uma delas direcionada para um ponto cardeal, pelo qual foi acessada por uma rampa. É um elemento muito original e que não se repete em outras ruínas maias que visitamos em Yucatán.

- O jogo de bola. Consiste em duas paredes onde este jogo habitual foi comemorado na cultura maia. Os participantes foram organizados em equipes, uma em cada extremidade do campo, e a bola de borracha foi devolvida usando apenas a cabeça, cotovelos e joelhos. O objetivo era tentar passar essa bola por um dos aros de pedra que se destacavam em cada parede. O capitão da equipe perdedora veio sarificado (você sabe, os Deuses exigiram sangue), embora haja quem diga que quem realmente foi sacrificado foi o capitão da equipe perdedora (na cultura maia, foi uma honra morrer assim).

- A Acrópole. É o edifício mais importante da cidade e foi o palácio onde residiam governantes e altos funcionários. Está estruturado em 6 níveis, com dimensões de 146 metros de comprimento, 55 de largura e 29 de altura, o que o torna um dos maiores edifícios maias de Yucatán. No quarto nível, à esquerda, está a tumba do chefe maia Ukit Kan Le'k Tok ', com uma impressionante porta em forma de onça cheia de presas e belos relevos de guerreiros maias alados no friso. Este é um dos exemplos claros da riqueza artística desta cidade em particular. Aparentemente, quando descobriram esta cidade, centenas de objetos foram encontrados como oferendas dentro da tumba.

- As pirâmides gêmeas: são duas pirâmides idênticas no centro do recinto que, embora não sejam muito altas, são belas construções e estão bem preservadas.

- O Palácio Oval: É o segundo edifício mais alto da zona arqueológica, que pode ser promovido e, com sua forma oval na parte traseira, é uma construção não usual no mundo maia. Suba ao topo pelas escadas íngremes da frente, de onde há vistas muito legais.

- Embora para nós, nem todos os especialistas,não é uma das melhores ruínas Maya de toda a Península de Yucatán, é uma boa carta de apresentação se você estiver viajando desde o interior de Cancun. Foi o nosso primeiro parque arqueológico e a verdade é que nos assustamos, mas depois de ter visitado outras pessoas, talvez seja a que fica mais curta, principalmente considerando o preço de entrada. Mesmo assim, como dissemos antes, se você tem tempo em Valladolid e não se importa de passar pelas bilheterias, é uma boa excursão, principalmente se você a combinar com outras visitas durante o dia, por exemplo, aos cenotes. Pequeno spoiler: nossos dois sítios arqueológicos favoritos foram Chichen Itza e Uxmal 🙂

- Como sempre dizemos para esses sites, a melhor coisa é chegar o mais rápido possível (O horário é das 08:00 às 17:00), por dois motivos: você encontrará menos pessoas e o calor não será tão sufocante.

- Pegue agua, chapéu e repelente de mosquitos, você está no meio da floresta e certamente um mosquito você é (ou melhor, ele o encontra).

- Se pode subir a vários edifícios, mas tenha cuidado, pois um deslize pode ter consequências terríveis. O fato de você perder sua vida é importante para nós, mas nos preocupamos mais do que fechar o recinto! Brincadeirinha, você, caro leitor, você é o nosso meio de vida XD Também é uma piada, nós nos importamos porque você é foda (especialmente por ter lido este parágrafo até o final :-p).

- Mais informações em seu site oficial.

  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE COBÁ NO MÉXICO
  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DO TULUM NO MÉXICO
  • GUIA DE VISITA À ÁREA ARQUEOLÓGICA DE CALAKMUL, NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE EDZNÁ NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA UXMAL NO MÉXICO
  • COMO VISITAR O PARQUE ARQUEOLÓGICO MAYAPANO NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR CHICHÉN ITZÁ: AS RUÍNAS MAIAS MAIS FAMOSAS DO MÉXICO
  • VISITA ÀS RUÍNAS MAIAS DE EK BALAM

Como você vê, o A visita de Ek Balam é uma das excursões mais interessantes de Valladolid (México) Esperamos que todas essas informações úteis ajudem você!

Nossas recomendações

Passagens aéreas voos para o México: bit.ly/2Oin75W

Alojamento barato em Valladolid: booki.ng/2Q56BZ1

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades e excursões no México: bit.ly/2Jt3wzi

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2PxxcRn

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Pin
Send
Share
Send