COMO VISITAR O PARQUE ARQUEOLÓGICO MAYAPANO NO MÉXICO

Pin
Send
Share
Send

As Ruínas de Mayapán, considerado um pequeno Chichen Itza, com seu castelo, seu observatório e até seu cenote, são uma das melhores excursões para fazer a partir de Mérida. Embora o site tenha um tamanho reduzido, você pode ter uma idéia do que já foi a última capital maia, após a queda de Uxmal e Chichen Itza. Então nós dizemos mais e damos-lhe todas as informações para fazer a visita à zona arqueológica de Mayapán.

Embora a maioria dos turistas (entre os quais nos incluímos) não tenha ouvido falar dessas ruínas antes de chegar ao México e muitos yucatecas nem sequer sabem de sua existência, Mayapán era uma das cidades maias mais importantes antes da chegada do espanhol.

Foi fundada pelos maias Cocomes, uma cidade influenciada pela cultura tolteca, e alcançou seu esplendor máximo entre 1.200 e 1.450, quando abrigava uma população de até 12.000 pessoas. Mais tarde foi abandonada e, aparentemente, acabou sendo demitida e queimada.

O nome significa "faixa maia", embora também seja conhecido como "o pequeno Chichen Itza", pois parece uma reprodução em pequena escala da importante capital Itzae. Seu grande crescimento foi muito mais tarde do que em outras capitais, como Chichen, por isso foi inspirado em seus edifícios, mas também manteve elementos da América Central. Destacam-se os trabalhos em relevos e mosaicos que ainda permanecem na base de alguns templos.

Para se ter uma idéia de sua importância, foi realizada a chamada "Liga de Mayapán", uma aliança de paz entre as cidades maias de Uxmal, Chichen Itza e Mayapán. Embora, aparentemente, esse acordo tenha acabado com as disputas entre eles, e desde então Mayapán foi quem quebrou o bacalhau, enquanto os outros foram abandonados. Considera-se, portanto, a última grande capital maia.

* Vídeo de inah.gob.mx

As ruínas de Mayapán estão localizadas cerca de 50 km ao sul de Mérida, em uma estrada em condições esplêndidas. Olho, não confunda com a cidade de Mayapán, que fica mais ao sul e não tem nada a ver com isso, esta é a Zona Arqueológica de Mayapán. O estacionamento para iniciar a visita fica a apenas 200 metros do desvio e a entrada do sítio arqueológico fica logo abaixo. Então, se você não quiser andar muito ou passar meia manhã em algumas ruínas, este lugar é perfeito para você.

Começamos o passeio em direção aos prédios à nossa esquerda. Embora não sejam altos, podemos subir para Templo dos Pescadores e dê uma primeira olhada no gabinete.

De lá, continuaremos para o edifício circular chamado de Observatórioe atrás dele um templo decorado com impressionantesmáscaras do deus Chaac (o deus maia da chuva). Nós o cercaremos para ter outra perspectiva do Observatório e ficar na frente do Castelo de Kukulkan.

No lado leste, que vemos primeiro, há um pequeno cenote escondido entre algumas árvores, o Chen Mul Cenote. Embora não seja impressionante, temos que voltar no tempo e imaginar que esse era um dos lugares mais sagrados da cidade.

No momento em que o visitamos (novembro de 2018), você podia subir ao castelo, no entanto, os degraus são bem pequenos e não estão em boas condições. É melhor dar uma olhada nas 4 faces e decidir se você vai subir e por qual. Na base da grande pirâmide está uma palapa de madeira sob a qual restos de fresco e relevos bastante impressionante.

Atravessa agora a Praça Central, com vários edifícios menores e as Templo dos Nichos Pintados, com 5 nichos que conservam restos de pintura mural, e a visita termina subindo para outroTemplo (vamos chamá-lo de X), de onde obteremos as melhores visualizações do site.

No total, levamos cerca de 40 minutos em fazer esse passeio.

A entrada total é de 45 pesos (a partir de novembro de 2018). Não há taxa do governo, como na maioria das outras ruínas de Yucatán. Espero que eles mantenham esse preço, embora tenhamos medo de que eles aumentem com o tempo.

Estes são os principais edifícios da zona arqueológica de Mayapán:

- O Observatório ou Templo Redondo: Possui uma base retangular, embora o edifício principal tenha um piso circular, lembrando Chichén Itza. Provavelmente era o local de onde as estrelas eram estudadas e teria uma função cerimonial muito importante na cidade.

- Salão das Máscaras: no fundo do Observatório, esse templo destaca as enormes máscaras do Deus Chaac (deus da chuva), que também podem ser vistas em outros sítios arqueológicos maias. Além disso, o templo tem uma fileira de pilares que sustentariam o teto no passado.

- Castelo e Kukulkan: É o edifício principal, uma pirâmide de 15 metros de altura, com 4 lados, cada um dividido em 9 níveis. Na parte superior, seria coroado por um templo, embora apenas parte de suas paredes seja preservada. Esplêndidas esculturas de guerreiros com nichos em vez de cabeças apareceram no canto sudeste; cabeças cortadas foram introduzidas nesse buraco como parte de um ritual de morte.

Aparentemente, nesta pirâmide nos equinócios, ocorre o mesmo fenômeno de luz e sombra do Castelo Kukulkan de Chichen Itza, pelo qual a sombra projetada na escada cria a silhueta de como uma cobra se parece, referindo-se à descida do Deus Kukulkan para a terra.

- Templo X: Não mantemos o nome, mas é no final do passeio, no extremo noroeste da Praça Central, e se destaca por sua altura. De cima (não é muito complicado escalar), você tem as melhores vistas de todo o site.

- Seu horário é das 08:00 às 16:00 todos os dias.

- Embora em outras ocasiões recomendamos chegar cedo para não lidar com muitos outros turistas, desta vez você não terá problemas, pois com um pouco de sorte estará completamente sozinho! O que torna a visita ainda mais especial.

- Lembramos que existe uma cidade chamada Mayapán, a cerca de 50 km ao sul das ruínas, que você não deve confundir ao colocar o GPS. Encontre a Zona Arqueológica de Mayapán, para que não haja dúvidas.

- Sendo todos os edifícios próximos e sendo uma visita rápida, você pode incluir em uma viagem de um dia de Mérida à rota do convento ou à rota Puuc.

- Mais informações em seu site oficial.

  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE COBÁ NO MÉXICO
  • COMO VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DO TULUM NO MÉXICO
  • GUIA DE VISITA À ÁREA ARQUEOLÓGICA DE CALAKMUL, NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA DE EDZNÁ NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR A ÁREA ARQUEOLÓGICA UXMAL NO MÉXICO
  • COMO VISITAR O PARQUE ARQUEOLÓGICO MAYAPANO NO MÉXICO
  • GUIA PARA VISITAR CHICHÉN ITZÁ: AS RUÍNAS MAIAS MAIS FAMOSAS DO MÉXICO
  • VISITA ÀS RUÍNAS MAIAS DE EK BALAM

Embora não possa competir com Chichen Itza, a zona arqueológica de Mayapán nos surpreendeu muito positivamente: encontramos de repente, visitamos sozinhos e nos divertimos como anões! Além disso, você viu que esta cidade era uma das capitais maias mais importantes. Por isso, aconselhamos a sua visita 100%! Esperamos que, com este post, possamos ajudá-lo planejando sua visita a Mayapán.

Economize em sua viagem

Passagens aéreas voos para o México: bit.ly/2Oin75W

Alojamento barato no México: booki.ng/2PsP5lb

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades e excursões no México: bit.ly/2Jt3wzi

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2PxxcRn

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Pin
Send
Share
Send