BRAINSTORMING: COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE A ALBÂNIA

Pin
Send
Share
Send

Visitar a Albânia significa visitar a outra Europa, aquele que não aparece nos catálogos de viagens com instantâneos perfeitos da Torre Eiffeil e um café com croissant em primeiro plano ou nas janelas das agências de viagens. A outra Europa vai dar um tapa na sua cara assim que você cruzar suas fronteiras, embora depois do tapa ele vá ao seu papel e o deixe em paz: se você se acostumar com sua nova realidade, se não ... seu problema.

30'

O bom de tudo isso é que ninguém vai te julgar por estar desgrenhado ou por dois dias seguidos vestindo as mesmas roupas: na outra Europa o conceito de 'vive e deixa viver', seguido de perto pelo 'aqui tudo pode acontecer'. E assim, durante a primeira meia hora em que você está no país, isso ensina como se nada:

  • Um fazendeiro que vende perus no meio da rua.
  • Um homem que entra no ônibus colocando meia espiga cozida no bolso.
  • Abrigos de cimento em forma de cogumelo se espalham por ali e por ali.
  • Lixo na beira da estrada. Muito.
  • Bandeiras que dominam quase todas as casas. Aqui o nacionalismo é palpável!
  • Escritos raros daqueles que entendem poucas palavras (e os únicos que você entende parecem italianos).
  • Está cheio de Mercedes. Velho, novo, bonito, horrível. Mas muuuito Mercedes.
  • Velhas senhoras vestidas inteiramente de preto, exceto por um lenço branco acompanhado por homens vestidos de terno e chapéu.
  • Pessoas de todos os lugares, vacas que atravessam a rua, ovelhas que pastam, burros selvagens que vagam livremente, galinhas que brigam entre si e para terminar o ônibus ultrapassam um carro de cavalo que leva uma família sorridente em uma excursão.

VOCÊ É LOUCO E SABE

Não. Definitivamente, essa não é a Europa que você conhece ... e que não é você que ama! Novamente, você está no seu molho, novamente a lógica perde para a realidade absurda das coisas; novamente, a cada passo, você encontra situações raras e confrontos culturais. Você sorri, mas depois de um tempo se lembra que a Albânia será sua casa apenas por alguns dias. Seu sorriso é apagado e você começa a encontrar soluções alternativas: fora da Macedônia e da Bulgária, ficamos aqui. Mmm, mas então como chegamos a Budapeste? Não. A viagem deve continuar, mas você sabe que uma idéia já entrou na sua cabeça: aqui vamos voltar e você decide na primeira hora de estadia. Você é louco e sabe disso. E você não se importa.

Coisas que você precisa saber sobre a Albânia

  1. Os albaneses chamam sua terraShqiperia
  2. A maioria da população (60%) É muçulmano, os católicos são apenas 10% e o restante são cristãos ortodoxos.
  3. É o único país europeu com maioria muçulmana.
  4. Obviamente, considerando que o regime comunista reinou na Albânia até os anos 90 a maioria da população não é muito práticaDiga-se (a propósito, curiosidade sobre a Albânia: foi o primeiro país do mundo a se declarar ateu em 1967.
  5. Existem alguns 3 milhões de albaneses na Albânia, embora se calcule que haja outro milhão e meio distribuído entre Sérvia, Montenegro, Macedônia e Grécia. Para os albaneses, o que conta não é nacionalidade, mas raça: por isso, embora nascida em Skopje (Macedônia), Maria Teresa de Calcula é considerada albanesa, porque faz parte de uma minoria étnica albanesa no território macedônio.
  6. Esse mesmo conceito de 'raça' Foi também a causa do conflito no Kosovo: nesta (antiga) região da Sérvia, a população de origem albanesa (90% do total) iniciou um movimento separatista ao qual os sérvios responderam com planos de limpeza étnica ... o que isso me parece? ? A OTAN entrou e no final de 1999 a situação se acalmou, embora hoje, mais de dez anos depois, o futuro permaneça incerto para o Kosovo. (Desculpe pelo resumo suuuper, se você quiser saber mais sobre a guerra do Kosovo, dê uma olhada aqui
  7. Na Albânia, há um código de leis chamado 'Kanun' que estabelece, desde o século XV, como se comportar (hospitalidade e honra são dois pilares fundamentais), embora nem todas sejam coisas bonitas nesse conjunto de 'regras': a vingança familiar ainda é um problema na Albânia
  8. Muitas pessoas falam italiano. O motivo? Durante o regime comunista, um dos poucos canais de TV que puderam ser vistos foi o RAI (televisão pública italiana).
  9. O herói nacional é Skenderbeg, que conseguiu deter a invasão otomana em 13 ocasiões. Dois anos após sua morte, os turcos invadiram a Albânia e não "partiram" até 1912, data da independência do país.
  10. Embora a independência não tenha durado muito desde A Albânia estava sob um dos regimes comunistas mais difíceis do mundo: o ditador Enver Hoxha Ele governou o país até sua morte em 1985. Durante os anos do regime, a Albânia era um dos países mais isolados da história (Hoxha queria se dissociar até da União Soviética e da China, pois os considerava muito permissivos ... toque o h ... oxha!)
  11. Outra das curiosidades sobre a Albânia vem de uma das maiores loucuras de Hoxha: construir em todo o território da Albânia mais de 750.000 bancas de cimento armado proteger o país de uma guerra imediata ... isso nunca foi realidade.
  12. Nem mesmo após a queda do comunismo o país pôde descansar: em 1997, a economia afundou na miséria devido ao colapso dos planos de poupança. O país ganhou a medalha e foi quando surgiram grupos de máfias organizadas que começaram a se envolver no comércio de carros roubados, maconha (atualmente a Albânia é o primeiro exportador da Europa) e tráfico ilegal.
  13. Atualmente a Albânia é a segundo país mais pobre da Europa. (Moldávia é a primeira).
  14. Embora o panorama que descrevemos até agora não seja muito animador, o país é muito seguro: como dissemos, a hospitalidade é um dos pilares básicos da cultura e do turismo albaneses, além disso as atrações na Albânia são muitas (De cidades como Berat e Gjirokastra, patrimônio da Unesco, Tirana, sua curiosa capital, até a costa cheia de belas praias e águas cristalinas, o lago Ohrid e parques nacionais ...).

Vamos lá, que 'a outra Europa' não vai fazer você se apaixonar por seus bairros legais ou por monumentos incrivelmente bonitos. A outra Europa vai prendê-lo com sua autenticidade ... e não há torre Eiffel ou croissant para competir com isso!

Mais informações: Se você quiser saber mais sobre o comunismo na Albânia, aconselho a ler este post da Acrobata del Camino, muito, muito, muito interessante

Pin
Send
Share
Send