TREKKING PARA O VALE DA COCORA, NO EIXO CAFETERO DA COLÔMBIA

Pin
Send
Share
Send

Se houver algo que você não pode perder em uma viagem pelo Eixo do café da Colômbia é a visita a Parque Nacional Cocora. E aqui a estrela é sua famosa trekking. Mesmo se você planeja ficar apenas alguns dias, este é definitivamente o que deve aparecer primeiro em sua lista. A razão é tão simples: quando você estiver lá, ficará pasmo: muitas vezes lugar! Simplesmente nos dedicamos a caminhar e caminhar, com a boca e a retina bem abertas, porque as paisagens que encontramos são aquelas que nunca esqueceremos.

Neste post, tentaremos contar tudo sobre o trekking pelo vale de Cocora, como chegar, como fazer a melhor rota, os pontos que você não pode perder e conselhos práticos. Coloque suas botas, porque vamos em frente!

Estes são os principais dados desta caminhada:

  • Tipo: circular, com partida e chegada em Cocora
  • Distância: 12 km aprox.
  • Tempo: de 4 a 6 horas
  • Nível: Moderado
  • Altitude mínima: 2.387 metros
  • Altitude máxima: 2.942
  • Inclinação em subida / descida: 879 metros
  • Preço: 10.000 pesos (dois armários de 2.000 e 3.000 pesos) + entrada para a fazenda Acaime

A trilha começa em Cocora, que nada mais é do que um grupo de restaurantes e empresas dedicadas aos turistas. É sobre 10 km de Salento, uma pequena e charmosa cidade no departamento de Quindío (uma das três que compõem o eixo do café). Recomendamos que você fique aqui algumas noites (ou pelo menos a que antecede a caminhada) e saia cedo para Cocora. Se você tem um carro alugado, não há mistério, a estrada está em boas condições, embora com algumas curvas.

Uma vez lá, nos dois lados da estrada, eles oferecerão a você estacionamento, especialmente em restaurantes. Normalmente, se você consumir, o estacionamento está incluído. Nós, pelas excelentes recomendações do proprietário do nosso alojamento, deixamos no restaurante John B, e no caminho de volta, nos banqueteamos! Se você quiser estacionar apenas, o preço aqui é de 2.000 pesos por hora ou 12.000 pesos durante todo o dia até às 18:00.

Se você precisar de transporte, os típicos partem da praça principal de Salento Jipes chamados "Willys", que fazem a função de ônibus urbano. O preço deste serviço é de 3.600 pesos por pessoa. Eles o deixarão em frente ao mesmo restaurante, e será aqui que você precisará voltar para Salento. Tenha cuidado, pois entendemos que o último é às 17h, mas pergunte.

O trekking tem duas partes (na verdade mais) diferente: o vale ao longo do rio Quindío e a rota pelas montanhas a uma altitude mais alta. Mas a grande questão é escolher a direção da direção. Sendo um trekking circular, você tem a opção de fazê-lo de qualquer maneira. Novamente, por recomendações do proprietário do alojamento e coincidindo com outros blogs como o Tragaviajes, o ideal é seguir a direção no sentido anti-horário. E assim fizemos. Em termos gerais, são as seções e as indicações:

Quando você sai do carro ou chega com o Willys, terá que continuar subindo a rua até um portão de barras de metal azul à direita. Também é indicado que o desvio chega à piscicultura de Truchas Cocora. É aqui que o passeio pelo vale começa; se você continuar em frente, iniciará o passeio pelo contrário.

A primeira parte desta rota passa por um vale incrivelmente bonito, traçando o rio Quindío e cercado por prados verdes. Você terá que atravessar o rio através de várias pontes suspensas de madeira (perdemos a conta, mas aparentemente existem 7) e outras que são simplesmente dois ou três troncos e uma pequena corda para apoiá-lo. Embora os primeiros oscilem muito e os segundos não ofereçam confiança, você não terá grandes problemas para cruzá-los.

Logo para começar, há uma bilheteria pagar pelo acesso à propriedade de El Portón de 2.000 pesos por pessoa. Eles vão te dar uma pulseira e puxar milhas.

Toda essa parte, algo como dois terços da seção que percorre o rio, percorre caminhos em boas condições, por um piso de terra estável e quase sempre segue uma cerca feita de troncos de bambu. Não possui declives acentuados, embora tenda sempre a subir.

Chega um momento em que você você vai entrar na selva pura. Esses belos caminhos se tornam estradas de pedras e, às vezes, lama, que sobem e descem sem sentido! Sem ser perigoso, você verá como o ritmo da caminhada diminui um pouco, mas nada comparado ao que está por vir ... A propósito, preste atenção ao barulho do rio, porque em um ponto ele começa a rugir poderosamente, sinal de um cachoeira. Você pode descer para vê-lo logo após passar um sinal em inglês para não desarrumar.

Você continuará atravessando pontes no mais puro estilo de Indiana Jones até chegar à travessia mais importante: à esquerda, suba a propriedade de La Montaña e, em frente, a 1 km de distância, Finca Acaime (a casa dos beija-flores). Hummmm, se você está meio cansado e duvida se você puxa para a direita, sente-se, descanse e siga! A recompensa será imensa!

Como dizemos, são 1 km de subida bastante difícil. Até agora, será a seção mais íngreme que você encontrará. Mas pouco a pouco você chegará a esse lugar maravilhoso. Para acessar, você deve fazer uma doação de 5.000 pesos, que inclui uma bebida (uma boa oportunidade para experimentar a água da panela, uma das bebidas nacionais, com seu pedaço de queijo incluído. Embora você também tenha café ou bebidas com gás) O mais interessante é ver as inúmeras beija-flores vibre à vontade.

E ainda não dissemos até agora, mas o Parque Nacional do Vale Cocora é um lugar com uma enorme diversidade de flora e fauna. Alguns dos animais que vivem aqui estão em perigo de extinção e você provavelmente não os verá (e melhor, quem quer atravessar um puma no meio da estrada? Hehe). Além disso, se você gosta da natureza ou é um observador, vai pirar com a quantidade de plantas que existem, incluindo cogumelos com uma cerveja muito apetitosa. Brincadeirinha, não as coma.

Uma vez que as energias sejam reabastecidas e com um moral elevado, em parte por causa do açúcar, em parte porque pela primeira vez você fará um alongamento descendente, você terá que voltar à travessia anterior e agora sim, amarre bem os sapatos ou botas, porque o que vem pela frente é traca!

A subida para o Fazenda La Montaña É difícil, basicamente porque é íngreme com o nariz. O caminho em si não é perigoso, mas se você não estiver em boa forma, terá que parar algumas vezes como nós. Por lá, lemos que o trekking no Vale Cocora é fácil, apenas algumas rampas de 100 metros ... Bah, por que as mammas querem nos enganar ?! Já sabemos que não é a subida ao Himalaia, mas sejamos sensatos, uma caminhada fácil para mim é fazer o cachorro cocô ... Essa NÃO é uma caminhada fácil.

Dito isto, você também não precisa se assustar. Sempre dizemos que, se conseguimos concluir (ok, em mais de 6 horas), quase todo mundo pode. A subida feliz levou cerca de 40 minutos, mas quando vimos que a selva terminava e no fundo havia pequenas casas, vacas, cavalos, flores, mais beija-flores ... vimos a luz! Chegamos à bela propriedade de La Montaña, o ponto mais alto da caminhada, com quase 3.000 metros de altura, agora temos que descer!

E, sem pensar muito, aceleramos o ritmo, colocamos nossas melhores posições aerodinâmicas e caímos. Agora eles não são mais caminhos sinuosos de pedras e água, agora é uma faixa larga de terra. Ya!

Quando você tomar aproximadamente um terço dessa descida, encontrará o segunda bilheteria, em que 3.000 pesos são pagos e onde outra pulseira é colocada. Não muito longe daqui estão as miradouros para os famosos Bosques de las Palmas, com essas palmeiras de cera peculiares, as mais altas do mundo e a árvore nacional da Colômbia.

De fato, em toda a descida há belas vistas sobre o vale à esquerda, embora os pontos de vista sejam simplesmente a última prostituta !!!

É possível que haja nevoeiro, encontramos um pouco acima de tudo, mas os pontos de vista são mais baixos e geralmente são mais claros. Para entrar nos mirantes, há uma porta de madeira, atrás da qual um mundo quase irreal se abrirá. Prados arredondados verdes pontilhados com enormes hastes verticais cobertas pelos cabelos do ator secundário Bob. O primeiro ponto de vista (que é realmente o Mirante 2) é possivelmente mais impressionante, mas ambos são incríveis.

Quando você alcança o segundo ponto de vista (Mirante 1), você verá que as praderitas são diversas e estão caindo. A pergunta será: e se eu descer, tenho que subir para chegar onde entrei? A boa notícia é que não é necessário, você pode descer o campo, em direção à vila, deixando uma imagem para a memória atrás de você. Dessa forma, você economizará um pequeno caminho, que neste momento nada está errado.

Ele se une ao caminho principal em uma fazenda com cavalos e de lá para a pequena cidade de Cocora estão a poucos minutos. Agora, com a câmera cheia de fotos e com a visão de outro planeta em sua cabeça, não há idéia melhor do que terminar o dia com uma boa truta com alho e um churrasco de quase meio quilo no restaurante Juan B e pa casa (por os vegetarianos têm a opção de shakes naturais, bem, talvez haja algo mais, mas fomos direto para aqueles que nos pediram o corpo :-p).

Aqui deixamos o perfil, distância, geolocalização e mais detalhes do trekking:

Desenvolvido por Wikiloc

É muito importante que você leia estas dicas com atenção, o que pode ajudá-lo a encontrar problemas indesejados:

- Obviamente ele suporta agua! Recomendamos pelo menos 1 litro por equipe, se for muito melhor. Não há fontes durante todo o passeio, embora na propriedade de Acaime (Casa de los Colibríes) você tenha uma bebida incluída na entrada e muito mais, se quiser comprá-las. Se você não carrega nada, em Cocora, diante do portão azul, há uma pequena loja que vende garrafas de 600 ml por 2.000 pesos e 1,5 litros por 5.000 pesos.

- Não faz mal que você também faça um lanche: bananas, amendoins, chocolates, etc. Para reabastecer energia durante a caminhada.

- É uma área onde geralmente há o suficiente nebuloso, mas também pode torná-lo um sol radiante em várias seções. Então coloque um boné / chapéu e creme solar.

- Não perca a perspectiva de que você está na selva, com muitos bichejos. Melhore insetos mosquitos. O pobre Lety deve ter sido mordido no trekking e estávamos em Medellín nos próximos dias.

- O melhor é acordar cedo E chegue cedo. À tarde é quando a chuva costuma chegar e não queremos ser pegos no meio do caminho. De qualquer forma, se você também quiser carregar um capa de chuva, não é má ideia.

- Se você não quiser fazer a caminhada inteira e apenas quiser aproveitar o prato principal (o Floresta de palmeiras), você pode começar a caminhada na direção oposta como fizemos e, depois de visitar os pontos de vista das palmeiras, retorne aos seus degraus. Pessoalmente, acreditamos que todo o trekking vale muito a pena, mas se você não sentir vontade (ou tempo), essa é uma opção válida.

- Pode que faça a caminhada de cabeça para baixo Fique um pouco menos cansado fisicamente, mais do que tudo, porque a subida de 40 minutos até Finca la Montaña é bastante exigente. Peeeero, recomendamos fazê-lo como nós: chegar ao final do passeio e receber a recompensa da Floresta de Palmeiras não tem preço (além disso, dessa forma, você terá o vale à frente no início do trekking e não o deixará nas costas).

- E sim, no final do passeio, mime-se em comer no Restaurante Juan B, para nós foi um dos melhores almoços da Colômbia!

Esperamos que este post com a experiência de trekking no vale de Cocora Eu posso ajudá-lo e encorajá-lo a descobrir esse maravilhoso canto colombiano no Eixo do Café. Foi, sem dúvida, uma das melhores coisas que fizemos no país!

Economize em sua viagem

Passagens aéreas voos para Colômbia: bit.ly/2HA37x4

Alojamento barato no eixo do café: bit.ly/2uC4Ed6

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: bit.ly/2Y4Iwtg

Actividades e excursões na Colômbia: bit.ly/2Vbw0m0

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2xGxOrc

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Artigos sobre a Colômbia

  • O QUE COMER NA COLÔMBIA? PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA COLOMBIANA
  • É SEGURO VIAJAR PARA A COLÔMBIA? NOSSA EXPERIÊNCIA E RECOMENDAÇÕES
  • 25 DICAS PARA VIAJAR PARA A COLÔMBIA (E NÃO PARA CAI)
  • RESTAURANTES ONDE COMER EM CARTAGENA DE INDIAS (BOM E BARATO)
  • 25 COISAS PARA VER E FAZER NA COLÔMBIA
  • 25 COISAS PARA VER E FAZER EM CARTAGENA DE INDIAS
  • 5 RESTAURANTES ONDE COMER EM SAN ANDRÉS BIEN Y BARATO
  • GUIA DE VIAGEM À ILHA DE SAN ANDRÉS, COLÔMBIA
  • 7 RESTAURANTES ONDE COMER EM MEDELLÍN
  • 20 COISAS PARA VER E FAZER EM MEDELLÍN
  • GUIA E DICAS PARA UMA VIAGEM AO EIXO DE CAFÉ
  • VISITA AOS TERMINAIS DE SANTA ROSA DE CABAL, NA COLÔMBIA
  • 5 RESTAURANTES ONDE COMER NO EIXO DE CAFÉ
  • VISITE UMA EXPLORAÇÃO DE CAFÉ NO EIXO CAFETERO DA COLÔMBIA
  • O QUE VER E FAZER EM SALENTO (COLÔMBIA)
  • ROTA DE CARRO ATRAVÉS DO EIXO CAFETERO DA COLÔMBIA
  • TREKKING PARA O VALE DA COCORA, NO EIXO CAFETERO DA COLÔMBIA
  • 7 RESTAURANTES ONDE COMER EM BOGOTÁ (BOM E BARATO)
  • 20 COISAS PARA VER E FAZER NO BOGOTÀ

Pin
Send
Share
Send