Base de trekking Torres del Paine

Pin
Send
Share
Send

Dia 20: Base de Trekking Torres del Paine

Hoje, depois de ontem, conhecendo muito do essencial para ver em Torres del Paine, começou de manhã cedo, praticamente no momento em que começou a madrugada e basta olhar pela janela do alojamento em Torres del Paine, Hotel Las Torres, vemos que nevou hoje à noite e, mesmo a essa hora da manhã, o céu está nos dando pequenos flocos de neve, enquanto vemos como os baqueanos reúnem os cavalos e nossa mente começa pensar sobre o que nos espera em alguns minutos: o Base de trekking Torres del Paine, um dos trekkings mais famosos do mundo e também um dos momentos mais emocionantes, ao mesmo tempo que o medo (Vanessa), desta viagem ao Chile e à Ilha de Páscoa.

Amanhecer no Hotel Las Torres

Depois de um banho rápido e verificar se nossas roupas já estão completamente secas, depois da chuva de ontem no Glaciar Grey, nos vestimos e pontualmente, estamos às 7:30 da manhã na sala de café da manhã, que é servida no restaurante. Restaurante Coirón, onde encontramos Martina para ganhar força e começar o Base de trekking Torres del Paine.

Nevada antes de Trekking Base Torres del Paine

Não mentiremos para você se lhe dissermos que desde que ressuscitamos e vimos que nevou durante a noite, deixando todo o maciço branco e sem esperar que as previsões meteorológicas estivessem do nosso lado, apenas comentamos um ao outro a probabilidade de cancelamento de Base de trekking Torres del Paine de nossa parte, assim como Martina, que neste caso será a especialista e a pessoa que nos acompanhará durante todo o passeio.


No nosso caso, é apenas para mim (Vanessa), que não tenho certeza de que posso chegar ao fim, pois, pelo que li, essa é uma das etapas e caminhadas mais difíceis da região, especialmente a última parte, em aquele que tem que ir por mais de uma hora por caminho Entre pedras Tendo em mente que sei que vou muito mais devagar e que minha vertigem é ruim para mim, não estou absolutamente convencido de embarcar nessa Base de trekking Torres del Paine e mais sabendo como está mudando o clima nessa área, sendo capaz de começar a chover nos mares ou a nevar sem aviso prévio, fazendo com que, ao chegar ao topo, encontre tudo coberto.

Então, com essa idéia, nos apresentamos na sala de café da manhã, para encontrar uma Martina, que, ao contrário do que imaginávamos, é muito animada e a única importância que ela deu ao tempo, tem sido a beleza da paisagem que vamos tem durante hoje e todo o Base de trekking Torres del Paine.

Portanto, sem a possibilidade de voltar, depois de um café da manhã cheio de energia e de pegar o que será o nosso piquenique do dia, penduramos nossas mochilas e começamos a Base de trekking Torres del Paine quando são 8:15 da manhã, saindo do Las Torres Hotel, onde estamos hospedados e onde começa o famoso trekking.
Se você não ficar no parque, uma boa opção é reservar esse trekking por Torres del Paine a partir de Puerto Natales.

Iniciamos o Trekking Base Torres del Paine

Etapas de Trekking Base de Torres del Paine

Ele Base de trekking Torres del Paine Podemos dividi-lo em várias etapas, de diferentes dificuldades:
- Hotel Las Torres-Campamento El Chileno: dificuldade média (subidas e descidas de diferentes intensidades) aproximadamente 2 horas para uma pessoa em forma física
- Acampamento do Chile - Floresta de Lengas: baixa dificuldade (caminho que percorre uma floresta de lengas, com poucas subidas) 1: 15h aproximadamente para uma pessoa em forma física
- Floresta de Lengas - Camping Las Torres: dificuldade média-alta (na última seção começa a própria subida, na qual há apenas um tipo de escada / pedra que deve ser escalada) aproximadamente 30 minutos para uma pessoa em meia aptidão
- Camping Las Torres - Chegada à Base de Torres del Paine: alta dificuldade (este é o trecho mais exigente, onde é preciso subir continuamente, por 1 quilômetro entre as rochas). Demoramos um pouco mais de 1 hora e meia, subindo calmamente.
Percurso total de subida Base de trekking Torres del Paine: 5 horas e 45 minutos do Hotel Las Torres até a Base de Torres del Paine.
O caminho de volta de Base de trekking Torres del Paine É exatamente o mesmo que o único caminho e, embora pareça que é mais fácil, você deve ter muito cuidado, principalmente em descidas, pois elas são feitas através de rochas e é muito fácil sofrer entorses ou quedas. Levamos 3 horas e 15 minutos para retornar ao Hotel Las Torres.

Como comentamos no Etapas da base de trekking Torres del Paine, o primeiro deles leva você do Hotel Las Torres ao refúgio chileno, onde devemos seguir um caminho que, logo que começamos, começa com uma certa subida, o que nos faz começar a imaginar como é o resto do caminho e como nos espere.
Uma das coisas que nos encoraja, além de conversar com Martina, algo que nos torna mais divertidos, é ver que o tempo permanece, dando lugar a céus praticamente descobertos, que prevêem um bom tempo ao longo do dia e na base das torres.

Base de trekking Torres del Paine

Nesta primeira etapa, após uma subida de aproximadamente 45 minutos, precisamos apenas dar as costas para apreciar vistas incríveis da paisagem que nos cerca, na qual podemos ver o Lago Nordenskjöld, ao qual fomos no primeiro dia em que chegamos ao Parque Nacional Torres del Paine e agora podemos ver de outra perspectiva.

A partir daqui, continuamos a caminhada por mais alguns minutos até chegarmos ao Vale do Ascendio, uma das áreas mais incríveis, em que um caminho estreito é atravessado, cercado por paisagens incríveis, que nos fazem parar a cada poucos minutos, não apenas descansar, mas poder tirar fotos e nos trazer o máximo de lembranças da experiência.

Vale do Ascendio

Trilha do Vale do Ascendio

Depois de percorrer esta área da Trilha do Vale do Ascendio por mais de 45 minutos, começamos a ver o Refúgio Chileno à distância, onde esta primeira etapa do Base de trekking Torres del Paine, pelas quais passamos duas horas caminhando e onde chegamos às 10:15 da manhã.

Abrigo chileno


Informações mais práticas para preparar sua viagem ao Chile

- 10 dicas essenciais para viajar para o Chile
- 10 lugares incríveis para ver no Chile
- Melhor seguro de viagem para o Chile

Refúgio de acampamento no Chile

Uma vez no refúgio chileno, onde aproveitamos a oportunidade para ir ao banheiro, sentar e descansar um pouco, continuamos com o Base de trekking Torres del Paine, atravessando um riacho e encontrando paisagens totalmente diferentes das da primeira etapa, muito mais verdes e fechar em que menos subidas e um caminho menos exigente são intuídos do que o que fizemos nessas duas primeiras horas de caminhada.

Base de trekking Torres del Paine

Base de trekking Torres del Paine

A partir daqui, só podemos atravessar uma pequena ponte de madeira para entrar na floresta de lengas, segunda etapa do Base de trekking Torres del Paine, uma seção que chamo quase, na qual a sombra das árvores é apreciada, ao mesmo tempo em que a mudança de paisagem nos faz ficar totalmente absorvidos pelo cansaço.

Floresta de Lengas

Floresta de lengas pôsteres

Floresta de Lengas

Após cerca de 1 hora e 15 minutos percorrendo a floresta de lengas, durante a qual vemos a Geleira Suspensa "Martina", nome que permanecerá para nós pelo resto do tempo, devido a uma piada que passamos durante parte do trekking, chegamos ao que chamamos de segunda parte da etapa da floresta de Lengas, já que a primeira é uma etapa que corre Em um terreno praticamente plano, nos últimos 30 a 45 minutos, corre entre uma espécie de escada de pedra, na qual a subida é contínua, exigindo um nível de esforço mais alto do que o que tivemos até agora.

Geleira Suspensa "Martina"

Segunda etapa da floresta de Lengas

Após esta segunda etapa da floresta de Lengas, que leva mais ou menos 30 minutos, chegamos ao refúgio de Las Torres, o local onde costumam acampar os viajantes que desejam aproveitar o nascer do sol na Base das Torres.

Começa a última etapa da base de trekking Torres del Paine

Neste ponto do Base de trekking Torres del Paine é o momento em que a última etapa começa e também a mais difícil e mais exigente, em que um quilômetro deve ser percorrido, algo que parece pouco a olho nu, em constante ascensão e entre rochas.
Embora tenhamos lido que em muitas ocasiões você tinha que ir praticamente escalada, algo que para mim (Vanessa), foi um tanto imprudente, depois da experiência, temos que dizer que, embora seja uma etapa muito exigente, não devemos subir. Sim, é verdade que às vezes as rochas são altas e é preciso levantar muito as pernas para subir, mas nada que não possa ser feito com tranquilidade e acima de tudo, muita paciência e calma, observando nosso corpo e dando o resto que vamos perguntando.

Última etapa do Trekking Base Torres del Paine

Vistas de pessoas subindo a última etapa do trekking

Base de trekking Torres del Paine

Embora à primeira vista possa parecer que não há caminho, você verá que há um tipo de graveto entre as rochas, com marcas vermelhas, que indicam o caminho que você deve seguir entre as rochas. Além disso, inicialmente pode parecer que a subida é feita em linha reta, isso parece muito mais exigente do que é.
Contra isso, observe as imagens e você verá que o caminho é em zigue-zague, portanto, embora muito exigente, como dissemos antes, é completamente viável fazê-lo com tranquilidade.

Subida de última hora

Últimos metros ...

Como você pode imaginar, os últimos metros são os mais difíceis, além dos mais cansados, principalmente por horas e fadiga acumulada, mas parece que a natureza é muito mais sábia do que podemos imaginar, e nesses momentos é que a visão das torres aparece diante dos olhos dos viajantes, parece que eles querem nos animar nos últimos metros e fazer com que nossos espíritos não diminuam, garantindo-nos que, com um último esforço, alcançaremos o lugar em que estamos liderando lutando Algumas horas

Primeiras vistas das Torres del Paine nos últimos metros

E assim, em plena luta entre a mente e o corpo, subimos os últimos metros, encontrando-nos quando chegamos ao topo com uma das mais belas imagens que poderíamos ter imaginado, quando são 2 da tarde, 6 horas depois da chegada. momento em que partimos esta manhã e começamos a Base de trekking Torres del Paine. Além de um tempo maravilhoso, que entre nuvens e claro nos dá uma paisagem de cartão postal, infinitamente mais incrível do que jamais imaginávamos.

Base de trekking Torres del Paine

Base de Torres del Paine

Nesse momento, temos que dizer que poderíamos colocar centenas de imagens, todas da mesma paisagem, mas todas tão diferentes da nossa, cada uma delas significa um segundo daquelas que passamos no Base de Torres del Paine, algumas horas em que sentimos apenas a natureza, o silêncio ou o sussurro da água, cercados por um dos ambientes mais incríveis que tivemos a sorte de conhecer em nossas viagens e que temos certeza de que nunca esqueceremos.

Base de trekking Torres del Paine

Base de trekking Torres del Paine

Base de trekking Torres del Paine

A maioria dos passeios organizados ocorre nesta área há pouco mais de 30 minutos, algo que para nós é muito pouco tempo e muito mais depois da subida e das horas que você precisa para chegar aqui. No nosso caso, ao fazer oBase de trekking Torres del PaineDe graça, embora acompanhado por Martina, temos todo o tempo que queremos, embora sempre tenhamos consciência do tempo que precisamos na descida e que à medida que a tarde avança, o clima tende a piorar.

Base Panorâmica de Torres del Paine

A primeira coisa que fazemos, após esse primeiro contato e tendo fotografado a câmera cerca de 100 vezes, é procurar as diferentes perspectivas que temos em mente e que não queremos perder. Nesta área, temos que levar em conta que o terreno não é plano, mas o oposto; portanto, você deve seguir com cuidado e calma, principalmente para não escorregar ou cair, pois não há caminho como tal, mas sim você tem que contornar as rochas para se deslocar de um lugar para outro.

Base de trekking Torres del Paine

Base de trekking Torres del Paine

Depois de percorrer a região, às 14h30, decidimos procurar um lugar onde o vento não sopre muito, onde possamos comer e carregar energia após 6 horas de caminhada. Você pode imaginar como você está comendo? Sem dúvida, temos que dizer que acreditamos que nunca comemos em nenhum lugar tão exclusivo como este, é mais, talvez nunca mais o façamos, como você pode imaginar, provamos a cada segundo como se fosse o último, tentando ser totalmente conscientes da incrível sorte que temos e, acima de tudo, da sorte de poder viver tudo o que estamos vivendo.

Vistas enquanto comemos

Depois do almoço, e sem querer nos divertir muito, percorremos a área, tiramos as últimas fotos e, às 15h15, nos despedimos deste lugar incrível, que nos deu o melhor tempo poderíamos ter imaginado e que ele nos dá uma última imagem incomum no local: uma raposa perdida (ou não), em busca da provável comida esquecida pelos viajantes, algo que nos torna muito mais conscientes de quão cuidadosos devemos ser, especialmente nesses lugares, tentando que a única coisa que resta de nós são nossas trilhas.

Raposa na base de Torres del Paine

E como poderia ser de outra maneira, e no momento em que decidimos que começamos a descida, ligamos para Martina e dissemos a ela que nos desse mais alguns minutos, e é extremamente difícil para nós dizer adeus a um lugar como este . Sabemos que precisamos fazê-lo, mas não há nada como saber que poderíamos arrebatá-lo para o relógio mais 5 minutos para contemplar uma das paisagens mais maravilhosas que tivemos a sorte de conhecer.

Base de Torres del Paine

Últimas vistas da base de Torres del Paine

É hora de empreender a descida do Base de Torres del Paine, momento em que paramos alguns minutos para alertar uns aos outros sobre a importância de relaxar, principalmente nesta primeira etapa da descida, na qual as rochas são protagonistas, como minha vertigem e é o trecho na que há mais acidentes, uma vez que a maioria dos viajantes deseja descer rápido e com esse estado de euforia, eles esquecem de tomar precauções e vão com cautela, caindo ou entorse o tornozelo e precisando de ajuda no restante da descida.

Base de despedida Torres del Paine

Descendo e entrando na floresta de lengas

Como você pode imaginar, a descida, apesar de também ser exigente e apresentar dificuldades, é muito mais rápida que a subida, embora também deva-se dizer que as pernas e os gêmeos estão carregados muito mais, causando os minutos que ocorreram na subida por muito tempo, mas ao mesmo tempo fomos carregados de energia pela adrenalina de querer chegar; nesse momento, a fadiga pode estar conosco e estamos procurando um ao outro, para tentar conversar e, assim, tornar a descida muito menos cansada.

Ascencio Valley

Último trecho até Las Torres Hotel

Chegamos novamente ao Hotel Las Torres quando são 6:30 da tarde, depois de um dia que nunca esqueceremos, despedindo-nos de Martina por alguns minutos, para ir para o nosso quarto, tomar um banho reconfortante, para nos encontrarmos novamente no hotel. Restaurante Coiron, quando são 8 da tarde para desfrutar de um jantar único e inesquecível, falando sobre a experiência de hoje e como, essa foi uma das melhores de todas as viagens que fizemos até agora.

Coiron Restaurant

Depois do jantar, quando são quase 22 horas da noite, e mesmo depois do dia inteiro de hoje, não podemos deixar de terminar nossa incrível estadia no Hotel Las Torres, aproximando-se do Bar Pioneer com Martina, onde desfrutamos com os barmen Federico e Maxi, de uma conversa agradável, além de uma demonstração única de como fazer um coquetel se tornar uma autêntica obra de arte.

Coquetéis no Pioneer Bar. Foto cedida por Hotel Las Torres

E assim, quando são quase 12 horas da noite, nos despedimos de um dos dias mais completos dessa incrível viagem ao Chile em 31 dias, o que temos certeza, lembraremos para sempre, como uma cura para o espírito, mente, corpo e acima de tudo, as limitações que muitas vezes nos criamos ...

Não podemos finalizar este artigo de Base de trekking Torres del Paine sem dar infinitos agradecimentos a Martina. Não apenas por sua paciência comigo (Vanessa), que eu tenho andado em um ritmo mais lento do que ela e Roger poderiam ter levado o dia todo, mas também por causa da coisa agradável que um dos passeios fez, que lemos por muitos, é um dos mais exigentes da região.
Após essa experiência, sem dúvida, toda vez que pensamos na grandeza e maravilha de Base de trekking Torres del Paine, pensaremos em você como parte de um dos melhores dias da viagem ao Chile, além de um dos momentos que temos certeza, nunca esqueceremos.
Embora não esqueçamos que este foi o dia em que demos um nome a ele e batizamos uma geleira suspensa sem nome, que a partir de agora será conhecida como Geleira Martina, em memória do dia inesquecível em que você nos colocou 😉

Dia 21: Lagoa Azul em Torres del Paine - Punta Arenas - Santiago do Chile

Pin
Send
Share
Send