Godafoss e a Península do Vatness

Dia 11: DRAFLASTADIR - GODAFOSS - AKUREYRI - HÓLAR - GLAUMBÆR - BORGARVIRKI - ÓSAR Y HVÍTSERKUR - ILLUGASTAÐIR - HVAMMSTANGI

Hoje tomamos café da manhã no Draflastadir Guesthouse, onde ficamos ontem às 8 da manhã, para que pudéssemos dormir meia hora a mais do que fazemos regularmente desde que começamos essa viagem gratuita à Islândia, que realmente nos sentou maravilha
Já totalmente recuperados da observação de baleias em Húsavík que fizemos ontem, às 8h45 da manhã, temos o carro carregado e estamos prontos para seguir em frente. Godafoss e a Península do Vatness, dois dos pontos fortes de hoje.
O dia amanheceu com um sol radiante e não podemos, nem queremos, perder a oportunidade de desfrutar de uma maravilha da natureza, como Godafoss está hoje.

Com o estômago cheio, pegamos o carro alugado na Islândia e chegamos a Godafoss às ​​9h15 da manhã, entrando no lado oposto ao que entramos ontem e onde menos pessoas vêm, pois o acesso é mais "oculto". Se você quiser acessar este lado de Godafoss, precisará seguir o caminho em frente à pousada amarela, ao lado da loja de souvenirs. Se você quiser, também pode estacionar nessa área.
Já a partir da trilha, intuímos o que vamos encontrar e é daqui que temos as melhores vistas do Cachoeira Godafoss. Recepção impressionante do arco-íris incluída.

Godafoss

Depois de um bom tempo cobrando energia no meio da natureza e com pouco desejo de sair, voltamos para pegar o carro e vamos diretamente para o estacionamento em frente, onde estávamos ontem e onde conhecemos mais pessoas.
A partir daqui, há também alguns vistas deslumbrantes de Godafoss, mas se você nos der uma dica, a outra área ficará muito menos cheia, mais silenciosa e com uma perspectiva muito mais ampla, por isso recomendamos que você vá primeiro.

Arco-íris em Godafoss

São 10h15 da manhã quando seguimos para o próximo destino do dia Akureyri, a 46 quilômetros de Godafoss.
Neste ponto da viagem, não se pode dizer que precisamos confirmar que viagens de carro na Islândia Eles são os mais espetaculares, cercados o tempo todo por paisagens e natureza espetaculares.

Estradas da Islândia. Godafoss e a Península do Vatness

A última seção da jornada entre Godafoss e Akureyri é feita através do Fiorde de Eyjafjörður, o mais longo do norte da Islândia Oferece-nos vistas incríveis de Akureyri.

Akureyri

Chegamos a Akureyri às 10h45 da manhã e estacionamos diretamente na área da igreja, onde podemos passar no máximo 1 hora sem pagar. Pela primeira vez neste viagem à Islândia Temos que colocar o relógio que incorpora nosso carro com a hora de chegada para controlar a hora, como fizemos meses atrás na viagem gratuita à Suíça.

Igreja de Akureyri

No topo de uma colina fica Akureyrarkikja, uma igreja construída pelo arquiteto do Hallgrímskirkja que vimos em Reykjavik no primeiro dia de nossa viagem.

Após uma breve visita a Akureyrarkikja, começamos a chegar ao centro da cidade, que apesar de ser a segunda maior cidade da Islândia, é pequena o suficiente para viajar em pouco mais de meia hora.

Ruas Akureyri

Em Akureyri, encontramos muito mais atmosfera do que nos outros lugares em que estivemos até agora, com as cafeterias cheias e os terraços muito animados, algo que certamente é causado pelo dia ensolarado que estamos desfrutando.
Adoramos as pequenas lojas com charme que encontramos ao longo do caminho e as lojas de souvenirs, organizadas de maneira a fazer você querer comprar tudo.
Como chegamos a tempo, aproveitamos a oportunidade para entrar em uma lanchonete e tomar um café e um bolinho para o 1200ISK, que nos dão energia suficiente para continuarmos hoje.
Às 12 da manhã, retornamos ao carro e seguimos para Holar, o próximo destino hoje.
Para chegar a Holar, partindo de Akureyri, temos duas opções: a estrada que percorre os fiordes, a mais longa e a estrada 1 que passa por dentro e é mais curta.

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Islândia

- 10 dicas essenciais para viajar para a Islândia
- 50 coisas para ver e fazer na Islândia

Tendo um dia como hoje cheio de coisas para fazer, preferimos fazer a segunda opção, embora a primeira tenha nos chamado a atenção, mas é assim que se viaja com passagem de ida e volta.
Na próxima vez que chegarmos à Islândia, faremos esta área e os fiordes ocidentais, prometemos a nós mesmos ao deixarmos essa área do país.
Mas vamos lá, que a rota pelo interior também é incrível, não apenas para as paisagens, mas também para as fazendas que pontilham as montanhas de vez em quando.
Chegamos a Holar às 13h40 e, depois de parar, começamos a perceber o enclave em que nos encontramos.

Holar

Holar é um enclave histórico, anão entre as montanhas, onde podemos encontrar uma bela igreja ao lado de uma fazenda de turfa, que vale bem a pena uma visita.

Igreja de Holar. Godafoss e a Península do Vatness

Depois de dar um passeio na área, aproveitamos algumas mesas de piquenique na parte de trás da igreja para comer alguns sanduíches com atum e salsicha que trazemos no carro e às 14h30 estamos prontos para levar o carro de volta para A próxima parada do dia: Glaumbær, que fica a 47 quilômetros de Holar.
Chegamos às 14h50 e encontramos um conjunto de edifícios que parecem retirados de uma história infantil.

Glaumbær

Em Glaumbær, encontraremos as melhores Museu de Exploração de Turba do Norte da Islândia. Nós, parando anteriormente em Holar, onde já conseguimos ver o interior de várias dessas casas, depois de uma caminhada, vamos direto para a cafeteria do local, Áskaffi, aninhada em um lugar incrível e recria uma antiga sala de chá mais aconchegante.
Se você não pode perder. Incapaz de experimentar qualquer uma de suas deliciosas sobremesas, pedimos dois pratos diários de bolo e dois cafés (que eles preenchem quantas vezes você quiser) por 2300 ISK.

Salão de chá Glaumbær

Depois das 15h30 da tarde, vamos para o próximo destino do dia, Borgarvirki, onde começa a península do Vatness e fica a cerca de 100 quilômetros de distância.
Após um passeio entre paisagens incríveis, chegamos a Borgarvirki às 16h45, com vistas incríveis do local à medida que nos aproximamos.

Borgarvirki vistas da estrada

Borgarvirki é uma estrutura basáltica natural de acordo com a lenda, eles modificaram os vikings usando-o mais tarde como fortaleza.

Borgarvirki

Após a visita a Borgarvirki, continuamos na estrada 716 a caminho de Ósar e Hvítserkur onde chegamos às 17:30 da tarde por uma estrada bastante ruim e não pavimentada.
Tomamos o desvio que indica Hvítserkur e, depois de estacionar na área habilitada, seguimos um caminho que nos leva ao ponto de vista onde enfrentamos o "troll-rock".

Hvítserkur

Estamos aqui por um longo tempo até voltarmos ao estacionamento e seguirmos o caminho que leva a Ósar, uma bela praia de areia preta, onde na margem oposta vemos alguns selos que só podem ser distinguidos com o zoom na câmera.

Praia Ósar

Se formos honestos, para nós esta visita é dispensável se você for na hora certa. A praia é linda, mas realmente, depois de ver as maravilhas que vimos até agora, ficou um pouco mais fraca que o resto.
A partir daqui, continuamos em Illugastaðir, um ponto em que lemos que é bastante comum ver focas.
Estacionamos o carro no estacionamento privativo da fazenda em que o proprietário habilitou a área para turistas que vêm aqui e, depois de um tempo percorrendo o caminho que circunda o mar, não vemos um selo, por isso decidimos voltar e Vá para Hvammstangi, outra das áreas possíveis para vê-los.
No caminho, vemos outro local onde podemos ver os selos e parar para tentar a sorte. Depois de um tempo sem ver nada, decidimos que agora chegou a hora de desistir e desistir.
Mas como sempre há algo que quebra a regra, quando estamos no carro, um menino nos diz exaltado se nós os vimos. Dada a nossa recusa, ele explica que há alguns na direção oposta que tomamos no final do caminho.
Então você nos vê novamente na trilha em busca de focas. A verdade é que não faz muito sentido ir e vir que estamos tendo esta tarde com os selos, mas estávamos prontos para passar a noite aqui para vê-los.
E no final, como todo esforço tem sua recompensa, podemos ver alguns no mar, que parecem nos observar mesmo quando nos inclinamos para que eles não nos vejam e vejam se decidem se aproximar da costa.

Selos na Islândia

Mas disso não há como! Temos que nos contentar em vê-los do mar.
E agora sim, às 7h45 da tarde, seguimos para Hvammstangi, onde temos 16 quilômetros.
Chegamos às 8h15 e, sem nos divertirmos muito, fomos direto ao restaurante Hladan Kaffihus, sobre o qual tínhamos lido boas opiniões e onde pedimos lasanha e alguns bolinhos de peixe, além de água por 4500ISK

Jantando no restaurante Hladan Kaffihus

A verdade é que nem foi nem fa, o site é que devemos reconhecer que ele tem seu charme, mas se você vier apenas para comer, não é um lugar que podemos recomendar que você desvie.
Quase às 10 da noite e com o sol ainda brilhando no horizonte, partimos em direção a Breiólabólsstaður, a 12 quilômetros daqui, onde está localizada a Guesthouse Nedra-Vatnshorn, nossa acomodação hoje.
Amanhã mais e quem sabe ... se melhor 😉

Dia 12: Hvammstangi - KOLUGLJUFUR - PENÍNSULA Snaefellnes: Stykkishólmur - Helgafell - Berserkjahraun - Grundarfjörður - Olafsvik - Hellinsadur - Saxhöll - Djúpalónssanur e Dritvík- Hellnar - Arnastapi- BEJARNARFOSS - Ytri-TUNGA - Borgarnes