CURIOSIDADES DA CIVILIZAÇÃO MAIA

Pin
Send
Share
Send

Um dos aspectos que mais nos despertou de nossa viagem à Península de Yucatán foi aprofundar a civilização que reinou nessa área por séculos: Maya. Certamente você já ouviu falar sobre eles muitas vezes (especialmente quando 2012 estava chegando, um ano relacionado a uma previsão maia sobre o fim do mundo), mas temos certeza de que você não conhece nem metade do curiosidades da civilização maia que vamos contar neste post.

- Ao contrário do que muitos pensam, os maias nunca foi extinto. É verdade que, com a chegada dos colonizadores espanhóis, eles sofreram inúmeras baixas, principalmente devido a doenças originárias do Velho Mundo. Mas hoje existem cerca de 7 milhões de descendentes maias.

- Eles se estabeleceram na América em áreas da Península de Yucatán no México, Guatemala, El Salvador, Honduras e Belize. É um dos civilizações mais antigas do continente: diz-se que ele nasceu aproximadamente 3.000 anos atrás (o período de 250 a 900 é o mais frutífero).

- Foi um dos culturas mais avançadas no seu tempo, especialmente nos campos da matemática (eles introduziram o conceito de "zero”) E astronomia (eles criaram um calendário eclipses solares e previstos ...).

- eles estavam politeístas, então eles acreditavam em numerosos deuses. Os principais foram:

  • Hanab Ku: o Deus dos deuses, a entidade suprema
  • Chac: Deus da chuva
  • Kukulcan: Deus do vento e da água, representado por uma serpente emplumada
  • Chac Bolay: Deus do submundo
  • Ahau Kin: Deus do sol
  • Ix Chel: Deusa da lua
  • Yun Kaaz: Deus do milho
  • Buluc Chabtan: Deus da guerra

- Alguns estudiosos acreditam que os maias enterraram suas morto em casa, tanto para proteger os restos mortais quanto para o espírito do falecido permanecer com eles.

- Semelhante aos enterros dos faraós no Egito, quando um nobre morreu na civilização maia, com ele seus pertences e seus servos foram enterrados. A razão é que se acreditava que, dessa maneira, eles poderiam continuar a servi-lo no futuro ...

- Os maias pensavam que o universo foi dividido em 3 partes: o céu (onde moravam os corpos celestes), a terra (onde moravam, com todos os elementos da natureza) e o submundo (onde reinavam os deuses da morte).

- o remédio era outro assunto que eles dominavam, especialmente graças ao seu grande conhecimento em herbologia e medicina natural. Há evidências que indicam o uso de cabelo humano para suturar feridas e restaurações para cáries.

- Um dos mais jogados curiosidades da civilização maia fez mais de um tremor em 2012... E alguns mantêm a teoria de que os maias previram o fim do mundo para o solstício de dezembro daquele ano! Felizmente, como você provou, a vida seguiu seu curso, embora muitos estudiosos acreditem que mais do que no fim do mundo apocalíptico, a profecia queria implicar uma mudança de consciência.

- Acredita-se que o termo em inglês "tubarão"Tem sua origem na palavra maia" xoc "(tubarão).

- Se você cresceu assistindo os desenhos “As mil e uma… Américas”, lembrará do cachorro amarelo e de seu dono brincando jogo de bola, o principal entretenimento da civilização maia. Embora ele tivesse mais uma cerimônia ritual religiosa do que um verdadeiro jogo. Foi uma competição entre duas equipes com o objetivo final de introduzir uma bola em um anel de pedra com a ajuda dos quadris, cotovelos e joelhos. No final do jogo, normalmente o capitão da equipe vencedora tinha uma recompensa muito peculiar: ele era oferecido como sacrifício humano aos deuses, uma grande honra na cultura maia.

- Ao contrário da civilização asteca que foi conquistada em alguns anos, os maias demorou cerca de 170 anos para ser dominado (A data chave foi a derrota do povo Itzá na Guatemala em 1697).

- Os maias tinham um sistema de escrita semelhante ao dos hieróglifos egípcios.

- Enquanto à arquiteturaFoi um dos grandes marcos dos maias. Suas pirâmides escalonadas espalhadas por todo o território em que habitavam são atualmente os objetivos turísticos mais desejados do mundo. À frente de todos eles está a impressionante cidade maia antiga de Chichen Itza.

- A pirâmide de Kukulkan O complexo de Chichen Itza possui 4 etapas, cada uma com 91 etapas. Se adicionarmos a eles a plataforma superior, obteremos 365. Sim, cada etapa representa um dia do calendário maia (haab) E essa é uma das descobertas mais surpreendentes é que seu calendário solar foi de 365 dias, isso soa como algo para você?

- A sociedade maia era essencialmente baseada em duas atividades: agricultura e comércio. Os produtos mais comercializados foram mel, cacau ou algodão. Não havia dinheiro, era uma sociedade baseada em escambo.

- Para trocar esses bens com cidades que estavam a centenas de quilômetros de distância, os maias construíram o que é considerado o rede rodoviária Mais antigo do mundo. Eles são o que eles chamaram Eu tenho, cuja tradução é "estrada branca", porque eram estradas elevadas e cobertas de cal, de modo que eram visíveis mesmo à noite. Atualmente, você pode ver restos dessas estradas em algumas ruínas maias, por exemplo, as ruínas de Ek Balam.

- Não é considerado o Império Maia porque, diferentemente de muitas outras civilizações, ele nunca teve uma figura ou cidade que unificou todos os territórios. A realidade é que os maias foram divididos em diferentes cidades-estados, cada uma governada por uma figura.

- o aldeias maias mais importantes foram:

  • Tutul Xiues: ocuparam a parte central da península de Yucatan e estabeleceram cidades tão importantes quanto Uxmal ou Maní.
  • Itzaes: estabeleceram-se na parte oriental da península de Yucatán, embora pouco a pouco expandissem suas fronteiras. Entre suas principais cidades estão o impressionante Chichen Itz. ou Edzná.
  • Cocomes: eles dominaram a parte norte da península de Yucatan. Juntamente com os outros dois povos, eles fundaram a "Liga de Mayapán", que exerceu seu poder por toda a península até sua dissolução. A cidade com mais esplendor dos cocomes foi Mayapán.

- A sociedade costumava ser dividida em estratos e posições. Na cabeça de uma cidade estava o governante, ou Halach Uinic, que foi apoiado para tomar decisões no padre, ou K'iin, e no chefe militar, ou Nacom. Havia também outras figuras, como astrólogos, exploradores e uma espécie de advogados, que conhecia todas as leis da sociedade e ajudou aqueles que precisavam de consultas legais. Curioso né?

- Possivelmente o chefe militar maia com a história mais curiosa foi Gonzalo Guerrero, um espanhol que veio para conquistar os novos mundos e que, após alguns anos de cativeiro em uma cidade de Itza, adotou os costumes de sua nova cidade e acabou defendendo-a contra as tropas espanholas invasoras.

- o nomes das pessoas foram condicionadas pelo dia do nascimento. Na cultura maia, ao nascer, existe um espírito da natureza que nos protegerá ao longo da vida: é o Nahual. Você pode calcular o seu neste site, os nossos são Tijax e Imox.

- Eles inventaram o goma de mascar! Aparentemente, eles foram os primeiros a extrair a resina de uma árvore (zapote) e a mastigaram para limpar os dentes.

- E falando em dentes... você sabia que eu sei afiado? Para eles, um dente muito afiado era um símbolo de grande beleza. Além de ter cruzado os olhos! Os filhos da nobreza maia foram amarrados com uma bolinha na cabeça, bem na frente dos olhos, para atrair e desviar os olhos. O estrabismo era algo muito fascinante para eles.

- o vocabulário Maya é muito extenso e complicado. Existem até palavras que têm significados completamente diferentes, como "yaaj" que, dependendo do contexto, significa "amor, ódio ou sofrimento".

- o sacrifícios Animais e humanos faziam parte da vida cotidiana. Havia até rituais de autolesão e derramamento de sangue (especialmente entre governantes e padres). Um dos rituais sangrentos mais conhecidos (mas não mortais) foi o em que um governante ou um padre perfurou seu prepúcio com um objeto pontiagudo.

- o cenotes, que hoje turistas de todo o mundo se apaixonam, no passado eram lugares para estes sacrifícios. Os maias acreditavam que o Deus da Chuva (Chac) morava lá e os sacrifícios eram muito frequentes (especialmente de mulheres e crianças virgens). Houve um caso no século passado de um americano que comprou a terra do Cenote de Chichen Itza pensando em drená-la e, assim, manter a quantidade de tesouros que ainda estariam escondidos sob suas águas. No final, aparentemente foi feito um acordo com o governo mexicano e a maioria dos objetos foi recuperada.

Esperamos que este artigo de curiosidades da civilização maia você gostou Claro que se você quiser contribuir com seu conhecimento ... aqui estamos prontos para ouvi-lo 🙂

Economize em sua viagem

Passagens aéreas voos para o México: bit.ly/2Oin75W

Alojamento barato no México: booki.ng/2PsP5lb

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades e excursões no México: bit.ly/2Jt3wzi

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2PxxcRn

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Pin
Send
Share
Send