França - Exposição em Bordeaux de esculturas monumentais de Jaume Plensa

Pin
Send
Share
Send

Escultura de Jaime Plensa em Bordeaux Foto: Alfonso Javier Manday

Muitas vezes, quando você visita uma cidade, é surpreendido por uma exposição ou outras atividades ao ar livre que dão uma atmosfera especial às ruas. E isso aconteceu comigo em Borgonha, durante minha recente viagem de carro de Cádiz a França, para terminar em Bretanha.

Na caminhada que fizemos em Bordeaux, encontramos uma interessante Exposição ao ar livre de Jaume Plensa, um artista de Barcelona cujas obras ocupam alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade.

No total, eles são onze esculturas de figuras humanas, buscando um ponto de encontro com a cidade e um diálogo com a população, integrando-se de maneira surpreendente aos espaços públicos que temporariamente servem de abrigo.

Escultura de Jaime Plensa em Bordeaux Foto: Alfonso Javier Manday

Se você não conhece o trabalho de Jaume Plensa, Direi que foi caracterizado por suas obras em ferro, com um conceito zoomórfico de suas grandes estruturas esculturais. Mas ele também criou cenários para produções de teatro e ópera, especificamente, para La Fura dels Baus.

Até 6 de outubro, nas ruas e praças de Borgonha você encontra figuras femininas e outras esculturas que representam poetas, músicas, pensamentos, natureza e um auto-retrato, criadas com base em aço, pedra, resina, ferro e bronze, que evocam lembranças de momentos, lugares e pessoas relacionadas à vida do artista .

Três dos obras expostas em Bordeaux Eles foram criados especialmente para este evento, influenciados pelas longas caminhadas de preparação e descoberta usadas pelo artista para selecionar as obras e os locais a serem exibidos.

Escultura de Jaime Plensa em Bordeaux Foto: Alfonso Javier Manday

Antes de Bordéus, as esculturas monumentais de Plensa já mudaram a paisagem urbana de outras cidades como o Rio de Janeiro, no Brasil, e Salzburgo, na Áustria.

Para mim, descobrir por acaso o primeiro trabalho, ler sobre ele e brincar para descobrir o resto das esculturas, permitiu-me conhecer Bordeaux de uma maneira diferente, divertida e interessante. Merece a pena.

Escultura de Jaime Plensa em Bordeaux Foto: Alfonso Javier Manday

* Alfonso Javier Matías é o autor do blogAs novas aventuras de Robin Jú

Pin
Send
Share
Send