Kasbah Telouet em Marrocos

Pin
Send
Share
Send

Dia 4: Ouarzazate - Kasbah Telouet - Tizi-n-Tichka - Aeroporto de Marrakech - Girona

São oito da manhã, quando tomamos café da manhã no L'Escale de Ouarzazate, cobrando energia por hoje no final de nossa viagem à Rota Kasbah, embora antes e apesar dos conselhos que nos alertaram para não correr riscos, vamos tentar abordar o Kasbah Telouet.

Nascer do sol a partir de L'Escale de Ouarzazate

Depois das 9 da manhã, depois de fazer o check-in e dizer adeus à esposa de Christophe, pegamos nosso carro novamente, já em direção ao aeroporto, desfazendo a estrada que fizemos no primeiro dia em que chegamos a Ait Ben Haddou de Marrakech.


Mas, como dissemos antes, tomando café da manhã, tomamos uma decisão de última hora, como aconteceu em quase toda essa viagem, e decidimos que é melhor tentar alcançar o Kasbah de Telouet. Não queremos ficar com o desejo de tentar, pelo menos veremos como é a estrada e, como a vemos, decidiremos se é praticável ou não com um turismo.
Começamos nossa rota novamente cercada por paisagens incríveis, montanhas com tons avermelhados, pontilhadas por pequenas aldeias e vegetação, que dão a essa área um toque perfeito.

Paisagens de Marrocos

Chegamos ao desvio da Kasbah de Telouet às 10:30 e diretamente entramos em uma estrada asfaltada estreita que, de acordo com o GPS, nos levará cerca de 24 quilômetros para chegar à cidade de Telouet.
À medida que avançamos, vemos que a estrada não é muito, pelo menos a seção que estamos fazendo. É estreito, não é totalmente pavimentado, mas lenta e cuidadosamente, é totalmente viável com o turismo.

Caminho para Telouet

Esses 24 quilômetros terminamos em cerca de 45 minutos, já que os últimos 8 quilômetros são muito mais "cocares"e temos que desacelerar bastante.
Depois de passar a cidade de Telouet, seguimos alguns metros e encontramos o sinal que indica "visite kasbah"e alguns metros adiante, um pequeno teto onde podemos deixar o carro e de onde já podemos sentir o estado quase ruinoso do Kasbah de Telouet, que lemos, agora é usado principalmente como estável.

Kasbah de Telouet

Mas como é melhor não se deixar levar pelas primeiras impressões e muito mais quando esse aspecto confere ao local um ar mais cênico, decidimos verificar se existem dentro para avaliar se vale a pena ter vindo aqui.

A entrada para o Kasbah é de 20 dirhams por pessoa e acessamos a parte inferior que não tem ornamentos, pois era a área onde os trabalhadores estavam.

Entrada para o Kasbah de Telouet

Quando chegamos às escadas, acessamos o segundo andar da Kasbah, onde cruzamos alguns corredores que, apesar da pouca ornamentação, parece que eles começam a nos alertar sobre o que vem a seguir.

Kasbah Telouet

Sala Kasbah Telouet

Depois de atravessar esses corredores, acessamos qual é a zona "nobre", onde a ornamentação nos deixa de boca aberta e decidimos naquele momento preciso que esta é uma visita essencial e que estamos contentes por incluí-la nos preparativos para a viagem à rota Kasbah.

Detalhes da decoração do Kasbah Telouet

Decoração impressionante dentro do Kasbah

Telouet era a antiga capital do país Glaua e hoje as ruínas do Palácio dos Glaoui, que são as ruínas que podemos visitar, permanecem separadas das salas que foram restauradas.

Kasbah Telouet

Uma das áreas mais representativas da Kasbah de Telouet é a janela de um dos quartos, que oferece belas vistas dos arredores e muito mais em um dia claro como o que temos hoje.

Detalhes da Kasbah de Telouet

Esta visita não dura mais de 30 a 45 minutos, mas não se esqueça que ela não termina aqui, pois você pode subir mais um andar e acessar a área superior, de onde você também tem uma vista incrível da área circundante. Kasbah e também a área que permanece em ruínas e que hoje é usada como um estábulo.

Vistas da parte superior do Kasbah Telouet

Kasbah Telouet

Depois de um bom tempo na área superior da Kasbah, retornamos ao carro, depois das 12 da manhã e voltamos a percorrer os 20 quilômetros que nos levarão à N9, uma estrada que tomaremos novamente para ir a Marrakech, passando por Tizi-n-Tichka novamente.

Após a experiência, temos que dizer que esta visita vale muito a pena, portanto, se você estiver na área, não hesite. O estado da estrada não é 10, mas também não é intransitável para o turismo; portanto, se você tiver algumas horas para esta visita, contando transferência e visita, vale a pena. A estrada impraticável para o turismo, acessível apenas para um 4x4, é a que segue de Telouet para Ait Ben Haddou, portanto, se você quiser fazer essa visita a caminho do Kasbah de Ait Ben Haddou, retorne à estrada principal e pegue a N9 novamente.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol de Marrakech pelos viajantes:

- Tour gratuito de Marrakech grátis!
- excursão de 2 dias no deserto de Zagora
- Excursão a Essaouira
- excursão de 3 dias ao deserto de Merzouga
- Mais excursões e passeios aqui

Aqui, percebemos novamente que, em muitas ocasiões, como aconteceu conosco na viagem a Nápoles e Pompéia ou na viagem a Israel e à Palestina, nossa percepção de má condução não é muito semelhante à de muitas pessoas, por isso devemos Tenha cuidado ao seguir certos conselhos e tente verificar por nós mesmos.
E assim, com esse bom gosto na boca para esta incrível visita, continuamos nossa jornada, voltando às curvas da estrada e chegando, quando são quase 13h30 da tarde para Tizi-n-Tichka. Vendo que horas são, decidimos que é hora de parar para comer e aproveitar o fato de que estamos aqui para parar no mesmo lugar em que estávamos no segundo dia da viagem para provar a omelete berbere que tanto gostávamos. Assim que entra, o garoto se lembra de nós e nos diz que, se quisermos fazer a mesma coisa, afirmamos algo com um aperto de mão e um sorriso.

Comer em Tizi-n-Tichka

Tomamos o mesmo que no outro dia, além de um prato de batatas, água, coque e dois cafés por 120 dirhams que nos renovam no clima para continuar nossa jornada.

Tizi-n-Tichka

Poucos minutos depois das 2 horas, retomamos a estrada, em obras nesta seção, voltando a atravessar as curvas que nos levarão a Marrakech.
Nesta área, queremos parar a cada poucos metros, como aconteceu ontem, quando viajamos pela Rota dos Mil Kasbahs, no vale do Draa, e as vistas são uma verdadeira alegria.

Vista da estrada que percorremos no Atlas


Informações mais práticas para preparar sua viagem a Marrocos

- 10 lugares essenciais para ver em Marrocos
- 10 dicas essenciais para viajar para Marrocos
- A melhor excursão no deserto de Marrakech

Caminhões com animais que você pode atravessar na estrada

À medida que avançamos no céu, como que por mágica, ele começa a ficar cinza, ameaçando uma boa tempestade, algo que nos faz dar nossa última parada para ver a paisagem e continuar nosso caminho para o aeroporto de Marrakech.

Paisagens em Marrocos quando o céu começa a escurecer

Chegamos em Marrakech quando são quase 5 da tarde e agora é quando toca "o pior"da viagem, para entrar na cidade, embora circundando a Medina, para chegar ao aeroporto.
Isso leva cerca de 20 minutos que precisamos confessar, você precisa se concentrar o suficiente para não levar ninguém à frente: seja pessoa, animal ou coisa, algo que, como dissemos na ocasião, é provável, já que cada um atravessa o local que deseja, sem sequer olhar para o lado da estrada.

Estradas de Marrakech

São 5 horas quando deixamos o carro alugado no Marrocos, no estacionamento 2, que é a empresa Hertz, e depois de tirar fotos do carro e do painel, para que seja registrado que o tanque está cheio e quilometragem, gastamos um revisar mais do que exaustivo, como quando eles nos entregaram em Marrakech. A verdade é que isso é algo que acreditamos ser ótimo e deve ser feito em todos os escritórios. Depois de tudo bem, vamos ao aeroporto, para voltar para casa.

Reserve aqui seu traslado Airport⇆Marrakech

Se você viajar com a Ryanair para Marrocos, lembre-se de que, mesmo que carregue sua mala, você deve ir aos balcões de check-in para que eles possam verificar se todos os dados estão corretos e selar seu bilhete, para acessar os controles. O mesmo aconteceu conosco em nossa viagem a Casablanca, Meknès e Fez e eles nos disseram que em Marrocos é assim que funciona.
Com tudo em ordem, passamos pelos controles de segurança e depois pelos controles de passaporte, que desta vez temos que passar Como o filho de todo vizinho, ou seja, pela cauda longa e depois disso outro controle sobre passagens e passaportes com os quais finalmente acessamos os portões de embarque.
Uma vez lá e já passamos das 18h, só podemos esperar até às 7:25, quando nossa voo de Marrakech para Girona com o qual terminaremos esta viagem na rota Kasbah que desfrutamos tanto, apesar das mudanças de última hora que tivemos que fazer em tempo real.

Aeroporto de Marrakech

E assim, voltamos para casa, pensando em retornar ao Marrocos o mais rápido possível, como poderia ser de outra forma e nas próximas viagens que teremos antes do final deste ano.

Pin
Send
Share
Send