VIAGEM EM ESTRADA PARA A TOSCANA, FASE III: ROTA DE VAL D'ORCIA + MAREMMA

Pin
Send
Share
Send

Terceiro dia do nossopercurso pela Toscana de carroe que dia! Talvez o mais completo de todos. No viajar de Montepulciano para Sorano as paisagens mais bonitas de toda a Toscana esperariam por nós, fontes termais naturais com formações que parecem de outro planeta, cidades penduradas no céu, salas encantadas em fortalezas e estradas misteriosas esculpidas em rocha ... não parece ruim, certo? Se você quiser saber mais, continue lendo que nós explicamos tudo para você.

O dia começou quando esses dias de viagem começaram: cedo e com um bom café da manhã. Tomar força e não perder um momento são regras fundamentais para aproveitar ao máximo o dia na estrada. Nós rolamos e rolamos e rolamos ...

E o que encontramos são os paisagens mais bonitas de toda a Toscana no trecho entre Montepulciano e Castiglione d'Orcia. Esses típicos campos verdes pontilhados com as cores das flores no meio da primavera, com as aldeias no topo das colinas das quais nascem trilhas que serpenteiam pelas encostas com fileiras perfeitas de ciprestes ou pinheiros dos dois lados. Muita conversa ... é melhor ver você mesmo, veja:

Passamos porMonticchiello e chegamos a Bagno Vignoni, uma pequena cidade medieval famosa por suas fontes termais. No centro, fica a Piazza delle Sorgenti, uma piscina quadrada com mais de cinco séculos de idade, onde nasce uma fonte de fontes termais de origem vulcânica. O banheiro não é permitido, mas a visita vale a pena (cuidado, não coloque o maiô que preparamos uma surpresa para você).

Bagno Vignoni já era uma cidade famosa por suas fontes termais na época dos etruscos e romanos. Mais tarde, ele teve mais notoriedade graças à proximidade com o Via Francigena, tantos peregrinos a caminho de Roma aproveitaram essas águas para relaxar seus músculos e revitalizar seu espírito.

OVia Francigena era uma estrada de peregrinação que ligava a Europa Central (mais especificamente a França) a Roma e que, juntamente com o Caminho de Santiago e a Terra Santa, formavam as três mais importantes peregrinações. Tornou-se muito popular na Idade Média, mas também hoje é pontilhada por caminhantes com suas mochilas nas costas, viajando por partes desse mesmo caminho. Como no Caminho de Santiago, durante todo o passeio, você pode ver amostras do desenvolvimento e mix cultural de diferentes áreas da Europa.

Cerquita está localizado Castiglione d'Orcia, com sua imponente Rocca di Tentennano, um bastião elevado no topo da colina que foi protagonista de inúmeras disputas entre famílias por assumir seu poder, devido ao seu caráter estratégico em todo o território. Se você tiver tempo e ainda não tomou o café da manhã, Castiglione d'Orcia pode ser um bom lugar para fazer isso e dar um passeio tranquilo. Fotografamos à distância, não temos tempo a perder.

O que vem a seguir é um dos pontos principais da viagem. Não é outro senão Terme Libere di San Filippo. É o nascimento de fontes termais que cria piscinas naturais onde você pode tomar um banho livremente. No entanto, a jóia deste lugar é a Cachoeira Balena Bianca, uma rocha de calcário branco (devido ao seu alto teor de cálcio) onde a erosão hídrica formou diferentes níveis com pequenas piscinas e piscinas. Não tenha medo de escalar a baleia, até as avós o fazem e a recompensa é infinita! E se você não olhar para isso como era ...

Olho, não se confunda lugar, essas fontes termais são naturais e de entrada gratuita (no momento), nos arredores foram construídas outras fontes termais com tratamentos de relaxamento, spa, beleza, etc ...

A estrada continua passando Radicofani, outra cidade medieval elevada no topo de uma colina com algumas visitas interessantes, de onde dizemos CIAO à região de Val d'Orcia e entre no Maremma. E não poderíamos fazer melhor, a próxima parada é um daqueles lugares para os quais você sabe que vale a pena a viagem apenas a olho nu: Pitigliano.

Um Pitigliano é conhecido comoPequena Jerusalém, pela presença da comunidade hebraica por séculos, ainda hoje você pode visitar seu gueto judeu e sua sinagoga, no centro histórico da cidade.

Mas o que realmente impressiona nesse local é sua localização: essa grande fortaleza habitada foi construída no topo de um penhasco, criando um efeito visual onde parece que tudo faz parte de uma única rocha. Por trás dos muros desta fortificação se abre um autêntico labirinto de ruas estreitas, onde é fácil libertar a mente no tempo e aterrissar nas lutas convulsivas entre poderosas famílias florentinas, como os Medici ou os Orsini.

Embora as dimensões de suas ruas não proporcionem grandes exibições arquitetônicas, destacam-se o Duomo, um punhado de igrejas, a sinagoga e seus pequenos guetos e palácios como o anexo Orsini, o Comunale e o Teatro Salvini.

É um bom lugar para comer, embora os preços sejam um pouco mais caros do que em outros lugares, a oferta é bastante ampla. Esperamos a próxima parada e quase ficamos de estômago vazio!

E finalmente chegamos à nossa esquina, o lugar que mais nos surpreendeu, o segredo mais bem guardado da Toscana: Sorano. É chamado a Matera da Toscana, por suas escavações em rocha na pedra, semelhante a Sassi di Matera, no sul da Itália. Mas Sorano é muito mais que isso! Esta cidadela medieval mantém um centro histórico diferente do resto das aldeias da Toscana. Isto, em vez de se desenvolver em torno de uma ou duas estradas principais, o faz de cima para baixo, da fortaleza ao rio Lente, para que o labirinto de ruas seja muito mais amplo e interligado.

A história de Sorano está ligada às famílias vizinhas e mais poderosas de Pitigliano e Florentino, no entanto, suas origens devem ser buscadas nos assentamentos etruscos circundantes. E aí vem uma das surpresas da viagem ... le vie cave!

Le vie cave são estradas esculpidas em pedra de origem etrusca que ligavam os assentamentos à necrópole; portanto, eram consideradas “estradas sagradas”. Eles também costumavam esculpir canais através dos quais direcionavam a água de um lugar para outro.

Ao redor de Sorano, existem várias dessas estradas, uma das mais impressionantes encontrada na caminhada que vai até o Parco di San Rocco, um promontório que se ergue em frente a Sorano e de onde há magníficas vistas panorâmicas. No caminho também existem cavernas magníficas esculpidas na pedra, algumas delas com esculturas religiosas. Nas informações úteis, falamos sobre como escalar o Parco di San Rocco.

O compacto centro histórico de Sorano também esconde alguns edifícios interessantes, como o Masso Leopoldino que você pode escalar, o gueto judeu, as portas de dei Merli e di Sopra, alguns palácios e igrejas e a enorme Fortaleza Orsini, onde você tem a possibilidade de fique ... De um de seus quartos, abraçamos o encantador Sorano com os últimos raios de sol ...

Informação útil

:: Sites pelos quais a rota passa

Montepulciano, Monticchiello, Bagno Vignoni, Castiglione d'Orcia, Terme Libere di San Filippo, Radicofani, Pitigliano e Sorano.

:: Quilômetros:125 km aproximadamente.

:: Como chegar aos Banhos Grátis de San Filippo?

O desvio está marcado na estrada. Depois de chegar à cidade, você pode estacionar no final da estrada principal ou no lado direito dela, isso depende da quantidade de carros. Depois, volte para os degraus e, no lado esquerdo, há um caminho que desce até as fontes termais. Está marcado com o sinal “Fosso Bianco”. A entrada é gratuita. Não fique nas primeiras piscinas, pois o prato gordo fica no final, com a cachoeira da Baleia Branca.

:: Caminho para o Parque San Rocco

A estrada começa cruzando a Puerta dei Merli, na parte baixa da cidade. A partir daí começa um caminho que primeiro atravessa a ponte sobre o rio e depois segue as indicações de "Vie Cave". É uma subida pela via cava di San Rocco por caminhos esculpidos na rocha, várias cavernas e escavações interessantes são vistas. Ao chegar à capela, você se cerca e segue a parte de trás por cerca de 100 metros até o ponto de vista. A viagem leva cerca de 20 a 25 minutos (são menos de 1 km).

Se você quer ir de carro, você deve deixar Sorano em direção a Sovana. Alguns quilômetros à direita há um estacionamento para 5-7 carros. Fica a cerca de 50 metros da capela e a cerca de 150 metros do ponto de vista.

:: Onde dormir em Sorano?

Dormimos uma noite no Hotel della Fortezza, no mesmo prédio da Fortezza Orsini em Sorano. A verdade é que é um passe, não apenas por estar em um lugar com alguma importância histórica, mas também por causa das vistas privilegiadas de toda a cidade.

:: Onde estacionar gratuitamente em Pitigliano?

A cidade é dividida em duas partes, o centro histórico com tráfego limitado e a cidade moderna, onde existem áreas de estacionamento gratuitas, mas também áreas de estacionamento pago e áreas azuis. Estacionamos primeiro em uma zona azul, na Via dell'Unitá D'Italia, mas continuamos mais adiante e na curva à esquerda antes do cemitério, havia alguns lugares de estacionamento gratuitos.

:: Onde estacionar gratuitamente em Sorano?

No estacionamento ao lado da fortaleza há muitos espaços e é gratuito. É na parte superior da cidade, para então chegar ao centro histórico andando pela fortaleza.

:: Onde comer em Sorano?

Há muito poucos lugares para escolher, comemos no restaurante Fidalma, no mesmo centro histórico, com preços médios altos (mas acessíveis, se você não anda de mãos dadas) e, no jantar, pegamos algumas pizzas no restaurante Il Talismano, preços de as pizzas entre 6 e 7 euros. Eles fazem um desconto de 10% se você ficar no Hotel della Fortezza e ficar para comer lá.

Na praça da comuna de Sorano, há um café típico da vila com um terraço sob algumas vinhas muito tranquilas. Além disso, os preços de café e doces são baratos.

:: Outros artigos sobre a viagem pela Toscana

Pin
Send
Share
Send