ROADTRIP NA COSTA LESTE DA AUSTRÁLIA. FASE 1: DE MELBOURNE A SYDNEY

5 da manhã, uma trabalhadora gentil nos acorda, estamos ocupando os sofás de sua lanchonete e em meia hora ela tem que abrir. O aeroporto de Melbourne começa sua agitação diária e carregamos nossas mochilas e seguimos em direção ao escritório da Apollo, onde pegaremos a terceira van de nossa viagem pela Austrália, desta vez para percorrer a costa leste de Melbourne até Cape Tribulation. O primeira etapa da viagem Foi o que nos levou a atravessar mais de 1.500 km entre Melbourne e Sydney, as duas cidades mais importantes da Austrália.

No momento, estes são os principais dados:

Informações do Palco

Ponto de partida: Melbourne

Ponto final: Montanhas Azuis (Sydney)

Km totais: 1.510 km

Dias: 5 dias

• Dia 1: Melbourne - Foster (211 km)
  • Dia 2: Foster - 90 Mile Beach (253 km)
  • Dia 3: 90 Mile Beach - Rio Cann (349 km)
  • Dia 4: Rio Cann - Bodalla (271 km)
  • Dia 5: Bodalla - Montanhas Azuis (426 km)

Dia 1Melbourne - Foster

A viagem na Tasmânia foi bastante cansativa, e ontem à noite a amaldiçoamos no aeroporto e não temos chocho para muitas lanternas, então neste dia a levamos com tanta calma, passamos por nosso supermercado confiável (pedras Coles!) E enchemos A van para sobreviver nos próximos dias.

Embora o dia não seja muito produtivo, se fizermos alguns quilômetros, o suficiente para fugir da agitada Melbourne, nos despedindo com um "até mais, possivelmente", enquanto na outra faixa são formadas horríveis caravanas de famílias que retornam de suas férias da Páscoa.

Chegamos à cidade de Foster, aqui lavávamos primeiro a roupa e depois procurávamos o acampamento onde passar a noite. E que acampamento! Um dos melhores de toda a viagem, oFranklin River Reserve: áreas para acampamento.

Um dos melhores parques de campismo da viagem!

Dia 2Foster - praia de 90 milhas

Ao sul de Melbourne há uma terra de saída, um destino de fim de semana para muitos habitantes da cidade, por suas muitas opções de trilhas, praias e natureza. É chamado de Promontório de Wilsons e aqui passaremos a maior parte do nosso segundo dia de viagem.

É um parque nacional, embora o acesso seja gratuito. No final dos 50 km que a atravessam, há uma pequena vila (Rio das marés) com vários edifícios, todos destinados a visitantes: posto de turismo, banheiros com chuveiros quentes, camping etc. O início da visita só pode ser isso.

Aqui, coletamos alguns panfletos e escolhemos quais seriam nossas visitas. Descartamos qualquer caminhada que exceda a hora e meia de caminhada (não nos julgue, que a crise ainda nos dura) e nos concentramos nas praias e pontos de vista. Então paramos noPraia Squeaky e a Picnic Bay, chegamos também ao Whisky Bay (que, a propósito, não vale muito a pena) e, finalmente, tentamos finalmente ver um wombat (ao vivo) no Passeio dos animais selvagens do baile de finalistas. São 3,2 km que cobrem uma área de floresta baixa, onde é fácil ver a fauna local, embora seja mais fácil fazê-lo se você chegar ao nascer ou pôr do sol. Estávamos aqui à uma hora da tarde (olé!), E, ​​embora não saíssemos de mãos vazias, vimos um belo grupo de cangurus e três ema, o wombat ainda resiste a nós.

No promontório de Wilsons, existem muitos opções de trekking. Alguns dos mais populares são aqueles que percorrem a costa do rio Tidal através de Squeaky Beach, Picnic Bay e Whiskey Bay (12,4 km, 4 horas i / v); o que chega a Tongue Point a partir de Darby Saddle (5,6 km, 2,5 horas i / v) ou o que sobe ao topo do Monte Oberon a partir do estacionamento do Saddle Telegraph (6,8 km, 2 horas i / v).

→ Mais informações sobre o Wilsons Promontory NP
→ Baixe o mapa detalhado de Wilsons Promontory NP

Fomos em direção a 90 Mile Beach e passamos pela Cachoeira Agnes (a mais alta do estado de Victoria, com 57 metros). Em vez disso, preferimos percorrer estradas secundárias (ou terciárias!) Que passam por áreas rurais e desabitadas, que amamos pelo caminho, e chegamos ao nosso acampamento hoje, de onde ouvimos as ondas do oceano se romperem.

Na área da 90 Mile Beach existem vários parques de campismo Números gratuitos numerados com a letra "C" e um número, ficamos no primeiro (o C18), mas depois veríamos que o melhor deles é o C9.

Praia Squeaky

Cangurus na caminhada da vida selvagem do baile

Um emu !!!

Vistas sobre a costa do promontório de Wilsons NP

Dia 3Praia de 90 milhas - rio Cann

A estrada que passa ao lado da 90 Mile Beach não oferece boas vistas; entre ela e a praia há um promontório que deve ser atravessado a pé se você quiser acessar a areia. Fizemos isso algumas vezes, uma vez no acampamento e outra na praia deTriângulo de naufrágio do navio, onde os restos de um navio naufragado estão quase completamente enterrados no ano de 1879. Da areia se destaca, como se fosse parte de um esqueleto, sua estrutura de ferro que o tempo ainda não foi capaz de apagar. Existem inúmeros navios que estão submersos nas costas da Austrália, mas encontramos um que podia ser visto a olho nu!

Restos do navio "Trinculo", naufragado em 90 Mile Beach

No final desta estrada, você chega à pequena cidade de Praia dourada, com alguma cafeteria e algum movimento, no entanto, a área não parece muito popular. De lá, retornamos para o interior através Fora, Stradford e Bairnsdale. Neste último, paramos no Centro de Informações para coletar folhetos e mapas da área e, quase involuntariamente, acabamos dentro da igreja adjacente, conversando com Carmelo, um italiano que veio para a Austrália no ano 55 e que nos explicou, entre histórias de sua vida, algo sobre os afrescos incomuns no teto.

No ponto de informações, eles nos disseram que 15 minutos ao sul há um lugar onde você pode veja coalas em liberdade, é sobre o Ilha Raymond, que deve ser alcançado com uma balsa de passageiros de Paynesville (para passageiros é gratuito). Aparentemente, quando você chegar ao outro lado, dê um passeio para vê-los com sono no eucalipto.

Em Bairnsdale você precisa tomar uma decisão importante ao longo do caminho: siga as instruções Estrada costeira para Sydney ou ir para as montanhas nevadas pela Great Alpine Road. Este último deve ser realmente interessante, mas decidimos ir pelo caminho mais direto e continuar ao longo da costa.

Em Metung Chegamos sem esperar muito e saímos sem ter mudado de idéia, é um bom lugar para o turismo local, mas nem sequer saímos da van. Onde descemos foi Entrada dos lagos, a vila de entrada para a área de Lagos Gippsland Se você vem do leste. Pusemos os pés primeiro para apreciar uma bela vista de um ponto de vista antes de descer para a cidade e depois para apreciar um peixe e batatas fritas.

Miradouro da entrada dos lagos

Uma das paradas que mais nos empolgou foi a Ponte de cavalete Stony Creek, uma ponte que foi construída no início do século XX na rede ferroviária que ligava Melbourne à Orbost e que é a maior ponte dessas características em todo o estado de Victoria. Com seus 300 metros de comprimento e 20 metros de altura, a verdade é que impressiona bastante.

Ponte de cavalete Stony Creek

Apenas em Orbost, seguimos o caminho que percorre a costa até Cape conran, uma reserva com praias frescas e algumas opções para caminhadas curtas ao longo da costa. É um bom lugar para fazer uma pausa, existem vários churrascos, mesas e áreas de grama, pena que o acampamento não é permitido de graça.

Onde está (e graças a Deus) está Rio Cann. Na entrada desta pequena cidade, há um antigo parque de caravanas que foi ativado como um parque de campismo gratuito (com um limite de dois dias), e está na glória! Outro dia nos despedimos contemplando a maravilhosa Via Láctea.

Dia 4Rio Cann - Bodalla

Muitos dias se passaram desde nosso último cruzamento entre fronteiras, estamos em Victoria há quase um mês e temos muito amor. Mas hoje teremos que dizer adeus a ele, a poucos quilômetros de começar o percurso, um humilde pôster nos dá a bem-vindo ao estado de Nova Gales do Sul, que tem Sydney como capital, embora desta vez a deixe de lado.

Os muitos cartazes anunciando oParque Nacional Croajingolong À nossa direita, eles nos tentam, mas, garoto, não temos tempo para tudo! Também tivemos três outros pontos:Mallacoota, uma cidade costeira que aparentemente tem praias e enseadas interessantes, e nas proximidades Betka Beach e Secret Beach.

O primeiro lugar em que paramos foi a cidade de Eden, com esse nome, ele não pode ser um site feio e, de fato, não é. Subimos a um ponto de vista de onde, no inverno, podem ser vistas baleias assassinas e baleias. A baleia assassina é a estrela desta cidade, eles até dedicaram um museu inteiro! Se você visitar, conte-nos, com certeza é interessante!

De lá fomos para Pinnacles Walking Track, é um caminho em forma de loop de 1 km que tem pontos de vista para uma praia e uma montanha em forma de pináculos, semelhante ao parque Bryce Canyon nos EUA. Mas salvando as distâncias. O melhor é começar o caminho à esquerda, a menos que você tenha que subir escadas, também encontrará o melhor ponto de vista por último.

Pinnacles Walking Track

Em Tathra Aproveitamos a oportunidade para comer. Chegamos ao Rampa para barcos Kianniny e surtar É uma pequena baía protegida das correntes marítimas, o que cria uma piscina natural perfeita para um mergulho, mesmo que você não espere estar sozinho, se você olhar para baixo, provavelmente encontrará a companhia de enormes raios de manta que chegam cumprimentá-lo Ao lado do porto, há um pequeno parque com churrasqueira e mesas, o que é ótimo, além daqui saem algumas trilhas que correm ao longo das rochas do litoral. Olho, quando você sair, não se esqueça de seguir a estrada à direita que sobe para o Mirante de Chamberlain, de onde você terá vistas ampliadas do que tinha apenas um momento atrás.

Boas-vindas estranhas no Tathra Pier

Vistas do ponto de vista

Com barrigas bem embaladas, agora o que o corpo pede é um café. Então paramos em uma praia que fica alguns quilômetros antes da cidade de Bermagui e entendemos que somos verdadeiramente afortunados por poder nos dedicar ao que realmente somos apaixonados. O café, aliás, tivemos que jogá-lo fora (nem tudo pode ser perfeito), aparentemente um de nós (não quero olhar para ninguém ...) não esclareceu bem as xícaras e o sabonete regustillo ficou no meu bigode o resto do dia. dia (aqui você tem uma pista).

Antes de chegar em Bermagui, há um ponto de vista sobre as duas baías, o Michael Lerner vigia, e na cidade há belas praias onde você pode tomar um banho. Embora se você é um pouco cauteloso e tem medo das centenas de perigos das águas australianas, sempre escolha entrar Piscina azul, uma piscina construída ao lado do oceano aproveitando as formações rochosas, o que para nós é uma novidade completa, mas vimos que é a mais normal do mundo nesta costa da Austrália.

Liberdade !!

Vistas do mirante Michael Lerner

Piscina azul em Bermagui

Toda essa área é famosa pelo surf e um dos lugares favoritos é a praia que tem um camelo enorme como anfitrião. Ok, o camelo não é real, mas não me diga que a pedra não parece! É chamado, é claro, o Kamel rock. Alguns quilômetros abaixo éTilba Tilba, uma cidade típica construída na época da corrida do ouro e ainda mantém esse aroma.

O último intervalo do dia (que já está ficando tarde) seria na cidade de Narooma, onde vive uma colônia de leões marinhos com leite muito ruim. Ao lado deles é o Australia Rock, uma pedra peculiar com um buraco no meio. Em Narooma é a enseada de Wagonga, que tem que ser muito legal, mas na época em que fomos não apreciamos muito ...

Praia de Kamel Rock

Colônia de leões marinhos em Narooma

Australia Rock

O relógio está chegando às 17h, o que significa que restam apenas algumas horas de luz e, por sua vez, significa que ainda temos algumas horas de energia. Então fomos para a nossa casa por uma noite, que seria o Área de descanso de Bodalla Park, no meio de árvores imensas e de onde há uma caminhada de 2 km até um lago próximo (o que não fizemos).

Dia 5Bodalla - Montanhas Azuis

Toda a área que estamos viajando de Melbourne a Sydney oferece diferentes estradas turísticas, cada uma com seu número. Embora a artéria principal seja a Princess Highway passando por pequenas cidades costeiras e outros interiores encantadores. Um deles, e o primeiro que estamos passando hoje, é Mogo, que respira a atmosfera daquelas vilas antigas que foram construídas no meio da corrida do ouro.

Temos apenas 4 dias até Byron Bay e vamos demorar um pouco. Hoje, dedicamos uma boa parte a dar à van uma boa cera, para que não fiquemos ruins, e que ainda haja alguns quilômetros à nossa frente em Cairns! Mas não queríamos pular o Baía de Jervis, e dentro dela o que é considerada a praia com a areia mais branca do mundo: Praia de Hyams. Não somos ninguém para contradizê-lo, e a areia é muito branca, por que mentir? Além disso, embora o dia tenha ficado nublado, a água estava clara e a corrente não estava muito forte, por isso, apresentamos a você um lugar ideal para tomar banho!

Praia de Hyams

Existem pequenas cidades mais legais, como Huskisson ainda na Baía Jervis, com uma dessas piscinas semi-naturais à beira-mar. Embora exista algo para o qual essa cidade ainda seja lembrada: aqui ocorreu a tragédia militar mais importante no período de paz da Austrália, quando nas manobras de treinamento dois navios de guerra colidiram fatalmente, matando 82 soldados.

Em Gerroa paramos um momento para contemplar as vistas da costa (mesmo que fossem de um cemitério, ainda eram bonitas) e Kiama Fomos seduzidos no primeiro momento, é um daqueles lugares onde gostaríamos de nos aposentar (seria novidade: dois yayos com uma pensão da Espanha vão morar na Austrália). Você pode ver uma cidade muito turística, com muitas opções de acomodação, cafés e restaurantes. Mas o que nos surpreendeu foi o entorno: em frente a ela, um penhasco que separa praias de areia dourada e logo atrás dela estão colinas de prados verdes onde o gado pasta. Um lugar interessante é o Farol com uma bolha, mas se você quiser ver uma em condições, vá para Little blowhole, embora seu nome o subestime, é muito mais legal do que seu irmão mais velho.

Farol e bolha em Kiama

Little blowhole

Preparamos o caminho para as Montanhas Azuis e passamos a noite no Bulls Camp Reserve, ocupado, mas altamente recomendado, com banheiros de construção e até um chuveiro (água muito fria). Foi um longo dia e muitos quilômetros, mas com vistas mágicas.

Mais de 1.500 km e 5 dias são o que dedicamos a viagem de Melbourne para Sydney. Foi a nossa primeira etapa de viagem ao longo da costa leste da Austrália, e para iniciantes não foi nada ruim!

Desta vez, em Sydney, não ficaríamos, de Cairns, no final da viagem pela costa leste da Austrália, pegamos um vôo e ficamos aqui por 5 dias. Nós dizemos tudo para você ver e fazer em Sydney.

Nossas recomendações

Passagens aéreas Barato para a Austrália: //bit.ly/2GMJaj1

Alojamento Barato na Austrália: //booki.ng/2GbmriU

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: //www.mochileandoporelmundo.com/ri/airbnb