VISITA À GARGANTA DE TODRA

Pin
Send
Share
Send

A Rota dos Mil Kasbahs, que percorre a N10, deixa no lado esquerdo três vales espetaculares, nesta ordem: Vale das Rosas, Desfiladeiro de Dadés e Desfiladeiro de Todra. Os dois primeiros que já visitamos na etapa anterior de nossa excursão em Marrocos, e deixamos para o final o que é provavelmente o mais famoso e visitado dos três. visita ao desfiladeiro de Todra (Todgha)

Deixamos para trás a impressionante cobra de Dades para seguir em direção ao Cidade de Tinerhir, onde está localizado o desvio para o desfiladeiro de Todra, aquele canyon impressionante esculpido pelo rio Todra nas encostas do Alto Atlas. No entanto, a poderosa imagem da gigantesca rachadura na parede de rocha terá que esperar. O que nos é apresentado assim que tomamos a estrada secundária são alguns vistas magníficas de um exuberante palmeirale, no fundo, uma amálgama de casas de adobe da mesma cor das montanhas que eles deixam para trás (Ksar Affsalou).

Você encontrará vários pontos de vista na mesma estrada, com espaço para estacionar sem problemas e tirar todas as fotos que você deseja. Na primeira parte do percurso, um antes de iniciar a subida e outro em uma curva à esquerda que está na própria subida, é muito mais movimentado.

Uma vantagem deste vale sobre os outros é que a jornada para o seu clímax é quase 15 km, que muitas agências aproveitam para incluí-lo como uma das visitas nos passeios que partem de Marrakech em direção ao deserto de Merzouga. De carro, será um xixi até chegar ao início do desfiladeiro.

O rio Todrá desce com suas águas límpidas através deste estreito desfiladeiro, que tem cavado à vontade deixando crack incrível que em alguns pontos tem até 400 metros de profundidade. A água é tão pura que aqui você encontrará não apenas turistas e barracas típicas de cachecol, mas também verá como os locais se aproximam com suas garrafas para enchê-las para uso.

A visita ao desfiladeiro de Todra é simples: no final do pequena cidade de Tizgui (a cerca de 15 km do desvio), inicie este desfiladeiro sinuoso e lá você encontrará a primeira área para estacionar o carro. Mesmo se você acha que não pode continuar, a realidade é que o estrada atravessa esta seção do desfiladeiro e carros e caminhões vão e vêm sem problemas. Do outro lado dessas montanhas, a estrada se torna uma trilha e continua junto ao rio até as próximas aldeias.

Em nossa visita à tarde, estacionamos no primeiro estacionamento (ninguém nos pediu dinheiro) e continuamos caminhando um pouco dentro do desfiladeiro e surtamos com as enormes paredes que nos escoltavam, que se estendiam quase infinitamente até o céu. . Tiramos algumas fotos, embebemos nossos pés na água fria e nos viramos para o alojamento.

Na manhã seguinte, em vez de estacionar o carro, nós atravessamos a garganta até o final desta seção (que assumimos ser a mais impressionante em todo o vale). Eles serão como alguns 300 metros de uma fenda retorcida que separa as paredes da rocha, como se tivesse quebrado em um terremoto. Na verdade, era a força do rio Todra que erodia a paisagem há milhares de anos. A natureza é incrível!

Como você pode ver, nosso plano era ficar uma noite na cidade vizinha de Tizgui (que muitos alpinistas usam como base para escalar até 150 trilhas nessas paredes verticais) e descobrir mais Todra Gorge de manhã. Ficamos no hotel Les Jardin des Gorges, com um terraço super agradável no Ksar de Tizgui e ao fundo, o desfiladeiro de Todra. Se você tem a possibilidade de dormir uma noite aqui, não pense nisso. O momento do pôr-do-sol no terraço, quando as 3 ou 4 mesquitas que até então pareciam ocultas, começaram a chamar a oração, foi a melhor parte da viagem.

Se você chegar de carro, terá que estacioná-lo próximo ao rio e atravessá-lo por uma pequena ponte de pedestres, para chegar à cidade e passear um pouco até chegar à porta do alojamento. Mas definitivamente vale a pena!

Existe um plano alternativo para quem tem mais tempo (e pernas): trekking de uns 10 km Começa no final do desfiladeiro e sobe a ladeira de seu lado esquerdo, passando por caminhos usados ​​pelo gado pelos berberes locais. Damos o alarme às 7:30 da manhã, com a idéia de nos atirarmos na montanha, onde dois Curros Jimenez. Mas, em vez de carregar um trabuco, nos armaríamos com a câmera e o GPS do Maps.me para não nos perdermos. Mas o que você quer que lhe digamos ... ficamos preguiçosos e voltamos a dormir: S

Lemos que o percurso começa em algumas escadas à esquerda depois de passar o Hotel Yasmina. Suba um caminho íngreme até chegar à parte mais alta da montanha e de lá continue à esquerda, contornando o canyon (embora sem vistas diretas), até chegar à cidade de Tizgui pela parte traseira, de onde você pode ver o casas antigas de adobe e palha e um pequeno palmeiral. No total, são cerca de 9 a 10 km e 3-4 horas de tempo. Você pode seguir as instruções nesta rota do wikiloc.

Início da caminhada no desfiladeiro de Todra

Aqui deixamos um mapa com os pontos mais importantes para o visita ao desfiladeiro de Todra:

Você vê que o visita a Todra Gorge É uma das coisas essenciais a fazer em uma viagem pelo Marrocos. E é um excelente lugar para parar ao longo da estrada na Rota dos Mil Kasbahs: não perca.

Economize em sua viagem

Passagens aéreas Barato para Marrocos: bit.ly/2lLTv8O

Alojamento Barato em Marrocos: bit.ly/2p2aoNc

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades em espanhol no Marrocos: bit.ly/2l71f53

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2xGxOrc

Compare preços no aluguel de van: bit.ly/2IFbMeB

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Livros e guias de viagem: amzn.to/2lIrtLx

Todos os nossos artigos sobre Marrocos

Pin
Send
Share
Send